Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Produtora goiana lança animação que discute medos e traumas da infância

    13 de junho de 2025

    Caf lança solução para prevenção de fraudes em documentos

    13 de junho de 2025

    Ônibus atropela e mata criança de 3 anos em Ribeirão Preto; irmã de 12 anos ficou ferida

    13 de junho de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Produtora goiana lança animação que discute medos e traumas da infância
    • Caf lança solução para prevenção de fraudes em documentos
    • Ônibus atropela e mata criança de 3 anos em Ribeirão Preto; irmã de 12 anos ficou ferida
    • Orgulho LGBTQIA+ destaca luta por saúde e trabalho
    • De IA para pequenos negócios a inteligência emocional, Sebrae-SP lança 13 cursos gratuitos e on-line
    • DDM de Franca é reclassificada como unidade policial de 1ª Classe
    • Cirurgia plástica: busca por resultado natural é tendência
    • UniFECAF realiza eventos virtuais para integrar EaD
    • Brasil registra avanço na demanda por livros em 2024
    • Uniphore acelera a expansão pela Europa
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    • De Quebrada
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Especialista fala sobre desafios da logística para o Natal
    Notícias Corporativas

    Especialista fala sobre desafios da logística para o Natal

    DINOBy DINO16 de dezembro de 2024Updated:19 de dezembro de 2024
    Especialista fala sobre desafios da logística para o Natal
    Especialista fala sobre desafios da logística para o Natal
    Panetone, peru, chester, presentes, eletrodomésticos, roupas novas, brinquedos e mais brinquedos, cerveja, vinho, espumante… O final de ano traz uma magia especial para muitas pessoas, e um aumento no consumo também. Levantamento da Blackhawk Network Brasil aponta que os brasileiros deverão gastar, em média, 27% a mais este ano com presentes, em comparação a 2023. 
    Mas, para tudo isso chegar até o cliente final, como em um “passe de mágica”, existe um setor que enfrenta desafios enormes com aumento da demanda, falta de mão de obra e aumento dos custos, é o segmento de Logística.
    O especialista em Logística Emergencial e de Alta Performance, Marcelo Zeferino, CCO da Prestex, fala sobre a corrida contra o tempo e as estratégias das empresas no uso da tecnologia para entregar as mercadorias no prazo, mesmo com a alta demanda do final de ano.
    1. É impressão ou a paciência do consumidor em esperar por um produto está diminuindo? 

    Marcelo Zeferino – “É a pura realidade. Segundo um levantamento da eCommerce Insights os consumidores esperam que produtos de supermercado sejam entregues em cerca de 1,23 dias em média, enquanto produtos de saúde e bebidas alcoólicas devam chegar em até 1,5 dias. Ou seja, os prazos e a paciência do consumidor estão ficando mais curtos a cada ano. A espera suportável era de 2,36 dias em 2022 e caiu para 2,15 dias em 2023 e, com certeza esse prazo será menor a cada ano que passa.”
    2. Quais são os principais desafios enfrentados pela logística neste período de Natal e final do ano?

    Marcelo Zeferino – “A alta demanda de entregas ocorre todo ano e todo ano é a mesma queixa de que a falta de infraestrutura e da mão de obra são os grandes gargalos. Mas, o fato é que esse cenário está posto, então é preciso se adaptar a ele e fazer a magia acontecer, ou seja, fazer os produtos chegarem cada vez mais rápidos na outra ponta, seja ela o consumidor final ou a indústria produtora. Isso passa por um posicionamento assertivo do modelo de negócio das empresas de logística, sem esquecer do uso da tecnologia e todos os benefícios que ela traz, além de um planejamento antes de chegar no gargalo da temporada de compras, que começa em novembro, com a Black Friday, e se estende até janeiro ainda por conta da alta demanda dos produtos de férias e verão.”
    3. Muitas empresas justificam atrasos nas entregas por conta de outros fatores, como eventos climáticos, problemas com os terminais de cargas dos aeroportos e até as guerras. Isso influencia a entrega do consumidor final?

    Marcelo Zeferino – “Para entender melhor, o transporte de cargas é uma reação em cadeia influenciada por vários fatores. Funciona como um efeito dominó, se uma peça cai, vai derrubando todas as outras, atrasando a entrega ao consumidor final.
    Então, questões climáticas, guerras e muitos outros fatores, influenciam sim. Por exemplo, a seca no Estado do Amazonas no meio do ano trouxe sérias consequências e atrasos para o escoamento de produtos da Zona Franca de Manaus, uma vez que o estado usa o meio fluvial para transporte de cargas. As enchentes no Rio Grande do Sul, em maio, também paralisaram a produção e, consequentemente, a entrega de peças e maquinários, principalmente para fabricantes de automóveis de todo o Brasil. Ou seja, é uma reação em cadeia e por isso as empresas precisam ter uma gestão de risco bem arquitetada pela operadora logística.”
    4. E o que deve ser analisado para evitar esta reação em cadeia?

    Marcelo Zeferino – “Uma estratégia de gestão de riscos eficaz começa com o mapeamento detalhado da cadeia de suprimentos, identificando pontos vulneráveis e avaliando os impactos de possíveis interrupções. Além disso, a diversificação de fornecedores, modais e transportadoras se torna essencial para aumentar a capacidade de resposta rápida. Parcerias estratégicas e a criação de planos de contingência também contribuem para que as empresas consigam adaptar suas operações em momentos de crise ou alta demanda, evitando prejuízos e atrasos.”
    5. Como a logística está mudando para se adaptar a estes desafios?

    Marcelo Zeferino – “O supply chain colaborativo, hoje já é uma saída bem aceita pelo mercado, principalmente para períodos críticos como o final de ano. A colaboração entre parceiros ao longo da cadeia de suprimentos, apoiada por plataformas digitais, permite uma comunicação mais ágil, com tráfego de dados em tempo real e uma coordenação estratégica do transporte de cargas, reduzindo custos, otimizando recursos e minimizando atrasos.” 
    6. Como a tecnologia pode ajudar nesta colaboração e evitar atrasos?

    Marcelo Zeferino – “Ao utilizar ferramentas digitais, como plataformas em nuvem e sistemas integrados de gestão, as empresas conseguem alinhar suas operações com fornecedores, transportadoras e clientes, criando uma cadeia de suprimentos mais sincronizada. Além disso, o uso de tecnologias como o blockchain oferece um nível adicional de segurança quando a confiabilidade dos dados é essencial para a tomada de decisões. A IA também pode ser utilizada em várias tarefas, trazendo mais agilidade, economia de recursos e melhor visibilidade. Por exemplo, os algoritmos podem sugerir melhores rotas nas entregas, evitando congestionamentos, reduzindo custos com combustível e manutenção. Os algoritmos analisam também grandes volumes de dados, possibilitando a previsibilidade de demanda ou de possíveis gargalos e a melhor gestão destes processos.”
    7. E como a Prestex, que atua em Logística Emergencial e de Alta Performance B2B, vem implementando estas ferramentas? 

    Marcelo Zeferino – “Algumas dessas tecnologias, como o rastreamento, por exemplo, já são utilizadas há pelo menos 15 anos pela empresa. E nos últimos cinco anos a Prestex investiu em iniciativas que incorporam Inteligência Artificial (IA) generativa e automações focando em atendimento omnichanell, torre de controle, gestão das operações com tracking, melhoria de consumo e gestão de documentos fiscais, financeiros e logísticos, entre outros. Em todas essas frentes, a IA generativa (presente na Suíte do Microsoft 365 e em produtos desenvolvidos internamente) aprende com o time de tecnologia Prestex. Com esse ecossistema, de pessoas e tecnologia, a empresa obteve redução expressiva de tempo nos processos internos, além de maior velocidade e assertividade nas tomadas de decisões.”

    Economia EMPREENDEDORISMO INDÚSTRIAS NEGÓCIOS tecnologia

    Related Posts

    Produtora goiana lança animação que discute medos e traumas da infância

    13 de junho de 2025

    Caf lança solução para prevenção de fraudes em documentos

    13 de junho de 2025

    Orgulho LGBTQIA+ destaca luta por saúde e trabalho

    13 de junho de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Produtora goiana lança animação que discute medos e traumas da infância
    • Caf lança solução para prevenção de fraudes em documentos
    • Ônibus atropela e mata criança de 3 anos em Ribeirão Preto; irmã de 12 anos ficou ferida
    • Orgulho LGBTQIA+ destaca luta por saúde e trabalho
    • De IA para pequenos negócios a inteligência emocional, Sebrae-SP lança 13 cursos gratuitos e on-line
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Região

    Poupatempo participa da Campanha do Agasalho 2025

    By Luis Ribeiro - Dedão no Fato

    Com a chegada do período mais frio do ano, o Poupatempo participa, mais uma vez,…

    Sabesp promove encontro sobre jornada dupla e liderança feminina com Luiza Helena Trajano

    9 de junho de 2025

    Franca encerra Semana do Meio Ambiente com ações ecológicas no Parque dos Trabalhadores

    7 de junho de 2025

    Pela segunda vez, alunos de Ribeirão Corrente visitam propriedade de Rafael Stefani para vivência sobre o café

    6 de junho de 2025
    Arquivos
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.