Tido como um dos melhores árbitros de Franca, Edilson Justino Nogueira, pagou caro ao se defender de uma tentativa de agressão de um treinador de um dos times no jogo que ele apitava, no City Petrópolis, no dia 29 de Julho. Ele acabou suspenso por cinco meses. A punição imposta pela Liga Francana de Futebol de Chácara gerou revolta no meio esportivo francano, a ponto de a UIAF (União Independente dos árbitros de Franca), presidida pelo próprio Edilson e que congrega a nata da arbitragem em Franca, romper com a LFFC, até que a decisão seja revista.
O caso que originou a punição a Edilson ocorreu no jogo de quartas-de-final da Super Taça de Futebol de Chácara, entre os times É O Trem e Briza Boa, no City Petrópolis, na tarde do último sábado de Julho.
Edilson apitava a partida. Em dado momento, provavelmente irritado com uma marcação do juiz, um dos treinadores do É o Trem partiu na direção do árbitro tentando agredi-lo. Ao perceber a tentativa de agressão, Edilson deu um soco na direção do treinador, atingindo-o levemente.
O caso foi a julgamento dias depois na sede da LFFC, e resultou na suspensão de Edilson. Já o treinador envolvido terá de pagar 5 cestas básicas e poderá voltar a atuar. Ele só não retornou de imediato porque o É o Trem foi desclassificado pelo Briza Boa, no campeonato organizado por Lucão e Marelo.
Em Nota de Esclarecimento, a UIAF informa que não atenderá aos campeonatos da Liga Francana, decidiu parar de apitar o campeonato Super Taça por tempo indeterminado, ou até que a decisão da LFFC seja por ela própria alterada com a absolvição do árbitro citado, e que a UIAF repudia qualquer ato de violência, seja ela verbal ou por vias de fato, como ocorreu no City Petrópolis.
Outro lado
Por sua vez, também em comunicado nas redes sociais, a LFFC afirma que jamais irá tolerar e aceitar qualquer tipo de agressão de ambas as partes, e que jamais irá ceder a chantagem. “Fomos pegos de surpresa com o comportamento autoritário do assim presidente da arbitragem (Edilson)”, diz a nota, acrescentando que, para este fim de semana, outros árbitros foram contratados, e que na próxima semana tudo deverá estar normalizado.
“Fizemos o possível para não parar as rodadas em respeito aos times e seus atletas que não tem nada a ver com o ato isolado de uma só pessoa!”, conclui a nota.
UIAF
A União Independente dos Árbitros de Franca reúne o que tem de melhor em arbitragem de futebol em Franca. Presidida por Edilson Justino, a UIAF tem no seu quadro de árbitros conceituados e respeitados profissionais, casos de Charlim, Fabim, Silvinho, Roberto, Marcelo Ribeiro, Valmir, Marcelo, Diego Dedim, dentre outros, sempre requisitados nos mais diversos campeonatos de Franca e região.
O rompimento com a LFCF, mesmo que momentâneo, poderá causar impacto negativo na sequência do campeonato Super Taça, em que pese os novos árbitros contratados para a rodada deste final de semana. Mas isto, só o tempo dirá.
OUÇA A ENTREVISTA DE EDILSON AO “PROGRAMA DO DEDÃO” NA RÁDIO FNT:
SEMIFINAL:
Os jogos de ida da semifinal da Super Taça marcam para este sábado, 12, às 14h10, Briza Booa x CP Original; e às 15h20, Ratata-tá Original x Boston FC.
VEJA OS COMUNICADOS DA UIAF E DA LFFC
UIAF
A U.I.AF, UNIÃO INDEPENDENTE DOS ÁRBITROS DE FRANCA vem por meio desta informar a todos que à partir da presente data não atenderemos os campeonatos que são organizados pela LIGA FRANCANA DE FUTEBOL DE CHÁCARA pelo respectivo motivo: na partida de ida pelas quartas de finais da Super Taça que é realizada pelo Lucão e pelo Marelo, entre É O TREM X BRIZA BOA, o nosso árbitro Edilson Justino Nogueira que também é Presidente da U.I.A.F se defendeu de uma possível agressão de um dos treinadores do É O TREM e por conta disso ficou impedido de apitar por 150 dias, isso decidido pela LIGA FRANCANA DE FUTEBOL DE CHACÁRA.
A U.I.A.F não concordando com essa decisão, decidiu então parar por tempo indeterminado ou até que a decisão da L.F.F.C seja por ela própria alterada com a absolvição do árbitro citado.
Reiteramos que a U.I.A.F repudia qualquer ato de violência, seja ela verbal ou por vias de fato. No entanto, entendemos que diante de tantas situações primitivas que andam acontecendo em Franca pôr à maioria das equipes tentarem conquistar vitórias a qualquer preço chegando a agressões a árbitros, e claro, entendendo que em algum momento esse tipo de autodefesa aconteceria, delegamos a todos o desejo da absolvição da pena imposta pelos organizadores de campeonato juntamente com a LIGA FRANCANA DE FUTEBOL DE CHACÁRA.
Sem mais, agradecemos a atenção!
LFFC
Liga Francana de futebol de Chácara.
Em relação ao ocorrido sobre a punição ao presidente da arbitragem o senhor Edilson, informamos que a liga jamais irá tolerar e aceitar qualquer tipo de agressão de ambas as partes.
E ceder a chantagem JAMAIS!
Fomos pegos de surpresa com o comportamento autoritário do assim presidente da arbitragem.
Durante o dia de hoje conseguimos organizar árbitros para apitar esse fim de semana, portanto pedimos a colaboração e compreensão das equipes, semana que vem, tudo será normalizado.
Fizemos o possível para não parar as rodadas em respeito aos times e seus atletas que não tem nada a ver com o ato isolado de uma só pessoa!
L. F. F. C