Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Franca vence e sai na frente do Pinheiros nas quartas de final do NBB

    10 de maio de 2025

    ACIF promove manhã de serviços e diversão para mais de mil pessoas na Praça Barão

    10 de maio de 2025

    E para quem curte aquela comida caipira deliciosa, o Rancho JP, em Patrocínio Paulista é uma ótima pedida neste domingão, dia das Mães. Caríssimo Luiz Claudio e equipe aguardam por todos para um almoção especial.

    10 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Franca vence e sai na frente do Pinheiros nas quartas de final do NBB
    • ACIF promove manhã de serviços e diversão para mais de mil pessoas na Praça Barão
    • E para quem curte aquela comida caipira deliciosa, o Rancho JP, em Patrocínio Paulista é uma ótima pedida neste domingão, dia das Mães. Caríssimo Luiz Claudio e equipe aguardam por todos para um almoção especial.
    • Outra dica de presente para as mamães, é um lindo óculos da Bella Ótica. Por lá você encontra solares das mais diversas marcas e modelos e armações lindas. Ótima oportunidade de presentes. Flavinha Bastianini espera por todos na Rua General Osório, 1440, antigo prédio da AEC.
    • E neste domingo, Dia das Mães, é dia de levar a sua rainha para almoçar na Grelha de Fogo Churrascaria e curtir aquele rodizio nota dez, que toda a cidade conhece. Local aconchegante e especial, no Complexo Galo Branco.
    • Dica de presente de nossa Coluna para as mamães: uma linda joia do Portal das Joias. Por lá você encontra lindas peças para presentear sua mamãe. Passe por lá e confira (Voluntários da Franca, 1557 no Centro). Caro amigo Polaco e toda sua equipe estão a postos para bem atender a todos.
    • Alegria registrar o aniversário do querido amigo Marcos César Pimenta, que acontece neste sábado. Ele que é o Diretor do escritório Contábil Cruzeiro em nossa cidade. Parabéns querido amigo.
    • Lucas Renato, proprietário da Morada do Capiau convidando todas as mamães para um almoço especial neste domingo, com muitas gostosuras e boa música sertaneja.
    • Profissional da advocacia que muito se destaca em suas atividades na área jurídica. Dra. Lígia Granzoto estará conosco no mês de junho no programa Família Verzola Recebe.
    • Querido amigo Luciano de Carvalho espera por todos neste domingo, com almoço especial no Matheus e Rosária em comemoração ao Dia das Mães.
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Rádio FNT
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Esportes
    • Porça News
    • +Colunas
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Animais em Foco
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Síndrome de Alagille: Anvisa aprova novo medicamento
    Notícias Corporativas

    Síndrome de Alagille: Anvisa aprova novo medicamento

    DINOBy DINO16 de abril de 2025
    Síndrome de Alagille: Anvisa aprova novo medicamento
    Síndrome de Alagille: Anvisa aprova novo medicamento

    A Síndrome de Alagille não é uma doença silenciosa. Causadora de um prurido (coceira) intenso e debilitante, problemas hepáticos e cardíacos, e que em casos extremos pode ser fatal, seus pacientes ganharam um aliado que pode mudar sua história no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de aprovar o uso do maralixibate para o tratamento da doença, um medicamento que, segundo estudo realizado em mais de 20 países durante seis anos, foi capaz de melhorar a sobrevida livre de eventos (reduzir eventos clínicos) em pacientes com síndrome de Alagille.

    “Até então, nós tínhamos apenas tratamentos paliativos e agora existe um direcionado para Síndrome de Alagille que pode trazer uma sobrevida livre de transplante e melhorar o principal sintoma da doença”, diz a gastroenterologista e hepatologista pediátrica, Natascha Sandy, diretora da Sociedade Latino Americana de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátricas.

    A Síndrome de Alagille é uma doença genética considerada rara. A enfermidade é resultado de uma mutação no gene JAG1 ou, menos frequentemente, no NOTCH2, que estão envolvidos no desenvolvimento embrionário de diferentes tecidos. Ela pode ser herdada ou, em muitos casos, corresponder a uma mutação adquirida.

    O sintoma mais debilitante da Síndrome de Alagille é, sem dúvida, o prurido intenso, causado pelo acúmulo de sais biliares na pele devido à falha na drenagem biliar. Este sintoma pode levar a distúrbios do sono, dificuldades de concentração, lesões na pele por coceira excessiva e impactar a saúde mental dos pacientes e cuidadores. “O prurido impacta no desempenho escolar, são crianças que, além de não conseguirem acompanhar o mesmo ritmo de todos, sofrem com bullying, impacta na qualidade do sono do paciente e da família, enfim, é um sintoma grave”, explica Maria Teresa Guiotti, gastroenterologista e hepatologista pediátrica do Departamento de Hepatologia Pediátrica do Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas – FMUSP.

    Outros sinais também costumam surgir na infância, incluindo icterícia (pele amarelada) prolongada, dificuldades no crescimento e problemas cardíacos. A persistência da icterícia neonatal é o sinal de alerta para a possibilidade da síndrome. Além da coceira, ela pode estar acompanhada de problemas cardíacos congênitos, características triangulares na face (com testa larga e proeminente, olhos profundos e queixo pequeno) e o aparecimento de xantomas, que são depósitos de gordura na pele, nódulos de gordura que se desenvolvem nos joelhos e cotovelos, geralmente amarelos.

    “Nós percebemos que ele estava sempre com a pele amarelada e com dificuldade de ganho de peso, esses eram os sinais apresentados no início. Quando soubemos do diagnóstico, ele tinha cinco meses, quando começou a apresentar muita coceira. E, nesse calor de Brasília, éramos obrigados a deixá-lo com calça para não se machucar quando se coçava”, conta a analista financeira, Érica Martins Ferraz, mãe do pequeno Marcelo, que convive há dois anos com a doença.

    Identificar a Síndrome de Alagille pode ser um processo complexo e demorado, muitas vezes confundido com outras doenças hepáticas infantis. Além disso, existem casos em que os pacientes são assintomáticos, o que dificulta ainda mais o diagnóstico. É uma síndrome que pode acometer diferentes órgãos e sistemas, mas não obrigatoriamente o paciente tem todos acometidos. Sendo assim, a manifestação clínica varia muito conforme o que está cometido e a gravidade desse acometimento.

    “É importante entendermos que a doença é uma consequência da não saída do fluxo biliar do fígado, o pouco que sai, volta, causando uma inflamação grave no órgão, levando à cirrose e à necessidade de transplante. Então, um medicamento que interrompe esse ciclo e que tira o paciente dessa fila, dando à criança uma expectativa de vida de mais 30 ou 40 anos é um avanço importantíssimo”, diz Sandra Vieira, patologista pediátrica, e coordenadora do Programa de Transplante Hepático Infantil do Hospital das Clínicas de Porto Alegre.

    Uma nova abordagem de estudo

    Como os estudos controlados por placebo de longo prazo muitas vezes não são viáveis ou éticos em crianças com doenças raras, uma nova abordagem foi adotada no caso da síndrome de Alagille, em um estudo que comparou os resultados de seis anos dos ensaios clínicos do medicamento maralixibate com uma corte de história natural da doença (grupo de pacientes não tratados) do estudo da Global ALagille Alliance (GALA).

    Este estudo, publicado pela revista científica Hepatology em 2024, teve a participação de médicos e pacientes brasileiros, e trouxe dados de 84 crianças diagnosticadas com a síndrome de Alagille e que foram tratadas com o maralixibate. O estudo comparou os resultados de seis anos de ensaios clínicos com o medicamento com dados de 469 pacientes (de 29 países e 67 centros) não tratados.

    Ao longo do estudo, foi observado que a sobrevida livre de eventos nas crianças que receberam o maralixibate foi significativamente melhor. Estes dados são os primeiros a demonstrar que, em um período de seis anos, houve benefício de sobrevida em pacientes com a Síndrome de Alagille usando uma terapia intervencionista farmacológica, sugerindo que maralixibate pode atrasar ou evitar a necessidade de transplante hepático.

    Outra novidade do estudo é que ele avaliou especificamente o efeito do tratamento com maralixibate em resultados hepáticos clinicamente importantes (manifestações de hipertensão portal, transplante de fígado e morte), diferenciando-o de estudos publicados anteriormente, que se concentraram apenas em prurido e desfechos bioquímicos.

    CIÊNCIA POLÍTICAS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE

    Related Posts

    CGTN: Como os laços estáveis China-Rússia contribuem para um mundo turbulento?

    10 de maio de 2025

    Mercado estético avança com soluções menos invasivas

    9 de maio de 2025

    Tumi celebra 50 anos com coleção em tom dourado bullion

    9 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Franca vence e sai na frente do Pinheiros nas quartas de final do NBB
    • ACIF promove manhã de serviços e diversão para mais de mil pessoas na Praça Barão
    • E para quem curte aquela comida caipira deliciosa, o Rancho JP, em Patrocínio Paulista é uma ótima pedida neste domingão, dia das Mães. Caríssimo Luiz Claudio e equipe aguardam por todos para um almoção especial.
    • Outra dica de presente para as mamães, é um lindo óculos da Bella Ótica. Por lá você encontra solares das mais diversas marcas e modelos e armações lindas. Ótima oportunidade de presentes. Flavinha Bastianini espera por todos na Rua General Osório, 1440, antigo prédio da AEC.
    • E neste domingo, Dia das Mães, é dia de levar a sua rainha para almoçar na Grelha de Fogo Churrascaria e curtir aquele rodizio nota dez, que toda a cidade conhece. Local aconchegante e especial, no Complexo Galo Branco.
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Destaques

    Alta Mogiana inicia colheita de café com preços firmes, mas produtividade menor

    By Repórter no Fato

    Produtores enfrentam impacto da seca e preveem quebra de safra em boa parte da região;…

    Exportações brasileiras crescem e Ribeirão Preto se destaca como polo estratégico

    7 de maio de 2025

    Mãe e filha constroem juntas uma trajetória de décadas na Sabesp

    7 de maio de 2025

    ‘Allan Kardec’ realiza Bazar do Dia das Mães com produtos a partir de R$ 5

    6 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.