Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Curso internacional impulsiona carreiras no mercado de luxo

    17 de junho de 2025

    Relatório de Sustentabilidade Texneo foca em malha reciclada

    17 de junho de 2025

    Conflitos no Oriente Médio expõem vulnerabilidades globais e acendem alerta para empresas brasileiras sobre sucessão e blindagem patrimonial

    17 de junho de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Curso internacional impulsiona carreiras no mercado de luxo
    • Relatório de Sustentabilidade Texneo foca em malha reciclada
    • Conflitos no Oriente Médio expõem vulnerabilidades globais e acendem alerta para empresas brasileiras sobre sucessão e blindagem patrimonial
    • Empresas reforçam ética com canais de denúncias
    • Empresários narram suas jornadas empreendedoras no evento ATOM For Business
    • Novo residencial transforma antigo terreno do Extra na Barra
    • Hotel realiza jantar romântico em Angra dos Reis
    • Novas regras transformam o mercado de recebíveis no Brasil
    • Conselho consultivo é aliado na mitigação de riscos
    • Estética do olhar adota abordagens para resultados naturais
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • De Quebrada
    • Intelecto Saber
    • +Colunas
      • Sociedade Organizada
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Foco: IA e comunicação impulsionam estratégias das PMEs
    Notícias Corporativas

    Foco: IA e comunicação impulsionam estratégias das PMEs

    DINOBy DINO17 de junho de 2025
    Foco: IA e comunicação impulsionam estratégias das PMEs
    Foco: IA e comunicação impulsionam estratégias das PMEs

    O avanço da inteligência artificial (IA) nas pequenas e médias empresas brasileiras é um fenômeno em expansão. Levantamento recente do HostGator mostra que 61% das PMEs já utilizam ferramentas de IA em suas operações, sendo que 46% aplicam-nas com frequência. Outras 26% planejam adotar a tecnologia. Diante desse cenário, a Foco Consultoria Estratégica, agência de comunicação e marketing com sede em Pernambuco, desenvolveu a metodologia B2B FocoDataAI, voltada para o marketing de conteúdo de pequenas e médias empresas em processo de crescimento no mercado e da formalização da comunicação institucional.

    A proposta da Foco é integrar análise de dados, inteligência artificial e técnicas de jornalismo e marketing para gerar resultados concretos em comunicação institucional. O método FocoDataAI estrutura-se em quatro pilares: data insight, que realiza a coleta e análise de indicadores digitais; narrativa parametrizada, que aplica os princípios do jornalismo na interpretação dos dados para gerar conteúdos relevantes; IA aplicada, com uso de tecnologias generativas em produção de conteúdo e automação; e mensuração de reputação, que avalia a percepção interna e externa por meio de métricas de engajamento e sentimento.

    Para Juliana Sampaio, jornalista especializada em marketing de conteúdo e branding e co-fundadora da Foco, as “ferramentas de IA permitem que a análise de dados seja tão precisa quanto o jornalismo exige, garantindo conteúdo relevante e fundamentado”.

    De acordo com pesquisa da Microsoft, 75% dos tomadores de decisão em PMEs afirmam que a IA acelera processos internos. Outros 73% indicam que há planos contínuos de investimento na tecnologia, e 61% possuem metas específicas ligadas ao seu uso. “A combinação de dados, automatização inteligente e narrativa autoral transforma ações pontuais de marketing em um processo orgânico de construção institucional”, avalia Felipe Amorim, jornalista especializado em inteligência artificial e co-fundador da Foco. 

    A Foco vem investindo na transformação de ações tradicionais de marketing em estratégias de posicionamento institucional. Em vez de atuar apenas no funil de vendas, o método busca posicionar as empresas como agentes de autoridade em seus segmentos, através da comunicação orgânica. 

    O publicitário Andrey Lucas, especialista em storytelling visual e colaborador da equipe da Foco, observa que unir storytelling visual, estratégia de marca e análise de padrões via IA faz a comunicação transcender o marketing publicitário, consolidando a reputação das empresas. “Com uma presença digital planejada, baseada em conteúdo técnico e narrativas bem construídas, a comunicação deixa de ser pontual e passa a ser estratégica”, diz. “Ferramentas como chatbots, textos institucionais, análise de comportamento de audiência e design de marca são integradas ao modelo, com resultados mensuráveis”, complementa Felipe Amorim.

    A principal característica do FocoDataAI está na incorporação do jornalismo de dados como ferramenta de análise e na aplicação da inteligência artificial para otimizar processos e ampliar a escala das entregas, mantendo a autenticidade da comunicação. “Ao integrar comunicação interna e externa e manter uma cadência baseada em dados e reputação, a Foco atende a um novo perfil de PME: aquela que, mais do que crescer, quer consolidar uma presença respeitável e influente no mercado”, pontua Andrey Lucas.

    Num contexto em que a IA já deixou de ser tendência para se tornar parte do cotidiano empresarial, especialmente no segmento B2B, a comunicação eficaz continua sendo um diferencial competitivo. “O método da Foco mostra que, com análise apurada, tecnologia bem aplicada e conteúdo com valor jornalístico, é possível transformar comunicação em reputação, e reputação em resultados”, finaliza Juliana Sampaio.

    Pilares da metodologia FocoDataAI:

    1) Data insight: coleta e análise de indicadores de presença digital, menções e performance comunicacional;

    2) Narrativa parametrizada: aplicação de jornalismo no tratamento de dados para elaborar conteúdos jornalísticos com autoridade;

    3) IA Aplicada: uso de modelos de linguagem para produção de conteúdo relevante;

    4) Mensuração de reputação: monitoramento contínuo de percepção interna e externa, usando métricas de engajamento e sentimento.

    Sobre a Foco Consultoria Estratégica

    A Foco Consultoria Estratégica desenvolve soluções em comunicação voltadas para empresas em fase de crescimento. Utiliza análise de dados, inteligência artificial, jornalismo e marketing de conteúdo para estruturar narrativas alinhadas aos contextos, objetivos e valores dos clientes. A atuação inclui comunicação institucional, posicionamento de marca e gestão de imagem, com estratégias adaptadas a organizações públicas e privadas que buscam ampliar sua presença no mercado.

    Serviço: Foco Consultoria Estratégica

    Telefone: (81) 98136-6360 e 98263-5852

    E-mail: atendimento@fococonsultoriaestrategica.com.br

    Site: www.fococonsultoriaestrategica.com.br

    Instagram: @fococonsultoriaestrategica 

    COMUNICAÇÃO EMPREENDEDORISMO MARKETING NEGÓCIOS tecnologia

    Related Posts

    Curso internacional impulsiona carreiras no mercado de luxo

    17 de junho de 2025

    Relatório de Sustentabilidade Texneo foca em malha reciclada

    17 de junho de 2025

    Empresas reforçam ética com canais de denúncias

    17 de junho de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Curso internacional impulsiona carreiras no mercado de luxo
    • Relatório de Sustentabilidade Texneo foca em malha reciclada
    • Conflitos no Oriente Médio expõem vulnerabilidades globais e acendem alerta para empresas brasileiras sobre sucessão e blindagem patrimonial
    • Empresas reforçam ética com canais de denúncias
    • Empresários narram suas jornadas empreendedoras no evento ATOM For Business
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Local

    Sabesp realiza campanha especial via WhatsApp com condições especiais de negociação para clientes com contas em atraso

    By Reporter no Fato

    Iniciativa vale para faturas em aberto há 180 dias ou mais; débitos podem ser parcelados…

    Canastra Eko Resort propõe moradia sustentável em meio à natureza da Serra da Canastra

    16 de junho de 2025

    Poupatempo participa da Campanha do Agasalho 2025

    10 de junho de 2025

    Sabesp promove encontro sobre jornada dupla e liderança feminina com Luiza Helena Trajano

    9 de junho de 2025
    Arquivos
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.