A Associação do Comércio e Indústria de Franca realizou um levantamento junto à Rais (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério da Economia, e traçou o cenário da mulher no mercado de trabalho e no segmento empresarial, na cidade de Franca. Foi possível constatar que existem 29.390 empresas na cidade de Franca, sendo que 13.701 delas foram abertas por mulheres.
A 2ª vice-presidente da ACIF, Lívia Gomes, informou que o levantamento histórico foi realizado pelo instituto de economia da ACIF (IE-ACIF) com a finalidade de marcar as comemorações do dia internacional da mulher. Segundo ela, a participação da mulher no mercado formal cresceu 81 % desde 2002, passando a representar 48% da força de trabalho na cidade de Franca. O estudo também identificou que mais de 46% do número de empresas abertas em nossa cidade são geridas por mulheres, e que o número de trabalhadoras empregadas com curso superior triplicou, passando de 2952 para 9008 mulheres que investiram na sua qualificação profissional nas últimas duas décadas, representando um crescimento de 205%. De acordo com os dados, as áreas de ciências e artes foram as que mais geraram ofertas de empregos para o nível superior nesse período.
Os setores de moda, vestuário e beleza foram os que mais cresceram no empreendedorismo feminino, mas observa-se que os campos de tecnologia e ciência vêm crescendo de forma promissora entre o gênero feminino.
Lívia ressalta que a ACIF apoia o fortalecimento do empreendedorismo feminino através do Conselho da Mulher Empreendedora (CME-ACIF), um núcleo de desenvolvimento aberto à participação de todas as empreendedoras francanas com a finalidade de engajá-las e prepará-las para o mercado.
Quem tiver interesse em conhecer o Conselho da Mulher Empreendedora basta entrar em contato pelo telefone (16) 3711 1715.