A unidade do Bom Prato em Franca fecha as portas devido ao decreto de lockdown que teve início nesta quinta, 27 de maio. O ativista, professor e mobilizador social francano Leontter Reche enviou com exclusividade a coluna Cairo Still um vídeo contendo seu desabafo a respeito de muitas questões que não foram analisadas pelo governo municipal antes da decisão de suspender as atividades do local.
Leontter ressaltou o desperdício da refeição que seria servida no jantar, entregue em marmitex a partir das 17:00 horas, mesmo horário em que foi colocado em prática o decreto de fechamento. São distribuídas em torno de 1.800 marmitas diárias na unidade em sua maioria por pessoas carentes e moradores de rua. Também foi levantado a informação de que na cidade de Franca não existe dados concretos sobre a fome, já que não existe nenhuma pesquisa local a respeito, porém se sabe que há muitas pessoas desprovidas de emprego ou um lar em que possam viver dignamente, sendo estás refeições o meio de sobrevivência das mais desprovidas.
Ainda no desabafo Leontter aponta que fechar a unidade do Bom Prato não é um ato de políticas públicas voltado ao povo, principalmente os mais vulneráveis socialmente. Apesar de entender a necessidade deste distanciamento social intensivo não se pode deixar parte da população que necessita desse alimento desassistidos.
ATUALIZAÇÃO
A prefeitura informou hoje sexta 28 de maio que os moradores de rua e demais vulneráveis podem ser atendidos normalmente no centro de dignidade.
Leontter já esteve no Programa Representa Franca comigo na TV, onde pode deixar sua opinião a respeito de muitos outros temas como diversidade LGBTQIA+, economia, educação e saúde.
Assista ao vídeo do desabafo abaixo:
Assista a baixo outro momento de destaque do ativista expondo seus posicionamentos, em entrevista para o Programa Representa Franca na TV, foi ao ar pela Nova, canal 26 da NET e CLARO em Franca, Ribeirão e região:
Você encontra Leontter Reche no Facebook clicando AQUI