Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Homem é executado a tiros em São José da Bela Vista; Polícia prende suspeitos em Capitólio (MG)

    12 de maio de 2025

    Café, cultura e desenvolvimento: “Rotas do Café da Alta Mogiana” é lançada e promete movimentar a economia regional

    12 de maio de 2025

    A Presidio Investors sente o prazer de anunciar a incorporação de Christian Schütte como seu mais novo parceiro operacional

    12 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Homem é executado a tiros em São José da Bela Vista; Polícia prende suspeitos em Capitólio (MG)
    • Café, cultura e desenvolvimento: “Rotas do Café da Alta Mogiana” é lançada e promete movimentar a economia regional
    • A Presidio Investors sente o prazer de anunciar a incorporação de Christian Schütte como seu mais novo parceiro operacional
    • Câmara avalia criação do Dia Municipal do Flashback
    • Veículos elétricos têm um impacto positivo na qualidade do ar
    • IBRI e Deloitte realizam pesquisa até 20 de maio de 2025
    • Sebrae-SP realiza 1º Fórum Cidade Empreendedora para a região de Franca
    • Homem é executado a tiros em São José da Bela Vista; Polícia investiga ligação com dívida de drogas
    • Belgo Arames completa 50 anos com foco no futuro
    • Mastopexia com prótese corrige flacidez e devolve volume
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Rádio FNT
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Esportes
    • Porça News
    • +Colunas
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Animais em Foco
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Investimentos publicitários no Brasil alcançam R$36,7 Bilhões em 2023
    Notícias Corporativas

    Investimentos publicitários no Brasil alcançam R$36,7 Bilhões em 2023

    DINOBy DINO17 de novembro de 2023
    Investimentos publicitários no Brasil alcançam R$36,7 Bilhões em 2023
    Investimentos publicitários no Brasil alcançam R$36,7 Bilhões em 2023

    Impulsionados pelo retorno de grandes eventos, os investimentos publicitários no Brasil atingiram a expressiva marca de R$ 36,7 bilhões em 2023, revela o estudo Cenp – Meios de Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp). Esse número representa um aumento notável de 10% nos gastos com mídia em comparação ao ano anterior, conforme apontado pela pesquisa Kantar Ibope Media.

    Na equipe de sucesso do cliente da Tupiniquim, agência de marketing digital, Roberto Taroco, explica como isso afeta diretamente a tomada de decisões. 

    “Observamos uma preferência maior por canais de mensagens diretas, como o WhatsApp, no atendimento ao cliente, afetando estratégias que envolvem atendimento automatizado. Outro ponto que poderíamos citar é a tendência na utilização de inteligência artificial em campanhas e estratégias de conteúdo”, afirma.

    Esse aumento é atribuído ao término das emergências sanitárias e ao retorno de eventos de grande porte, como o Carnaval de rua e a Black Friday, impulsionando positivamente o mercado publicitário. Ao analisar por setores, nota-se que as indústrias relacionadas ao deslocamento e a exposição foram os principais impulsionadores desse crescimento, beneficiadas pelo retorno das atividades presenciais.

    O cenário revela um mercado publicitário dinâmico e adaptável, pronto para se reinventar diante das mudanças no ambiente comercial e social. O segmento automotivo cresceu em média 52%, bebidas tiveram um crescimento de 42%, e beleza 34%, se destacando significativamente.

    Além disso, o estudo destaca que o formato de vídeo absorveu mais da metade do orçamento destinado à mídia. Durante o período examinado pela Kantar Ibope Media, 55% dos recursos foram alocados para esse formato, abrangendo cinemas, canais digitais e TV aberta/paga.

    Essa constatação não apenas revela as preferências dos espectadores em relação aos canais tradicionais, mas também indica uma notável expansão de outros formatos. Atualmente, embora a TV ainda receba a maioria do tempo dedicado à mídia, ela não exerce mais um domínio absoluto sobre a rotina do público brasileiro.

    Impactos na publicidade e comportamento do consumidor

    O cenário atual do marketing digital reflete uma mudança significativa no comportamento do consumidor. À medida que as pessoas se tornam mais familiarizadas e adeptas a aplicativos, compras online e redes sociais, também se tornam mais resistentes às mensagens publicitárias em diversos canais, como anúncios, posts e e-mails.

    A pesquisa “Digital AdSpend 2023 H1”, conduzida pelo IAB Brasil em colaboração com a Kantar Ibope Media, ofereceu uma análise abrangente dos investimentos primários em publicidade online no Brasil, durante o primeiro semestre do ano.

    Entre janeiro e junho de 2023, foi observado um notável crescimento de 11% nos gastos com publicidade digital em comparação ao mesmo período do ano anterior, totalizando um movimento de R$ 16,4 bilhões no mercado brasileiro. 

    Esse crescimento destaca a contínua relevância e vigor do setor de publicidade digital no cenário nacional. Isso se reflete diariamente nas agências de publicidade, principalmente nos canais de vídeo e áudio.“Incentivamos clientes a criar vídeos para campanhas; o público prefere esse formato. Apoiamos com roteiro, estratégia e ideias”, afirma Roberto, da equipe de Sucesso do Cliente da Tupiniquim.

    No contexto atual, a transformação digital não é apenas uma opção, mas uma necessidade urgente para as empresas brasileiras. É notável que quase metade delas já esteja em pleno processo de implementação de estratégias voltadas para essa conversão.

    Esse movimento estratégico tem como principal objetivo adaptar os negócios a uma nova realidade, na qual o cliente desempenha um papel ainda mais central. É importante ressaltar que esse novo paradigma não implica em um afastamento da tecnologia, mas sim em uma convivência harmoniosa entre o digital e o presencial.

    Uma pesquisa recente da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza que a tecnologia mantém uma influência notável no cotidiano das pessoas, mesmo em meio à retomada das experiências físicas. Isso evidencia a integração efetiva entre esses dois universos, demonstrando que um não exclui o outro, mas sim se complementam.

    Expectativas para o investimento em mídia digital no  fim de 2023

    Apesar da queda nos investimentos nos primeiros seis meses de 2023, é possível notar um cenário mais promissor para o segundo semestre do ano. De acordo com o instituto IAB Brasil, datas comerciais relevantes para o varejo devem impulsionar os negócios nos últimos meses do ano.

    Um sinal dessa recuperação é a constatação de que o segundo trimestre do ano apresentou um desempenho superior em comparação com o primeiro. Os meses de abril, maio e junho registraram um aumento de 3% nas compras de mídia em relação aos primeiros três meses do ano.

    A previsão de manutenção ou aumento do investimento em publicidade digital para o próximo ano sublinha a continuação da relevância deste meio. Portanto, para os empreendedores, esta análise oferece orientação para decisões estratégicas, destacando a importância de adotar uma abordagem mais digital e explorar os canais e formatos preferidos pelo público para alcançar o crescimento e o sucesso nos negócios.

    Economia INDÚSTRIAS MARKETING MÍDIA RELAÇÕES COM INVESTIDORES

    Related Posts

    A Presidio Investors sente o prazer de anunciar a incorporação de Christian Schütte como seu mais novo parceiro operacional

    12 de maio de 2025

    Veículos elétricos têm um impacto positivo na qualidade do ar

    12 de maio de 2025

    IBRI e Deloitte realizam pesquisa até 20 de maio de 2025

    12 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Homem é executado a tiros em São José da Bela Vista; Polícia prende suspeitos em Capitólio (MG)
    • Café, cultura e desenvolvimento: “Rotas do Café da Alta Mogiana” é lançada e promete movimentar a economia regional
    • A Presidio Investors sente o prazer de anunciar a incorporação de Christian Schütte como seu mais novo parceiro operacional
    • Câmara avalia criação do Dia Municipal do Flashback
    • Veículos elétricos têm um impacto positivo na qualidade do ar
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Destaques

    Alta Mogiana inicia colheita de café com preços firmes, mas produtividade menor

    By Repórter no Fato

    Produtores enfrentam impacto da seca e preveem quebra de safra em boa parte da região;…

    Exportações brasileiras crescem e Ribeirão Preto se destaca como polo estratégico

    7 de maio de 2025

    Mãe e filha constroem juntas uma trajetória de décadas na Sabesp

    7 de maio de 2025

    ‘Allan Kardec’ realiza Bazar do Dia das Mães com produtos a partir de R$ 5

    6 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.