A 7ª edição do Torneio Internacional de Basquete em Franca começou nesta segunda-feira, 10, com partidas disputadíssimas. Os jovens das categorias de base do basquete nacional mostraram que não estão para brincadeira. Em partidas disputas com qualidade técnica e disciplina, as equipes das categorias sub-12 e sub-14, fizeram bonito no primeiro dia do torneio. Representantes de Franca, Santo André, São Paulo, Mauá, Campinas, Sorocaba, Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte, São Gotardo (MG) e Curitiba (PR), se reuniram para realizar a abertura.
No início foram anunciadas as novidades da competição que agora contará com as estatísticas, onde todos poderão saber quem deu mais assistência ou dominou o garrafão com rebotes. A mudança é válida para demonstrar que o Torneio Internacional de Basquete de Franca está consolidado como o principal torneio de basquete de base do Estado de São Paulo.
Ginásio Chuí Chuá
O Ginásio Chuí Chuá foi palco das partidas iniciais da categoria sub-12. Os jogos começaram às 10h30, quando a equipe da Instituto ASPA de Franca entrou em quadra contra o Girafinhas Mauá, vencendo a partida em 54 a 40.
Já às 12h15, foi a vez do time de Bauru enfrentar o time Aspa 2 e fechar a partida em 70 a 24, para o time paulista. O terceiro jogo foi entre duas equipes francanas, o Sesi Franca e o XD Basketball, muito disputadas a partida foi encerrada em 58 para o Sesi contra 44 do XD. Fechando as partidas, a equipe de casa do Chuí Esportes foi superada pelo Minas Tênis Clube, com um placar de 102 a 8, para os mineiros.
Ginásio Pedrocão
O templo do basquete também recebeu jogos do Torneio Internacional. A primeira disputa não poderia ser diferente, duas equipes de base francanas se enfrentaram em um jogo disputado por Chuí Esportes e os estreantes do torneio FEAC Franca, o resultado foi a favor dos novatos, o time do FEAC Franca venceu por um placar de 73 a 54. Em seguida, quem entrou em quadra foi a equipe do Girafinhas Mauá que foi derrotado pela equipe do Sesi Franca pelo placar de 82 a 35.
A terceira partida do dia, no Pedrocão foi entre o Bauru e a equipe do Basquetball Hípica, que foi vencida pelos paulistas do Bauru Basket por 67 a 48, em um jogo disputado e competitivo. Quem fechou as disputas do dia foram o Minas Tênis Clube e o Chuí Esportes, que realizaram uma partida, que demonstrou que a base do basquete nacional vem forte, em um placar a favor dos mineiros em 59 a 29.
O torneio também terá disputa no Ginásio Sesi Franca, que começa na próxima quarta-feira, 12. A entrada de todas as partidas é gratuita e os resultados podem ser acompanhados pelas redes sociais oficiais da competição. Essa é a 7ª edição do Torneio organizado pela escola Chuí Esporte. Além, da competição das categorias de base, os francanos ainda poderão acompanhar o 48 horas de basquete, que terá disputas de times amadores e o Torneio da madrugada.
Programação 11/07
Para o segundo dia da competição a programação está abaixo:
Ginásio Pedrocão
13h30_ Sub-14_ FEAC Franca x Bauru
15h00_ Sub-14_ Chuí Esportes x Sesi
16h30_ Sub-12_ ASPA 1 x ASPA 2
18h00_ Sub 12_ Mauá x Bauru
19h30_ Sub 14_ Mauá x FEAC Franca
Ginásio Chuí Chuá
14h00_ Sub 14_ Minas Tênis Clube x Hípica
15h45_Sub 12_ Minas Tênis Clube x XD Basquete
17h30_ Sub 12_ Chuí Esportes x Sesi
19h30_ Sub 14_ Sesi x Minas Tênis Clube