Reconhecer os sinais de alerta que nosso corpo apresenta pode ser crucial para identificar precocemente problemas de saúde
A partir de agora, você terá acesso semanal aqui, no Portal FNT, à esta coluna ‘Viva Saudável’. Como nutricionista, meu papel será guiar você rumo ao melhor da Nutrição e Saúde! Vamos explorar juntos como uma alimentação equilibrada pode transformar sua qualidade de vida. E para iniciar vou te contar alguns sinais de alerta: que muitas vezes passam despercebidos, mas que merecem nossa atenção e ação imediata.
Sinais que nosso corpo apresenta
Dores de cabeça frequentes e diárias, em muitos casos estão ligadas à alimentação e à ingestão de água. A desidratação leve pode desencadear dores de cabeça tensionais, enquanto o consumo excessivo de certos alimentos, pode desencadear enxaquecas em pessoas sensíveis. Além disso, pular refeições pode ser um motivo bem comum na causa de dores de cabeça.
Outro sinal clássico: cansaço! Frequentemente está ligado à má alimentação, uma vez que os alimentos que consumimos, desempenham um papel crucial na nossa energia diária. Uma dieta rica em alimentos processados, açúcares refinados e gorduras saturadas contribui para este sintoma. Além disso, a falta de nutrientes essenciais, como vitaminas do complexo B e ferro, podem ter relação com a fadiga persistente.
A vontade excessiva por doce também é um sinal que está relacionado a desequilíbrios na alimentação. Essa ânsia pode ser uma resposta do corpo a picos de glicose no sangue seguidos de quedas abruptas, induzidos por uma dieta rica em açúcares simples e carboidratos refinados. Esses alimentos não apenas contribuem para flutuações de energia, mas também podem desencadear vontade por mais doces.
As alterações intestinais frequentemente têm uma relação estreita com a alimentação. Uma dieta pobre em fibras, pode resultar em constipação, enquanto o consumo excessivo de alimentos processados e gordurosos pode causar desconforto abdominal e até mesmo irritar o revestimento do intestino. Adotar uma dieta balanceada e variada, contribui para a saúde intestinal e reduzir a incidência de problemas digestivos.
Com quais sinais você se identifica?
Muitas vezes, dor de cabeça persistente, cansaço excessivo, vontade constante por doces e alterações intestinais podem estar intimamente ligados à nossa alimentação e estilo de vida. Diante dessas
reflexões, convido você a se questionar: com quais desses sinais você se identifica? Reconhecer esses sintomas pode ser o primeiro passo para avaliar sua saúde e considerar ajustes na sua alimentação e estilo de vida que possam trazer benefícios significativos ao seu bem-estar geral.
Para mais conteúdo, acompanhe meu Instagram @nutricaovivianegarcia e fique à vontade para enviar suas dúvidas ou sugestões sobre o que gostaria de ver por aqui para contatovivianegarcia@outlook.com. Estou aqui para ajudar você a alcançar seus objetivos de saúde de maneira sustentável e eficaz.