Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Oitavas de final da Copa do Brasil terá Corinthians e Palmeiras. Confira os confrontos

    2 de junho de 2025

    Sorteios da Libertadores e Sul-Americana: confira os confrontos e chaveamento

    2 de junho de 2025

    iFIT expande alcance global com lançamento do AI Coach em 19 países

    2 de junho de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Oitavas de final da Copa do Brasil terá Corinthians e Palmeiras. Confira os confrontos
    • Sorteios da Libertadores e Sul-Americana: confira os confrontos e chaveamento
    • iFIT expande alcance global com lançamento do AI Coach em 19 países
    • 12BET é escolhida para a lista final do prêmio EGR Marketing & Innovation Awards 2025
    • Mendel nomeia Laura Madriñán como diretora de viagens para acelerar o crescimento empresarial na América Latina
    • Mangueiras para alimentos devem atender normas rigorosas para garantir segurança
    • Programa da Amil dobra a taxa de superação do tabagismo
    • SOC se destaca na proteção digital diante do aumento dos ataques cibernéticos
    • Com Neymar Jr., Soldiers mira “furar bolha” da suplementação
    • TelevisaUnivision anuncia transição de liderança em vendas de publicidade nos EUA
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Licenciar marca no exterior amplia valor do negócio, diz CEO
    Notícias Corporativas

    Licenciar marca no exterior amplia valor do negócio, diz CEO

    DINOBy DINO11 de novembro de 2024
    Licenciar marca no exterior amplia valor do negócio, diz CEO
    Licenciar marca no exterior amplia valor do negócio, diz CEO

    Um artigo da Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) destacou que atribuir uma marca a um produto é uma maneira de valorizá-lo e diferenciá-lo no mercado. 

    No país, o registro da marca é realizado junto ao Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), com uma documentação que garante à empresa exclusividade sobre um nome e um logotipo no Brasil. Por isso, a entidade destaca que os exportadores registrem suas ofertas em outro país com significativo papel no comércio internacional.

    Dryelle Santana, CEO da escola de Negócios Internacionais Conexão Global de Empresários destaca que, de fato, muitos empresários brasileiros ainda se perguntam por que uma empresa deve considerar realizar o licenciamento/registro de marca fora do Brasil. “Expandir e licenciar sua marca fora do Brasil não é apenas uma questão de proteção jurídica: é a chave para multiplicar o valor do seu negócio”, afirma.

    A título de exemplo, ela chama a atenção para a ação empreendida pela Smiley, empresa de licenciamento de marcas com sede em Londres, Reino Unido: “A Smiley fez da transformação da identidade da marca um fenômeno global. A icônica ‘carinha feliz’ que todos conhecemos”, afirma.

    Santana destaca que, em 2021, a Smiley gerou R$ 1,8 bilhões em vendas através de acordos de licenciamento. Eles conseguiram isso ao estampar sua marca em produtos que vão desde roupas até batatas fritas, mostrando que o poder de uma marca bem licenciada não tem limites.

    “Mais do que uma tendência, o licenciamento é uma estratégia para acelerar o crescimento global de uma marca. Técnicas como o modelo ‘born global’ são essenciais para empresas que querem conquistar o mundo desde o primeiro dia”, articula.

    Santana observa que empresas como a Smiley nascem com uma visão internacional, registrando e licenciando suas marcas em diversos países desde o início, o que permite que elas entrem em novos mercados com rapidez e eficiência. “Ao adotar essa abordagem, sua marca não só se protege contra concorrentes, mas também abre portas para parcerias estratégicas que podem triplicar suas receitas em um piscar de olhos”.

    É nesse ponto que, na visão da CEO da Conexão Global de Empresários, uma escola de negócios internacionais pode guiar as empresas nesse processo.

    “Vale buscar o suporte de uma equipe que ofereça as ferramentas e o suporte necessários para transformar sua marca em um ativo global, criando um ecossistema de oportunidades que vá além das fronteiras brasileiras”, afirma. “Se você deseja explorar novas receitas, reduzir riscos e se posicionar como uma marca de impacto internacional, o momento de agir é agora”, afirma.

    Passo a passo para licenciamento de marca no exterior

    Segundo Santana, realizar o licenciamento de uma marca no exterior pode parecer complexo, mas com o suporte certo, o processo se torna muito mais acessível e eficaz. “Com o devido suporte, é possível navegar por todas as etapas com clareza e segurança, garantindo que sua marca esteja protegida e pronta para crescer internacionalmente”. 

    De acordo com Santana, o passo a passo inclui:

    1. Análise e planejamento estratégico – Tudo começa com a análise detalhada do negócio a fim de identificar os mercados internacionais mais promissores para a marca. “Esse é um passo crucial, já que cada país tem suas próprias regulamentações e oportunidades. Definimos uma estratégia de licenciamento personalizada para maximizar seu potencial de crescimento”, explica. 
    2. Pesquisa de viabilidade – “A pesquisa de viabilidade envolve entender profundamente as exigências regulatórias e as oportunidades reais em cada mercado. Muitas empresas cometem erros graves, perdendo milhões por tentarem fazer essa etapa sozinhas ou com advogados sem presença e experiência no exterior”, diz. 
    3. Registro de marca internacional – Ela explica que, após a pesquisa de viabilidade, é realizado o registro da marca nos países escolhidos. “Esse processo envolve a análise de viabilidade, a preparação da documentação necessária e o acompanhamento do processo junto aos órgãos internacionais de propriedade intelectual”, explica. 
    4. Estratégia de licenciamento e parcerias – “Com a marca registrada, entramos na fase de licenciamento propriamente dita. A equipe deve trabalhar para conectar a marca a parceiros internacionais, criando acordos de licenciamento que permitam que a marca cresça em novos mercados. Nesse ponto, surgem as oportunidades de multiplicação de receita”, diz.
    5. Gestão e monitoramento: “Não basta licenciar. É preciso monitorar o uso da sua marca para garantir que os parceiros estejam seguindo as diretrizes acordadas e que sua marca esteja protegida em todos os aspectos”, explica a CEO da escola de Negócios Internacionais Conexão Global de Empresários. 

    Ela ressalta que “o passo a passo é viável, mas, sem o suporte adequado, pode ser difícil evitar armadilhas e garantir que a marca esteja realmente protegida e preparada para crescer”.

    Processo serve para qualquer empresa

    Segundo Santana, empresas de diversos setores, como moda, beleza e alimentos, estão utilizando esse modelo para crescer de maneira acelerada e lucrativa. “E o melhor de tudo é que esse processo serve para qualquer empresa, independentemente do setor ou porte”, afirma. “O primeiro passo é sempre o registro da marca no país de origem. Uma vez registrada, o empresário deve buscar a proteção internacional nos países em que pretende expandir”, complementa. 

    Para concluir, Santana ressalta que o registro de marca tem validade de dez anos, o que significa que o empresário não precisa esperar ter um plano de expansão imediato. Assim que a marca estiver pronta, ela já deve ser registrada para garantir sua proteção, e, dentro desse prazo de 10 anos, é possível começar o plano de expansão com segurança.

    “Durante esse período, você estará livre para realizar transações envolvendo a marca, como licenciamento, franquia, e muitas outras opções”, explica. 

    Para mais informações, basta acessar: https://conexaoglobal.co/

    EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO RELAÇÕES COM INVESTIDORES SOCIEDADE STARTUPS

    Related Posts

    iFIT expande alcance global com lançamento do AI Coach em 19 países

    2 de junho de 2025

    12BET é escolhida para a lista final do prêmio EGR Marketing & Innovation Awards 2025

    2 de junho de 2025

    Mendel nomeia Laura Madriñán como diretora de viagens para acelerar o crescimento empresarial na América Latina

    2 de junho de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Oitavas de final da Copa do Brasil terá Corinthians e Palmeiras. Confira os confrontos
    • Sorteios da Libertadores e Sul-Americana: confira os confrontos e chaveamento
    • iFIT expande alcance global com lançamento do AI Coach em 19 países
    • 12BET é escolhida para a lista final do prêmio EGR Marketing & Innovation Awards 2025
    • Mendel nomeia Laura Madriñán como diretora de viagens para acelerar o crescimento empresarial na América Latina
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Região

    Pedregulho lidera produção de café em São Paulo e destaca força feminina no campo

    By Luis Ribeiro - Dedão no Fato

    O município de Pedregulho, localizado no nordeste paulista, se consolida como o maior produtor de…

    6º Pedágio de lixo eletrônico do ‘Allan Kardec’ será no dia 7 de junho

    30 de maio de 2025

    Documentário resgata história da Cachaça no interior paulista e destaca tradição da Fazenda Barra Grande

    29 de maio de 2025

    Justiça começa a julgar casal acusado pelo sumiço de 63 milhões em sacas de café no interior de SP

    28 de maio de 2025
    Arquivos
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.