O Partido Comunista Brasileiro realizará o lançamento da pré-campanha para presidência da república e senado federal, nesta quarta-feira (22), às 19h30, no IPRA (Instituto Práxis de Educação e Cultura), localizado à rua Diogo Feijó, nº 1956, bairro Estação, na cidade de Franca.
O chamado “Giro Legislativo da Caravana do Poder Popular” o ocorrerá em dois eventos abertos, à noite no Práxis, e outro às 17h na Unesp, ambos abertos à população.
A candidata à presidência é Sofia Manzano, Doutora em História Econômica pela USP e militante do PCB desde os 17 anos. Professora universitária, Sofia tem longa trajetória nas lutas da juventude e do movimento sindical, participou ativamente na reconstrução revolucionária do PCB e no movimento sindical. Formada em Ciências Econômicas pela PUC – SP, tem mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp e doutorado em História Econômica pela USP. Foi candidata à vice-presidente da república, em 2014, na chapa com Mauro Iasi.
O candidato ao senado federal é Tito Flávio Bellini, que reside em Franca há 27 anos. Mestre e Doutor em História pela Unesp-Franca, com pesquisas sobre movimento operário, sindical e produção industrial calçadista. Tito ingressou na militância aos 19 anos no Movimento Estudantil, leciona História da América na Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, desde 2010. Em sua longa trajetória de luta, foi idealizador e um dos fundadores do Instituto Práxis de Educação e Cultura – IPRA em 2005 e do Cursinho Popular Caio Prado Júnior em 2009. Foi também coordenador do Ponto de Cultura “Pedra no Sapato” e do projeto “Memórias da Resistência”. Em 2008 foi candidato a prefeito de Franca, e em 2020, a vice-prefeito. É membro do Comitê Regional de São Paulo do PCB, e da direção do comitê de Franca e Região da Corrente Sindical Unidade Classista.