O Governo do Estado de São Paulo atendeu à solicitação feita pelo vereador de Franca e presidente do Parlamento Regional de Franca, Daniel Bassi, e confirmou a inclusão de Franca no programa SP nos Trilhos.
A informação foi confirmada nesta semana pelos gabinetes do secretário de Governo, Gilberto Kassab, braço direito do governador Tarcísio de Freitas, e do secretário de Parcerias Público-privadas, Rafael Benini.
O Programa SP nos Trilhos, criado pelo governador, é uma iniciativa ambiciosa e eficiente que visa modernizar a mobilidade no Estado de São Paulo.
Com um investimento estimado em R$ 194 bilhões, o programa tem como objetivo reduzir o tempo de viagem, melhorar a mobilidade e contribuir para a redução dos impactos ambientais.
“Trem bão”
A inclusão de Franca no programa será um grande ganho para a cidade e região. O Governo do Estado de São Paulo afirmou que Franca fará parte do “Eixo Norte”, que será dividido em três etapas.
“A primeira etapa será a construção do trecho São Paulo – Campinas, seguido do trecho Campinas – Ribeirão Preto e, por fim, o trecho Ribeirão Preto – Franca”, disse Bassi.
O parlamentar, que também é presidente da Câmara Municipal de Franca, disse que por se tratar de um investimento bilionário sua efetivação não será tão rápida mas acontecerá.
“Pode ser que quando isso aconteça eu nem esteja mais como vereador. Mas o importante é que plantamos essa sementinha e estou muito feliz em ver que a nossa solicitação foi atendida. Vamos trabalhar também junto ao secretário de Turismo, Roberto Lucena, para tentar agilizar, enfim, vamos buscar”, explicou o parlamentar francano.
O que é?
O projeto do governo estadual já está em andamento, com a parte inicial do trecho São Paulo – Campinas já qualificada e contratada como Parceria Público-Privada.
A execução do trajeto será em 64 minutos, além da promoção de dez mil empregos, beneficiando 11 municípios e mais de 15 milhões de pessoas na região.
O Programa SP nos Trilhos também visa facilitar a ligação entre importantes regiões do Estado.
“Muitos investimentos pelos quais trabalhamos pareciam utópicos, como o hospital público estadual, a pavimentação da Rodovia Rionegro e Solimões, a pavimentação da Estrada do CDP e a volta dos voos comerciais para Franca, mas gradativamente tudo foi se tornando realidade e tem tudo para que isso aconteça novamente com relação ao transporte ferroviário”, concluiu Daniel Bassi.
Foto: prefeito de Campinas, Dario Saad, governador Tarcísio de Freitas, Daniel Bassi e secretário de Turismo, Roberto de Lucena