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    Notícias Corporativas

    PMEs no Brasil buscam reduzir diferença de produtividade para grandes empresas

    DINOBy DINO13 de fevereiro de 2025
    PMEs no Brasil buscam reduzir diferença de produtividade para grandes empresas
    PMEs no Brasil buscam reduzir diferença de produtividade para grandes empresas

    As pequenas e médias empresas brasileiras apresentam uma produtividade média de aproximadamente 54% das grandes companhias atualmente. É o que indica um estudo realizado pela consultoria McKinsey focado exclusivamente no mercado brasileiro, analisando setores como indústria, transporte, construção, TI, turismo, entre outros. Os dados indicam a necessidade de investimentos pontuais em tecnologia, automação e capacitação de pessoas para reduzir a diferença na performance entre esses dois perfis de companhias.

    O resultado das empresas brasileiras é positivo em comparação com a média das PMEs de outras 16 nacionalidades avaliadas na pesquisa. Na área de transporte, por exemplo, a média global é de 41% das PMEs em relação às grandes, enquanto o Brasil atinge 64%. Neste segmento, dispositivos como impressoras de etiquetas, coletores de dados e leitores ampliam a eficiência de modo estratégico e melhoram a automação de tarefas consideradas repetitivas.

    “Acelerar o crescimento da produtividade sempre foi a maneira certa de alcançar a prosperidade a longo prazo, e as micro, pequenas e médias empresas (PMEs) podem desempenhar um papel crucial. Sua contribuição é potencialmente ainda mais importante no início de uma reconfiguração dos padrões de comércio global. Se houver uma redução entre a produtividade das PMEs em comparação com as grandes empresas, isso não apenas traz novos ares para a produtividade econômica, assim como nas taxas de emprego e crescimento econômico”, afirma a McKinsey.

    O entendimento da consultoria sobre a prosperidade das PMEs no longo prazo é crucial, especialmente levando em conta questões como o número de empregos gerados por esse perfil de companhias e a sua importância para a economia. O mapa das empresas, alimentado pelo governo federal, mostra que existiam no país mais de 22 milhões de CNPJs ativos no fim de 2024. Estima-se que 99% dessas empresas sejam de PMEs e que respondam por 70% dos empregos formais do país.

    “Percebemos um forte movimento de PMEs aumentando os seus investimentos em soluções de gestão e em novos dispositivos para se tornarem mais eficientes, inteligentes e competitivas. As PMEs têm um período mais amplo de planejamento, mas, ao fazerem o investimento, costumam colher os resultados rapidamente”, explica Jaime Peters Junior, diretor da Bz Tech, e-commerce que atua no segmento de automação e informática há 15 anos.

    Um crescimento natural das PMEs

    Aproximadamente uma a cada 5 empresas (20%) consideradas de grande porte – definidas com uma capitalização de mercado superior a US$ 10 bilhões nos Estados Unidos e valores equivalentes em outras economias – eram micro, pequenas e médias empresas em algum momento dos anos 2000. “Desde então, cresceram até atingir o status de grandes empresas”, diz o relatório.

    Ao contrário das grandes empresas, as PMEs precisam atacar questões específicas para competir em um cenário local e galgar novos espaços e mercados. O Banco Mundial, ao analisar os dados da McKinsey, apresentou três fatores que podem contribuir para as PMEs:

    • Fazer parte da cadeia produtiva: quando as PMEs estão integradas à cadeia produtiva, elas tendem a reduzir a diferença de performance para as grandes. Isso acontece quando negociam e interagem com as empresas com maior capacidade financeira. Para as PMEs, o foco deve ser investir em infraestrutura física e digital e atuar para estabelecer regulações justas, aumentando a concorrência e o acesso igualitário ao capital;
    • Melhorar o ambiente de negócios: o Banco Mundial defende que medidas para auxiliar as PMEs refletem positivamente no ambiente de negócios global. É preciso que este suporte venha dos órgãos regulatórios, mas também com foco em medidas personalizadas e segmentadas para cada setor;
    • Priorizar é o segredo: muitas PMEs sofrem pela falta de recursos, por isso é importante direcionar o capital para as suas áreas de interesse. O desafio, neste caso, está em entender a dinâmica do mercado, alocando recursos para competir e inovar. “É isto que notamos no mercado de PMEs: ao entenderem as suas prioridades, elas passam a se movimentar de maneira estratégica”, diz Peters Junior.

    As PMEs são capazes de melhorar a sua competitividade ao fazer os investimentos certos em tecnologia e em pessoas. Há, ainda, um trabalho forte a ser feito na negociação com a administração pública (municipal, estadual e federal) e se tornar uma presença constante em associações de setores e outras instituições capazes de representar seus interesses nos órgãos estratégicos.

    Tecnologias que auxiliam as PMEs

    Parte do investimento das PMEs deve se direcionar a dispositivos voltados a otimizar processos manuais, que tomam muito tempo e não permitem uma gestão automatizada do fluxo operacional. “Temos percebido o destaque para alguns produtos do portfólio, conhecidos como Zebra Essentials”, diz o diretor da Bz Tech. 

    • Impressora de etiquetas – Voltadas ao setor logístico e de embalagens, são produtos muito úteis para acelerar estes processos. Entre as opções desktop, direcionados ao ambiente de escritório, destacam-se a ZD220 e ZD230. Para fins industriais ou em armazéns, as opções são ZT231 e ZT411, sendo que a última é mais compacta e durável.
    • Coletores de dados – Para otimizar a coleta de informações digitais no campo, como fábricas, armazéns e aprimorar o controle de qualidade e inventário, esses dispositivos são a porta de entrada das empresas à transformação digital e à Internet das Coisas. Entre os produtos Zebra recomendados, aparecem o TC15, MC2200 e o TC21.
    • Leitores de códigos de barras – Automatizam e aperfeiçoam atividades de escritório – como gestão de documentos – e também são usados no controle de estoque e inventário. Há os produtos Zebra com fio (DS2208), sem fio (DS2278) e fixos (SP72).

    “Esses três perfis de dispositivos ganharam corpo em nosso portfólio tanto para o uso em ambiente administrativo quanto operacional”, ressalta Peters Junior.

    Sobre a Bz Tech

    A Bz Tech atua no segmento da comercialização de produtos para automação e informática, por meio do site: www.bztech.com.br, sendo hoje uma das maiores lojas online de automação comercial do Brasil. Possui mais de 15 anos de experiência no mercado, e é um dos principais parceiros na revenda dos produtos Zebra, atendendo empresas de todos os tamanhos e segmentos.

    Economia EMPREENDEDORISMO INDÚSTRIAS NEGÓCIOS tecnologia

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