Rica em nutrientes e com uma série de benefícios, a aveia é uma excelente opção para incluir na dieta para quem busca: melhorar a saúde cardiovascular, controle glicêmico e o equilíbrio do peso. Nesta matéria te conto como a aveia pode impactar positivamente esses aspectos e como incorporá-la de maneira eficaz em sua alimentação.
Benefícios para a saúde
A aveia se destaca devido ao seu alto teor de fibras, especialmente a beta-glucana. Essa fibra solúvel ajuda a retardar a digestão e a absorção dos carboidratos, resultando em uma liberação mais lenta de glicose na corrente sanguínea.
A beta-glucana também desempenha um papel crucial no controle de gorduras, reduzindo sua absorção. Isso pode ajudar na diminuição e controle dos níveis de colesterol, ou seja contribui para a saúde cardiovascular.
Outro benefício importante da aveia é sua capacidade de promover uma sensação de saciedade duradoura. Devido ao seus nutrientes, a aveia ajuda a manter a fome sob controle, esse efeito pode ser particularmente útil para quem está no processo de perda de peso ou buscando manter o peso saudável.
Como e qual consumir na dieta
Pode ser consumida de diversas formas, como mingau, em vitaminas, ou como ingrediente em receitas de bolos e panquecas (aqui temos uma receita maravilhosa de panqueca de banana). Como a aveia é versátil é possível adicionar em qualquer refeição do dia, como na fruta do café da manhã ou no iogurte do lanche da tarde.
No mercado encontramos a aveia em diversos formatos: flocos finos, flocos grossos, farinha de aveia e farelo de aveia. Todas as variedades são bem-vindas, mas é no farelo que temos a maior concentração da fibra beta-glucana.
Espero que você adicione a aveia em sua lista de compras, incorporá-la à sua dieta pode ser uma estratégia eficaz para atingir e manter seus objetivos de saúde e bem-estar. Para mais dicas e informações sobre nutrição, me siga em @nutricaovivianegarcia e fique por dentro de novidades e recomendações para uma vida saudável!