Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Andersen Consulting adiciona a 2i Solutions à sua rede de colaboradores

    22 de maio de 2025

    Dupla comemoração exibiu melhores curtas de festival global

    22 de maio de 2025

    Taxa Selic alta pressiona o setor produtivo

    22 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Andersen Consulting adiciona a 2i Solutions à sua rede de colaboradores
    • Dupla comemoração exibiu melhores curtas de festival global
    • Taxa Selic alta pressiona o setor produtivo
    • Dia Nacional da Mata Atlântica é comemorado em 27 de maio
    • Projeto oferece curso gratuito a 360 artesãs em 10 estados
    • Projeto prevê inovação para estabilizar pista de voo
    • Empresa aposta em soluções estratégicas para uma saúde corporativa inteligente
    • Atual cenário político cria alerta para a democracia
    • Na terra do Tio Sam: Cada vez mais brasileiros empreendem nos Estados Unidos
    • Tributação Digital pode moldar a nova política fiscal
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Novidades do marketing digital impulsionam e-commerces
    Notícias Corporativas

    Novidades do marketing digital impulsionam e-commerces

    DINOBy DINO22 de maio de 2025
    Novidades do marketing digital impulsionam e-commerces
    Novidades do marketing digital impulsionam e-commerces

    O impulso gerado pela adoção de novas tecnologias no marketing digital tem atualizado também o comportamento dos consumidores que optam pelo e-commerce.

    Com o uso crescente de inteligência artificial, destacado no Relatório de Tendências de Negócios de IA para 2025 do Google, a popularização da busca por voz e a integração de canais de vendas on-line e off-line, o setor vem adaptando suas estratégias para atender a um consumidor cada vez mais conectado.

    No marketing digital aplicado ao e-commerce, diferentes tendências vêm ganhando relevância, influenciando diretamente a experiência de compra, os formatos de conteúdo e as estratégias de venda adotadas pelas empresas.

    Um estudo realizado pela PWC no fim do ano passado ajuda a entender como a união entre inovação digital e o toque humano — tanto on-line quanto na loja — geralmente é o fator-chave para aumentar a receita e fortalecer a fidelidade à marca.

    Busca por voz muda padrão de buscas e exige revisão no SEO

    A popularização de assistentes de voz como Alexa, Siri e Google Assistant têm alterado a forma como os consumidores pesquisam produtos na internet. As consultas são feitas com frases completas e linguagem natural, o que exige mudanças nas estratégias de otimização para buscadores (SEO).

    Para se ter uma ideia, na América Latina, a adoção da tecnologia ultrapassa 50%, com destaque para o uso via smartphones.

    Essa mudança tem levado empresas a priorizarem conteúdos mais conversacionais e voltados à intenção de busca, e não apenas ao uso de palavras-chave isoladas.

    Live commerce e vídeos interativos crescem como canais de conversão

    O formato de vendas ao vivo, conhecido como live commerce, tem ganhado espaço em plataformas como TikTok, Instagram e YouTube. Durante as transmissões, os produtos são apresentados por marcas ou influenciadores, com possibilidade de interação em tempo real.

    Vídeos interativos também estão sendo utilizados para engajar o consumidor, com funcionalidades como botões de ação e comentários. Esse formato tem sido aplicado principalmente em campanhas promocionais e lançamentos de produtos.

    Um levantamento feito pela Wyzowl, que reuniu as estatísticas de marketing de vídeo entrevistando 205 pessoas entre consumidores finais e profissionais de marketing no final de 2024, aponta que:

    • O vídeo como ferramenta é usado por 89% das empresas;
    • Entre os efeitos de conversão para o público destacam-se que: 87% das pessoas foram convencidas a comprar um produto ou serviço assistindo a um vídeo;
    • Dos consumidores, 91% afirmam que a qualidade do vídeo impacta sua confiança em uma marca. Um aumento em relação aos 87% registrados no relatório produzido pela empresa divulgado no começo de 2024 e ainda;
    • Dos profissionais de marketing de vídeo, 84% dizem que o vídeo aumentou diretamente as vendas.

    Conteúdo gerado por usuários e funcionários ganha relevância

    Avaliações, fotos, vídeos e depoimentos de consumidores vêm sendo incorporados a estratégias de marketing digital, sob o conceito de conteúdo gerado por usuários (User Generated Content ou UGC). O material é usado tanto em redes sociais quanto nas páginas de produto de e-commerces, com o objetivo de reforçar a credibilidade das marcas.

    Além disso, colaboradores também vêm sendo incentivados a produzir conteúdos espontâneos relacionados às empresas. Essa prática, chamada de employee advocacy, vem apresentando bons resultados segundo o Digital Marketing Institute.

    Integração de canais fortalece omnichannel e social commerce

    A jornada de compra passou a se distribuir entre múltiplos canais, exigindo integração entre loja física, e-commerce, redes sociais e marketplaces. 

    Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a estratégia omnichannel busca oferecer uma experiência fluida e contínua, independentemente do ponto de contato com o consumidor.

    Paralelamente, o social commerce — que permite a finalização da compra diretamente dentro das redes sociais — tem transformado plataformas em ambientes de venda, aproximando o consumidor do produto sem sair do aplicativo.

    Segundo a Hostinger, o comércio social está em plena ascensão e deve ultrapassar a marca de um trilhão de dólares até 2028, impulsionado por uma taxa de crescimento anual estimada em 13,7%. Plataformas como Facebook, Instagram, YouTube, TikTok e Pinterest continuam sendo peças-chave na consolidação desse cenário dinâmico e em constante transformação.

    Inteligência artificial personaliza jornada de compra

    O uso de inteligência artificial e machine learning permite que e-commerces personalizem a experiência do usuário com base em dados de navegação, histórico de compras e comportamento de consumo.

    A personalização está presente em recomendações de produtos, campanhas de e-mail marketing, anúncios segmentados e até no atendimento por chatbots. 

    Apesar da automação, especialistas ressaltam a importância do fator humano na interpretação de dados e na tomada de decisões. Segundo Rafael Monteiro, sócio e diretor de operações da agência de performance digital Fizzing 360º:

    “A gente nunca pode querer trocar por um robô algo que é tão intrínseco nosso. A inteligência artificial, como o próprio nome já diz, é artificial. Ela traz dados duros, sem interpretação humana, sem um contexto que respeite o momento, respeite o que está acontecendo no dia aqui fora.”

    Inovação digital passa a ser requisito básico no varejo

    Com a transformação digital em ritmo acelerado, o marketing digital passou a ocupar um papel central nas estratégias do e-commerce para conversão, fidelização e retenção de clientes.

    Para se manterem competitivas, empresas do setor têm investido em tecnologias que combinem dados, automação e experiência do usuário. Considerando o recente Relatório de Identidade e Fraude 2025 da Serasa Experian que revela que 82% dos consumidores brasileiros fazem pelo menos uma compra online por mês, o acompanhamento de novas tendências tornou-se uma prática incorporada às rotinas do mercado.

    ATACADO E VAREJO E-COMMERCE EMPREENDEDORISMO MARKETING NEGÓCIOS

    Related Posts

    Andersen Consulting adiciona a 2i Solutions à sua rede de colaboradores

    22 de maio de 2025

    Dupla comemoração exibiu melhores curtas de festival global

    22 de maio de 2025

    Taxa Selic alta pressiona o setor produtivo

    22 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Andersen Consulting adiciona a 2i Solutions à sua rede de colaboradores
    • Dupla comemoração exibiu melhores curtas de festival global
    • Taxa Selic alta pressiona o setor produtivo
    • Dia Nacional da Mata Atlântica é comemorado em 27 de maio
    • Projeto oferece curso gratuito a 360 artesãs em 10 estados
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Destaques

    Megaempreendimento de R$ 1,2 bilhão será lançado em Cássia/MG

    By Repórter no Fato

    Com lançamento no dia 23 de maio, Canastra Eko Resort promete impulsionar o turismo e…

    Cuidado em liberdade transforma vidas: CAPSs de Franca celebram a Luta Antimanicomial

    20 de maio de 2025

    Promotor pede R$ 3 milhões de indenização ao governo de SP após pacientes ficarem cegos por erro em mutirão

    19 de maio de 2025

    Quebra da safra, novas cultivares e manejo: Procafé espera 3 mil pessoas em evento técnico na próxima semana em Varginha

    15 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.