Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Intelsat e Cubic³ concluem teste de conectividade de satélite para veículos, impulsionando a visão de conectividade onipresente

    14 de maio de 2025

    Ohana Development lança o projeto “Jacob & Co. Beachfront Living by Ohana”, um monumento de sofisticação à beira-mar nos Emirados Árabes Unidos

    13 de maio de 2025

    Halle Bailey denuncia agressão física por DDG e consegue medida restritiva

    13 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Intelsat e Cubic³ concluem teste de conectividade de satélite para veículos, impulsionando a visão de conectividade onipresente
    • Ohana Development lança o projeto “Jacob & Co. Beachfront Living by Ohana”, um monumento de sofisticação à beira-mar nos Emirados Árabes Unidos
    • Halle Bailey denuncia agressão física por DDG e consegue medida restritiva
    • Vereadores, munícipes e gestores debateram sobre nova licitação e melhorias no transporte 
    • Lions Clube de Franca une preservação ambiental e combate à fome com coleta de óleo usado 
    • Com a 1GLOBAL, o N26 se torna o primeiro banco digital da Alemanha a oferecer planos de celular com eSIM
    • Câmara institui o Dia Municipal do Flashback em Franca
    • Frente Parlamentar da Agropecuária é criada em Franca
    • DIG e DETRAN lacram dois desmanches com irregularidades em Franca
    • GPs reavaliam táticas operacionais diante do aumento da complexidade dos SPVs
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Rádio FNT
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Esportes
    • Porça News
    • +Colunas
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Animais em Foco
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Marketing verde pode promover benefícios em empresas
    Notícias Corporativas

    Marketing verde pode promover benefícios em empresas

    DINOBy DINO15 de setembro de 2023
    Marketing verde pode promover benefícios em empresas
    Marketing verde pode promover benefícios em empresas

    O Marketing Verde, também conhecido como Marketing Ecológico ou Marketing Ambiental, se refere a estratégias e práticas adotadas por empresas que têm como objetivo promover produtos, serviços ou iniciativas que são ecologicamente corretos ou que possuem algum benefício ambiental. 

    Para uma empresa estar alinhada com o Marketing Verde, é essencial que ela siga princípios que a tornem ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente aceita. Adicionalmente, é fundamental que as organizações incorporem práticas como os 3 Rs, que são: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. E não menos importante, os 4 Ss que representam Segurança, Sustentabilidade, Satisfação do Consumidor e Aceitação Social.

    Apesar de não ser um conceito novo, ele emerge como uma resposta à crescente demanda dos consumidores por práticas sustentáveis e responsáveis. É isso o que aponta a pesquisa Retratos da Sociedade: Hábitos Sustentáveis e Consumo Consciente, realizada pela Confederação Nacional das Indústrias em 2022. 50% dos consumidores entrevistados estavam preocupados com os efeitos da produção no meio ambiente. Em 2019, esse percentual era de 38%.

    Por conta dessa demanda, o Marketing Verde está se tornando fundamental no mundo empresarial. Segundo a pesquisa Sustentabilidade & Liderança Industrial, também realizada pela CNI, 34% das empresas participantes possuíam um departamento para lidar com assuntos de sustentabilidade em outubro de 2021. Um ano depois, esse percentual subiu para 59%. Um aumento de 25% nesse período. Nesse contexto, as marcas podem desenvolver embalagens sustentáveis, criar produtos que reduzem a pegada de carbono ou utilizar métodos ecológicos durante a distribuição. 

    O  marketing verde faz parte de um movimento social ao encontro de práticas comerciais mais éticas e sustentáveis, diante da aceleração nas mudanças climáticas. Segundo dados da edição de 2022 da pesquisa Tendências de Consumo Online com Impacto Positivo, elaborada pelo Mercado Livre, mais de 7,3 milhões de produtos que contribuem para o desenvolvimento sustentável foram comprados na plataforma. Um número duas vezes maior que na edição de 2021. Essas mercadorias foram adquiridas por 4,3 milhões de usuários. Um crescimento de 29% em relação à pesquisa do ano anterior. A plataforma abriga mais de 63 mil empreendimentos e marcas comercializando esses produtos.

    Segundo a mesma pesquisa, o aquecimento global, a contaminação da água, desmatamento, a falta d’água, a perda de biodiversidade e os resíduos plásticos estão entre as principais preocupações ambientais desses compradores.

    O marketing verde pode trazer diversos benefícios para as organizações. Ele permite que as empresas se diferenciem de seus concorrentes, ganhem credibilidade e agreguem valor à sua marca. 

    Philip Kotler, um dos principais gurus do universo mercadológico, em seu livro “Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano”, ressalta a importância das empresas baseadas em valores que adotam maior consciência ambiental. Entre os benefícios que o autor cita estão a redução de custos, a melhor reputação e a maior motivação dos empregados. 

    Além dessas vantagens, pode haver o aumento na fidelidade dos consumidores. Conforme o Relatório ESG e Sustentabilidade 2022, realizado pela Opinion Box, 75% das pessoas afirmaram que têm mais chances de conquistá-las como clientes. Ainda de acordo com o relatório, 52% dos entrevistados disseram que não compram produtos de empresas que agridem o meio ambiente.

    Embalagens ecológicas

    Por conta da situação global do meio ambiente, muitas instituições têm projetos de conscientização, fabricando produtos com matérias primas cem por cento naturais. Um exemplo disso, são as organizações que desenvolvem caixas e outros tipos de embalagens personalizadas feitas com materiais reciclados.

    Apenas no Brasil o número de compradores de produtos com impacto positivo cresceu 32% em 2022 como aponta a pesquisa Tendências de Consumo Online com Impacto Positivo. Esta crescente preferência dos consumidores por produtos que sejam sustentáveis, faz do Marketing Verde uma estratégia fundamental para o futuro de qualquer empresa.

    ATACADO E VAREJO E-COMMERCE EMPREENDEDORISMO INDÚSTRIAS MARKETING

    Related Posts

    Intelsat e Cubic³ concluem teste de conectividade de satélite para veículos, impulsionando a visão de conectividade onipresente

    14 de maio de 2025

    Ohana Development lança o projeto “Jacob & Co. Beachfront Living by Ohana”, um monumento de sofisticação à beira-mar nos Emirados Árabes Unidos

    13 de maio de 2025

    Com a 1GLOBAL, o N26 se torna o primeiro banco digital da Alemanha a oferecer planos de celular com eSIM

    13 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Intelsat e Cubic³ concluem teste de conectividade de satélite para veículos, impulsionando a visão de conectividade onipresente
    • Ohana Development lança o projeto “Jacob & Co. Beachfront Living by Ohana”, um monumento de sofisticação à beira-mar nos Emirados Árabes Unidos
    • Halle Bailey denuncia agressão física por DDG e consegue medida restritiva
    • Vereadores, munícipes e gestores debateram sobre nova licitação e melhorias no transporte 
    • Lions Clube de Franca une preservação ambiental e combate à fome com coleta de óleo usado 
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Local

    APAE Franca promove 13º Leilão “Um Lance de Amor” para ampliar atendimento a pessoas com autismo

    By Reporter no Fato

    A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Franca realiza no dia 24 de…

    Ribeirão Preto além dos canaviais: versatilidade econômica impulsiona futuro da “Capital do Agro”

    13 de maio de 2025

    Alta Mogiana inicia colheita de café com preços firmes, mas produtividade menor

    9 de maio de 2025

    Exportações brasileiras crescem e Ribeirão Preto se destaca como polo estratégico

    7 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.