Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    E para quem curte aquela comida caipira deliciosa, o Rancho JP, em Patrocínio Paulista é uma ótima pedida neste domingão, dia das Mães. Caríssimo Luiz Claudio e equipe aguardam por todos para um almoção especial.

    10 de maio de 2025

    Outra dica de presente para as mamães, é um lindo óculos da Bella Ótica. Por lá você encontra solares das mais diversas marcas e modelos e armações lindas. Ótima oportunidade de presentes. Flavinha Bastianini espera por todos na Rua General Osório, 1440, antigo prédio da AEC.

    10 de maio de 2025

    E neste domingo, Dia das Mães, é dia de levar a sua rainha para almoçar na Grelha de Fogo Churrascaria e curtir aquele rodizio nota dez, que toda a cidade conhece. Local aconchegante e especial, no Complexo Galo Branco.

    10 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • E para quem curte aquela comida caipira deliciosa, o Rancho JP, em Patrocínio Paulista é uma ótima pedida neste domingão, dia das Mães. Caríssimo Luiz Claudio e equipe aguardam por todos para um almoção especial.
    • Outra dica de presente para as mamães, é um lindo óculos da Bella Ótica. Por lá você encontra solares das mais diversas marcas e modelos e armações lindas. Ótima oportunidade de presentes. Flavinha Bastianini espera por todos na Rua General Osório, 1440, antigo prédio da AEC.
    • E neste domingo, Dia das Mães, é dia de levar a sua rainha para almoçar na Grelha de Fogo Churrascaria e curtir aquele rodizio nota dez, que toda a cidade conhece. Local aconchegante e especial, no Complexo Galo Branco.
    • Dica de presente de nossa Coluna para as mamães: uma linda joia do Portal das Joias. Por lá você encontra lindas peças para presentear sua mamãe. Passe por lá e confira (Voluntários da Franca, 1557 no Centro). Caro amigo Polaco e toda sua equipe estão a postos para bem atender a todos.
    • Alegria registrar o aniversário do querido amigo Marcos César Pimenta, que acontece neste sábado. Ele que é o Diretor do escritório Contábil Cruzeiro em nossa cidade. Parabéns querido amigo.
    • Lucas Renato, proprietário da Morada do Capiau convidando todas as mamães para um almoço especial neste domingo, com muitas gostosuras e boa música sertaneja.
    • Profissional da advocacia que muito se destaca em suas atividades na área jurídica. Dra. Lígia Granzoto estará conosco no mês de junho no programa Família Verzola Recebe.
    • Querido amigo Luciano de Carvalho espera por todos neste domingo, com almoço especial no Matheus e Rosária em comemoração ao Dia das Mães.
    • CGTN: Como os laços estáveis China-Rússia contribuem para um mundo turbulento?
    • Escola Profissionalizante e FUSSOL oferecem 425 vagas para oficinas de chocolate
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Rádio FNT
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Esportes
    • Porça News
    • +Colunas
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Animais em Foco
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Ativistas e CFM discordam sobre cotas em residências médicas
    Notícias Corporativas

    Ativistas e CFM discordam sobre cotas em residências médicas

    DINOBy DINO11 de novembro de 2024
    Ativistas e CFM discordam sobre cotas em residências médicas
    Ativistas e CFM discordam sobre cotas em residências médicas

    O embate jurídico sobre a utilização de cotas em processos seletivos para cursos de residência médica ganhou um novo capítulo. O Conselho Federal de Medicina (CFM) ingressou com ação civil pública contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), na 3ª Vara Cível de Brasília, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). O motivo é a destinação de 30% das vagas do Exame Nacional de Residência (Enare) para candidatos pretos, pardos, indígenas ou pessoas com deficiência.

    Especializado em notícias sobre a área da medicina, o portal Melhores Escolas Médicas ouviu representantes de grupos vulneráveis. Para Samira Soares, coordenadora geral do Movimento Negro Unificado (MNU) na Bahia, o posicionamento do CFM representa um retrocesso nas conquistas que garantem reparação histórica e inclusão dos negros e outros grupos marginalizados em espaços de grande impacto social, como o setor da saúde. “As cotas não são uma concessão, mas sim uma resposta necessária ao racismo estrutural que permeia a sociedade brasileira”, diz. 

    “A exclusão das cotas nas residências médicas, como sugere o CFM, compromete o avanço de profissionais negros na medicina e perpetua uma estrutura desigual e excludente. Além disso, representa um desrespeito ao compromisso de promover uma sociedade mais justa e igualitária, pois a diversidade no setor médico é fundamental para atender melhor a nossa população diversa, especialmente nas periferias e regiões marginalizadas, onde a população negra é a mais afetada pela falta de acesso à saúde”, ressalta Samira.

    A professora aposentada da Faculdade de Medicina da UFRJ e ex-secretária nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Izabel de Loureiro Maior, também defende que as condições estruturais do país justificam a existência de políticas que promovam o acesso às vagas dos programas de residência médica, bem como os recursos de acessibilidade no processo seletivo.

    “A acentuada desigualdade social e alta discriminação contra os segmentos vulnerabilizados, como as pessoas com deficiência, acompanham essas parcelas populacionais, apesar das políticas públicas de inclusão existentes. Daí ainda precisarmos de ação afirmativa para reduzir as barreiras atitudinais e ambientais persistentes. Por isso, caberá a cada candidato comprovadamente com deficiência escolher o que é melhor para si nos concursos de pós-graduação, seja a residência médica ou outros”, pontua.

    Ativista na luta pelos direitos das pessoas com deficiência, a senadora Mara Gabrilli (PSD) acionou o Ministério Público Federal, na tentativa de conter a investida jurídica do CFM. “Temos legislações que defendem as cotas em diversos âmbitos e ainda dispositivos legais que tipificam os crimes resultantes de preconceito de etnia, raça, cor ou deficiência. Nesse sentido, a postura do CFM é claramente uma discriminação. É por isso que estou entrando com uma representação no MPF para que tome as providências cabíveis e as medidas judiciais destinadas à proteção dos direitos dos brasileiros com deficiência”, informa.

    “Alegar que as cotas não devem ser aplicadas nas residências médicas é não reconhecer a dívida que o Estado e a sociedade têm com esses grupos. Sabemos que as cotas existem para sanar problemas estruturantes, estão longe de ser um privilégio, e não é excluindo ações afirmativas e não cumprindo a lei que iremos garantir qualidade na formação de futuros médicos. Ao contrário, trata-se de uma medida excludente e que nada tem a ver com a defesa da vida, que é o verdadeiro papel de um profissional da saúde”, ressalta Gabrilli.

    O que argumenta o CFM

    Apesar de reconhecer a importância das políticas afirmativas para a concretização do princípio de equidade, o CFM entende que não se aplicam para a seleção em residências médicas. “Ao ingressarem nos cursos de medicina por meio das cotas, negros, indígenas, quilombolas e portadores de necessidades especiais (sic) tiveram acesso ao mesmo ensino que os demais colegas da ampla concorrência. O registro no Conselho Federal de Medicina (CRM) significa que todos são médicos, não havendo lacunas de conhecimento que justifiquem um tratamento diferenciado para alguns”, argumenta em nota pública.

    Para o CFM, a reserva de vagas “vai causar uma discriminação reversa, já que eventuais desigualdades foram equalizadas a partir da entrada dos grupos menos favorecidos nas faculdades de medicina, além de que a seleção para residência médica não se assemelha a concurso para provimento de cargos públicos”.

    “O que o CFM defende, e que deveria fazer parte da lista de reivindicações de todos os que querem uma medicina brasileira de qualidade, é que a residência médica se mantenha como o padrão-ouro na formação de especialistas, baseando o acesso aos programas no mérito acadêmico de conhecimento, motivo pelo qual o CFM ajuizou ação judicial para este fim”, conclui o Conselho.

    Resposta da Ebserh

    A Ebserh também emitiu comunicado oficial. Alega que o objetivo do Enare é a ampliação e a democratização do acesso às vagas de residência médica, multiprofissional e em área profissional da saúde no Brasil, “o que está em total alinhamento ao estabelecimento de reserva de vagas (cotas) para o acesso de grupos populacionais vulnerabilizados, assim como aos objetivos da República Federativa do Brasil, previstos na Constituição Federal”.

    “O Supremo Tribunal Federal já declarou a constitucionalidade das ações afirmativas, tal como a utilização do sistema de reserva de vagas (cotas) por critério étnico-racial, na seleção para ingresso no ensino superior público. O estabelecimento de reservas de vagas no Enare, com respaldo constitucional e legal, visa garantir que o acesso aos programas de residência reflita a diversidade demográfica do Brasil e contribua para um sistema de saúde mais inclusivo e equitativo”, diz.

    De acordo com a nota, a Ebserh também avalia que a existência de políticas de cotas no ingresso às universidades públicas, por si só, não elimina as profundas desigualdades sociais que afetam o acesso às especialidades médicas, tendo em vista que muitos estudantes ainda enfrentam barreiras adicionais ao tentarem ingressar nos programas de residência, onde há uma acirrada competição e altos custos associados à preparação para exames específicos.

    COMUNICAÇÃO Educação POLÍTICAS SAÚDE E BEM-ESTAR

    Related Posts

    CGTN: Como os laços estáveis China-Rússia contribuem para um mundo turbulento?

    10 de maio de 2025

    Mercado estético avança com soluções menos invasivas

    9 de maio de 2025

    Tumi celebra 50 anos com coleção em tom dourado bullion

    9 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • E para quem curte aquela comida caipira deliciosa, o Rancho JP, em Patrocínio Paulista é uma ótima pedida neste domingão, dia das Mães. Caríssimo Luiz Claudio e equipe aguardam por todos para um almoção especial.
    • Outra dica de presente para as mamães, é um lindo óculos da Bella Ótica. Por lá você encontra solares das mais diversas marcas e modelos e armações lindas. Ótima oportunidade de presentes. Flavinha Bastianini espera por todos na Rua General Osório, 1440, antigo prédio da AEC.
    • E neste domingo, Dia das Mães, é dia de levar a sua rainha para almoçar na Grelha de Fogo Churrascaria e curtir aquele rodizio nota dez, que toda a cidade conhece. Local aconchegante e especial, no Complexo Galo Branco.
    • Dica de presente de nossa Coluna para as mamães: uma linda joia do Portal das Joias. Por lá você encontra lindas peças para presentear sua mamãe. Passe por lá e confira (Voluntários da Franca, 1557 no Centro). Caro amigo Polaco e toda sua equipe estão a postos para bem atender a todos.
    • Alegria registrar o aniversário do querido amigo Marcos César Pimenta, que acontece neste sábado. Ele que é o Diretor do escritório Contábil Cruzeiro em nossa cidade. Parabéns querido amigo.
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Destaques

    Alta Mogiana inicia colheita de café com preços firmes, mas produtividade menor

    By Repórter no Fato

    Produtores enfrentam impacto da seca e preveem quebra de safra em boa parte da região;…

    Exportações brasileiras crescem e Ribeirão Preto se destaca como polo estratégico

    7 de maio de 2025

    Mãe e filha constroem juntas uma trajetória de décadas na Sabesp

    7 de maio de 2025

    ‘Allan Kardec’ realiza Bazar do Dia das Mães com produtos a partir de R$ 5

    6 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.