Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Leilão “Um Lance de Amor” acontece neste sábado e deve reunir 400 pessoas em Franca

    24 de maio de 2025

    Diretor de tecnologia da NielsenIQ, Mohit Kapoor, nomeado para o prêmio de Executivo do Ano no Global Tech & AI Awards por liderar a transformação tecnológica baseada em IA da NIQ

    24 de maio de 2025

    Ela é uma amiga muito especial da Família Verzola, e tenho por ela muito carinho e admiração. Queridíssima Maria Conceição Cintra merece sempre o meu destaque. 

    24 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Leilão “Um Lance de Amor” acontece neste sábado e deve reunir 400 pessoas em Franca
    • Diretor de tecnologia da NielsenIQ, Mohit Kapoor, nomeado para o prêmio de Executivo do Ano no Global Tech & AI Awards por liderar a transformação tecnológica baseada em IA da NIQ
    • Ela é uma amiga muito especial da Família Verzola, e tenho por ela muito carinho e admiração. Queridíssima Maria Conceição Cintra merece sempre o meu destaque. 
    • Caro amigo, Dr. Antônio Carlos Ribeiro está fazendo um tour por diversas cidades, como Dubai, Jerusalém e outras. Recarregando as baterias para, logo, retomar suas atividades do dia a dia.
    • Querido casal, por quem tenho um carinho enorme e muita gratidão. Luiz Carlos Verzola e Vânia, hoje recebem nosso carinhoso destaque.
    • Empresário de destaque, Marco Antônio Soares Ferreira é o diretor do Markinho Automóveis, onde muito se destaca com sua revenda de sucesso.
    • Casal Marcio Maniglia Machado, que é o fundador e administrador da comunidade F&F (Franca & Francanos) e Eliane estarão realizando a 4.ª edição da super festa F&F Flashback, no próximo dia 07 no espaço Flamboyant. Informações pelo fone 98859-8172.
    • Casal por quem tenho um grande carinho, amizade e gratidão. Noedí Freitas e Samuel hoje recebem nosso destaque sempre muito especial.
    • Odontóloga de sucesso, Dra. Maria Rita Perente é uma profissional que muito se destaca na área da saúde bucal, e atende seus pacientes com extrema dedicação e cuidado.
    • Ele comanda em nossa cidade a Mudare Negócios Imobiliários, de tanto sucesso e tradição. Evandro Saturi é sempre merecedor do nosso destaque.
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Construção: 71% das empresas alegam escassez de mão de obra
    Notícias Corporativas

    Construção: 71% das empresas alegam escassez de mão de obra

    DINOBy DINO25 de março de 2025
    Construção: 71% das empresas alegam escassez de mão de obra
    Construção: 71% das empresas alegam escassez de mão de obra

    Cerca de 71,2% dos empregadores do setor de construção civil declararam ter tido dificuldades em contratar trabalhadores qualificados entre junho de 2023 e junho de 2024 à Sondagem da Construção, pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE).

    O estudo mostrou que 39% dos respondentes afirmaram ter muita dificuldade na contratação de mão de obra qualificada, e que os segmentos mais afetados pela escassez são os de serviços especializados na fase final do ciclo produtivo. Segundo o relatório, as empresas de obras de instalações e de acabamento são as que registram os maiores percentuais de “Muita Dificuldade”.

    Daniel Fonseca Matos, engenheiro civil e sócio-diretor da Garder Engenharia, empresa localizada em Brasília – DF, explica porque a escassez de mão de obra na construção civil é preocupante. “A falta de trabalhadores pode restringir o crescimento do setor. Isso leva a prazos mais longos, aumento de custos e menor produtividade nos canteiros de obras tradicionais”.

    O especialista aponta algumas causas para a situação enfrentada pelo segmento. “Com a retomada econômica e a ampliação de investimentos em infraestrutura, a demanda por trabalhadores qualificados cresceu, mas a oferta não acompanhou esse ritmo. Além disso, a migração de trabalhadores para outras áreas e a falta de incentivo à formação profissional agravam o problema”.

    Já para o engenheiro Pedro Leonardo Boaventura Silva Santa, sócio e cofundador da Garder Engenharia, os principais fatores que contribuem para o quadro são o déficit de qualificação profissional, a falta de programas eficientes de formação, a baixa atratividade da profissão e a concorrência com outros setores.

    “A capacitação técnica não acompanhou a evolução das tecnologias e métodos construtivos mais modernos e os programas de ensino técnico e profissionalizante não atendem plenamente às necessidades do setor. Além disso, muitos jovens preferem carreiras com menos esforço físico e melhores condições de trabalho, e trabalhadores migram para setores com salários mais atrativos ou maior estabilidade”, explica o especialista.

    Apesar dos desafios, a análise do FGV IBRE pontuou que a dificuldade com a falta de trabalhadores ainda não é uma ameaça tão grande ao andamento das obras e que as empresas estão conseguindo superá-las. O artigo destacou ainda que para tentar resolver a situação, as empresas têm empreendido maiores remunerações.

    Construção pré-fabricada é alternativa à escassez de mão de obra

    O relatório do FGV IBRE mostrou também que, embora mudanças nos processos industrializados da construção tenham a capacidade de reduzir a demanda de profissionais nos canteiros de obra, a escassez ainda não é um fator motivador para estas transformações.

    Santana destaca a construção pré-fabricada como solução. Segundo ele, a modalidade minimiza a necessidade de mão de obra altamente qualificada no canteiro de obras, porque reduz a dependência de pedreiros, carpinteiros e armadores, aumenta a industrialização do processo, diminui o tempo de obra e pode melhorar a eficiência e a segurança do trabalho.

    “A montagem dos módulos exige menos trabalhadores especializados, as peças são fabricadas em ambiente controlado, com profissionais treinados para funções mais específicas. Com menos etapas no local, a necessidade de profissionais por longos períodos é reduzida e os processos industriais são mais padronizados, reduzindo desperdícios e acidentes de trabalho”, indica Santana. 

    No entanto, o engenheiro ressalta que apesar das vantagens, alguns desafios dificultam a expansão das construções pré-fabricadas em grande escala, como o alto custo inicial, a resistência cultural, a falta de conhecimento técnico, uma logística complexa e as normas e regulamentações exigidas.

    “A instalação de fábricas e a adaptação ao método exigem investimentos significativos. Muitos engenheiros e arquitetos ainda têm pouca experiência com esse tipo de construção, e o transporte e o içamento das peças exigem planejamento detalhado e equipamentos específicos. Uma legislação que permita maior flexibilidade e incentivo ao uso de pré-fabricados ainda está em andamento”, esclarece o sócio-diretor da Garder Engenharia.

    Para Santana, a pré-fabricação deve provocar mudanças significativas no setor nos próximos anos. Ele acredita que os principais efeitos do pré-fabricado serão uma nova distribuição da mão de obra, o aumento da produtividade e uma demanda por novas qualificações.

    “O foco do trabalho se deslocará dos canteiros de obras para fábricas e centros de montagem, com redução da necessidade de retrabalho e do desperdício – devido a processos mais padronizados e mecanizados – e a carência por trabalhadores com treinamento para operar equipamentos modernos e interpretar projetos modulares”, infere o especialista.

    O engenheiro defende que a construção pré-fabricada é uma solução promissora para enfrentar a escassez de mão de obra e trazer mais eficiência e inovação ao setor da construção, mas reforça que a dedicação deve ser de diferentes atores. “Para sua expansão, é necessário um esforço conjunto de empresas, instituições de ensino e governo para capacitar profissionais, ajustar normas técnicas e incentivar investimentos no setor”.

    Um estudo da Mordor Intelligence prevê um crescimento anual de 5,54%, entre 2024 e 2029, para o mercado brasileiro de construções pré-fabricadas. A pesquisa estimou o tamanho do mercado no Brasil, em 2024, em US$ 3,25 bilhões e concluiu que o setor deverá atingir US$ 4,26 bilhões até 2029.

    Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/garder.engenharia?igsh=ZXR0MWthcnc4eDB4

    Economia ENGENHARIA INDÚSTRIAS NEGÓCIOS tecnologia

    Related Posts

    Diretor de tecnologia da NielsenIQ, Mohit Kapoor, nomeado para o prêmio de Executivo do Ano no Global Tech & AI Awards por liderar a transformação tecnológica baseada em IA da NIQ

    24 de maio de 2025

    Entretenimento sem Fronteiras: AI-Media e Lightning International Unem Forças para Tornar os Canais FAST Acessíveis a Todos

    23 de maio de 2025

    ANALOC Rental Show debaterá os rumos do setor de locação

    23 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Leilão “Um Lance de Amor” acontece neste sábado e deve reunir 400 pessoas em Franca
    • Diretor de tecnologia da NielsenIQ, Mohit Kapoor, nomeado para o prêmio de Executivo do Ano no Global Tech & AI Awards por liderar a transformação tecnológica baseada em IA da NIQ
    • Ela é uma amiga muito especial da Família Verzola, e tenho por ela muito carinho e admiração. Queridíssima Maria Conceição Cintra merece sempre o meu destaque. 
    • Caro amigo, Dr. Antônio Carlos Ribeiro está fazendo um tour por diversas cidades, como Dubai, Jerusalém e outras. Recarregando as baterias para, logo, retomar suas atividades do dia a dia.
    • Querido casal, por quem tenho um carinho enorme e muita gratidão. Luiz Carlos Verzola e Vânia, hoje recebem nosso carinhoso destaque.
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Local

    Leilão “Um Lance de Amor” acontece neste sábado e deve reunir 400 pessoas em Franca

    By Reporter no Fato

    – Com objetivo de dobrar o atendimento a pessoas com autismo, evento da APAE Franca…

    Megaempreendimento de R$ 1,2 bilhão será lançado em Cássia/MG

    22 de maio de 2025

    Cuidado em liberdade transforma vidas: CAPSs de Franca celebram a Luta Antimanicomial

    20 de maio de 2025

    Promotor pede R$ 3 milhões de indenização ao governo de SP após pacientes ficarem cegos por erro em mutirão

    19 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.