Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Show de Diego Figueiredo lota o SESC de Franca

    17 de maio de 2025

    A Fujirebio recebe autorização de comercialização para o teste de diagnóstico in vitro Lumipulse® G pTau 217/β-Amyloid 1-42 Plasma Ratio como auxílio na identificação de pacientes com patologia amiloide associada à doença de Alzheimer

    17 de maio de 2025

    Á frente de empreendimentos imobiliários de sucesso, Alex Manhas é um líder visionário que, com vasta experiência no setor de construção civil, tem transformado cada projeto em um marco de excelência. Residente em Ribeirão Preto, ele está impulsionando o mercado imobiliário e da construção civil em Rifaina, onde é o responsável pelo empreendimento imobiliário e complexo náutico “Kanoah Home Resort”. E mais novidades estão por vir na vizinha cidade.

    17 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Show de Diego Figueiredo lota o SESC de Franca
    • A Fujirebio recebe autorização de comercialização para o teste de diagnóstico in vitro Lumipulse® G pTau 217/β-Amyloid 1-42 Plasma Ratio como auxílio na identificação de pacientes com patologia amiloide associada à doença de Alzheimer
    • Á frente de empreendimentos imobiliários de sucesso, Alex Manhas é um líder visionário que, com vasta experiência no setor de construção civil, tem transformado cada projeto em um marco de excelência. Residente em Ribeirão Preto, ele está impulsionando o mercado imobiliário e da construção civil em Rifaina, onde é o responsável pelo empreendimento imobiliário e complexo náutico “Kanoah Home Resort”. E mais novidades estão por vir na vizinha cidade.
    • Casal destaque na área médica em nossa Franca, Dr. César Maniero e Dra. Aiko atendem seus pacientes com extrema dedicação no Centro de Olhos de Franca, com espaço totalmente reformado e repaginado.
    • Ele tem seu nome escrito na área médica e política da nossa cidade, onde foi deputado federal e muito lutou pelos interesses da cidade. Dr. Marco Aurélio Ubiali participou recentemente da reunião nacional do PSB e aqui está neste click junto de Márcio França, ministro do Empreendedorismo.
    • Profissional da Odontologia, ela se destaca no atendimento aos seus pacientes, oferecendo tratamentos revolucionários e eficazes. Dra. Maria Rita Perente merece sempre o nosso destaque.
    • Profissional da medicina, ele é nome respeitado e admirado na área da oncologia clínica. Destacar Dr. José Reinaldo de Paula Tasso é sempre uma grande honra para nós, que tanto o admiramos.
    • Este querido amigo merece sempre ser destaque em nossa pagina, já que é um grande profissional da área jurídica de nossa cidade, além de professor dos mais queridos e capacitados. Dr. Acir de Matos Gomes.
    • Vereador dos mais combativos do Legislativo francano, Gilson Pelizaro é um grande lutador pelos interesses da comunidade da nossa cidade, que nele tanto confia.
    • Casal dos mais queridos, eles muito se destacam na área contábil de nossa Franca. Eliane Macedo e João Márcio.
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Ergonomia pode gerar aumento de até 25% na produtividade
    Notícias Corporativas

    Ergonomia pode gerar aumento de até 25% na produtividade

    DINOBy DINO25 de abril de 2025
    Ergonomia pode gerar aumento de até 25% na produtividade
    Ergonomia pode gerar aumento de até 25% na produtividade

    A produtividade e a lucratividade são objetivos prioritários para diversas organizações. O investimento em saúde ocupacional, especialmente por meio de práticas ergonômicas, tem se mostrado uma estratégia eficaz para alcançar esses resultados. Conforme apresenta o “Guia NR-1 e Saúde Mental no Trabalho (2025)”, elaborado pela ElevaLife, é possível obter até 25% de aumento na produtividade, significativa de redução nos afastamentos por motivos de saúde e efetiva melhora na retenção de talentos, com impacto direto na eficiência operacional das equipes.

    “Com o avanço das regulamentações trabalhistas, as empresas têm agora uma oportunidade única de transformar seus ambientes de trabalho em espaços mais saudáveis e produtivos. Mais do que atender a uma obrigação legal, queremos inspirar líderes e equipes a repensarem o cuidado com o bem-estar como um diferencial estratégico, capaz de gerar engajamento, produtividade e resultados sustentáveis”, explica João Barbosa, Co-founder da ElevaLife e ergonomista sênior certificado pela Abergo.

    Ergonomia na prática: como impacta o lucro

    A ergonomia pode deixar de ser vista como custo e passar a ser reconhecida como um investimento de alto retorno. Organizações que implementam práticas ergonômicas adequadas podem reduzir afastamentos médicos, aumentar o desempenho dos funcionários e fortalecer sua reputação como empregadoras responsáveis.

    De acordo com conteúdo publicado pela EIGEDIN, intitulado “Efeito da ergonomia na produtividade”, o trabalho contempla estudos relacionados à ergonomia e à gestão da produtividade, apresenta pesquisa com uma observação estruturada, focando na relação da saúde dos trabalhadores com a produtividade com coleta e análise de dados. O objetivo do estudo foi a verificação do efeito que a ergonomia pode exercer na produtividade e conclusão das atividades de rotina. Observou-se, com base no referencial teórico apresentado, que a frequência e volume de alguns problemas de saúde apresentados pelos colaboradores da empresa, afetam na conclusão da atividade, muitos deles relacionados a falta de ajustes e ambientes despreparados, os quais implicam em problemas a curto, médio e longo prazo. A reorganização do espaço físico dos postos de trabalho e o oferecimento de atividades como ginástica laboral, assim como um levantamento da situação de saúde de todos os funcionários, apresentaram-se como medidas que podem colaborar para a melhoria desse quadro empresarial bem como para a melhoria da saúde ocupacional desses trabalhadores.

    É ainda importante destacar que, a modalidade de trabalho home office ou híbrida mais comum desde a pandemia de covid-19, foi adotada de forma geral no primeiro trimestre de 2020, e segundo dados da Fundação Instituto de Administração (FIA), 41% dos funcionários das empresas foram colocados em regime de home office, quase todos os que teriam a possibilidade de trabalhar à distância, que somavam 46% do total dos quadros. No setor de comércio e serviços, 57,5% dos empregados passaram para o teletrabalho, nas pequenas empresas o percentual ficou em 52%. De forma geral, 46% das empresas brasileiras optaram pelo regime de trabalho à distância, total ou parcialmente, desde abril daquele mesmo ano. Boa parte da população precisou se adaptar a essa nova realidade, incluindo empregados, gestores, líderes e, principalmente, organizações. Hoje porém nota-se um movimento de parte das empresas, de retorno dos colaboradores ao regime presencial, com adaptações às estruturas físicas existentes para este novo momento.

    Levando este novo momento em consideração, a ergonomia — que consiste em adaptar o trabalho à pessoa — ajuda a reduzir a fadiga muscular, aumenta a produtividade e diminui o número e a gravidade desses distúrbios e, portanto, programas de prevenção em saúde ocupacional podem contribuir para a redução de custos com tratamentos e perdas de desempenho.

    Segundo conteúdo da CBN, que usa dados da Previdência Social, essas lesões representam cerca de 30% dos casos de afastamento por doenças ocupacionais. Em 2023, mais de 10 mil brasileiros se afastaram do trabalho por conta de doenças relacionadas a LER/DORT, gerando um impacto financeiro significativo.

    Outro fator importante é o gerenciamento de riscos psicossociais no ambiente corporativo, tema abordado na atualização da NR-1. Fatores como metas excessivas, jornadas extensas, ausência de suporte, assédio moral, conflitos interpessoais e falta de autonomia no trabalho estão entre os principais fatores que afetam negativamente a saúde e o desempenho profissional. Esses fatores podem causar estresse, ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental nos trabalhadores.

    Quando não gerenciados, esses fatores podem levar ao presenteísmo, absenteísmo e alta rotatividade. A Wikipedia define presenteísmo como a situação em que o trabalhador está fisicamente presente, mas sem condição plena de desempenhar suas funções.

    A gestão de saúde ocupacional tem sido apontada por diferentes instituições como uma medida de impacto na sustentabilidade empresarial. A aplicação de ferramentas como Análise Ergonômica do Trabalho (AET), que serve para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, visando a integridade física e saúde, analisando os agentes ergonômicos peculiares à atividade desenvolvida e buscando a eliminação e/ou minimização dos riscos através de implantações de melhorias, treinamentos para promoção de boas práticas posturais, investimento em mobiliário adequado e programas como ginástica laboral fazem parte das estratégias recomendadas para redução de riscos e melhora do bem-estar no ambiente profissional.

    ​O artigo completo, intitulado “Happiness and Productivity“, foi publicado no Journal of Labor Economics e foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, e demonstrou que a felicidade dos funcionários pode aumentar a produtividade em até 12%.

    Diante desses dados, investimento na saúde e o bem estar do colaborador, previsto por lei, devem seguir sendo zeladas pelo empregador e pode também ser diferencial de sucesso para uma companhia que pensa em um ambiente ergonômico.

    E-COMMERCE Economia NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE

    Related Posts

    A Fujirebio recebe autorização de comercialização para o teste de diagnóstico in vitro Lumipulse® G pTau 217/β-Amyloid 1-42 Plasma Ratio como auxílio na identificação de pacientes com patologia amiloide associada à doença de Alzheimer

    17 de maio de 2025

    eXp Realty Lançada no Equador com a Melhor Equipe de Vendas Imobiliárias do País e Kléver Guanoluisa Torres Liderando o Crescimento na América Latina

    16 de maio de 2025

    Chlorum Solutions integra ação educativa da Abiclor

    16 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Show de Diego Figueiredo lota o SESC de Franca
    • A Fujirebio recebe autorização de comercialização para o teste de diagnóstico in vitro Lumipulse® G pTau 217/β-Amyloid 1-42 Plasma Ratio como auxílio na identificação de pacientes com patologia amiloide associada à doença de Alzheimer
    • Á frente de empreendimentos imobiliários de sucesso, Alex Manhas é um líder visionário que, com vasta experiência no setor de construção civil, tem transformado cada projeto em um marco de excelência. Residente em Ribeirão Preto, ele está impulsionando o mercado imobiliário e da construção civil em Rifaina, onde é o responsável pelo empreendimento imobiliário e complexo náutico “Kanoah Home Resort”. E mais novidades estão por vir na vizinha cidade.
    • Casal destaque na área médica em nossa Franca, Dr. César Maniero e Dra. Aiko atendem seus pacientes com extrema dedicação no Centro de Olhos de Franca, com espaço totalmente reformado e repaginado.
    • Ele tem seu nome escrito na área médica e política da nossa cidade, onde foi deputado federal e muito lutou pelos interesses da cidade. Dr. Marco Aurélio Ubiali participou recentemente da reunião nacional do PSB e aqui está neste click junto de Márcio França, ministro do Empreendedorismo.
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Região

    Quebra da safra, novas cultivares e manejo: Procafé espera 3 mil pessoas em evento técnico na próxima semana em Varginha

    By Repórter no Fato

    Produtividade, cultivares e quebra da safra: os desafios do café em pauta nos Dias de…

    APAE Franca promove 13º Leilão “Um Lance de Amor” para ampliar atendimento a pessoas com autismo

    13 de maio de 2025

    Ribeirão Preto além dos canaviais: versatilidade econômica impulsiona futuro da “Capital do Agro”

    13 de maio de 2025

    Alta Mogiana inicia colheita de café com preços firmes, mas produtividade menor

    9 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.