Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Presidente da Câmara de Franca cobra chamamento para hospital público estadual iniciar as contratações

    31 de maio de 2025

    Cupertino é condenado a 98 anos de prisão por morte de ator de Chiquititas e de seus pais

    30 de maio de 2025

    Franca sofre apagão no último quarto e perde para o Flamengo na semifinal do NBB

    30 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Presidente da Câmara de Franca cobra chamamento para hospital público estadual iniciar as contratações
    • Cupertino é condenado a 98 anos de prisão por morte de ator de Chiquititas e de seus pais
    • Franca sofre apagão no último quarto e perde para o Flamengo na semifinal do NBB
    • Aplex expande e fecha parceria com monday.com e Keepit
    • Zanini Seguros reforça atuação em gestão de riscos para transporte de cargas
    • Aneel aciona bandeira vermelha para junho, e conta de luz fica mais cara
    • Comunicar falecimentos com respeito fortalece vínculos
    • ACIF e Franca Shopping celebram Dia dos Namorados com ‘Cine ao Ar Livre’
    • Está pronto? O recurso “Right Now” da Grindr já está disponível no mundo inteiro
    • Consórcio é opção cada vez mais escolhida por brasileiros pelos seus atrativos
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Inteligência artificial deve aprimorar plataformas de vendas
    Notícias Corporativas

    Inteligência artificial deve aprimorar plataformas de vendas

    DINOBy DINO22 de janeiro de 2025
    Inteligência artificial deve aprimorar plataformas de vendas
    Inteligência artificial deve aprimorar plataformas de vendas

    Em 2024, segundo dados revelados pela Forbes Advisor, o mercado global de comércio eletrônico movimentou US$ 6,3 trilhões – o que significa que 20% das compras no varejo foram realizadas exclusivamente no ambiente virtual. Esse comportamento vem ganhando cada vez mais adeptos e deverá elevar esse percentual para 23% nos próximos dois anos. Gigantes como Amazon, eBay e Mercado Livre têm usado a inteligência artificial (IA) para remodelar o cenário das compras online.

    Recente análise da empresa europeia de B2B Uxify mostra que a hiper personalização baseada em IA criará uma experiência de compra mais envolvente e relevante, aumentando a probabilidade de conversões e satisfação do cliente, com sugestões de produtos personalizadas que são exclusivamente relevantes para cada comprador individual. É como se a IA fosse um assistente de compras, partindo da ‘observação’ da navegação do cliente, anotando tudo o que a pessoa aprecia e se interessa, para então sugerir compras que atendam perfeitamente ao estilo e às necessidades do cliente.

    De acordo com Luiz Claudio Ramalho, da Imagem Consultoria, as empresas que não investem em uma presença online robusta estão ficando para trás. “Ter um e-commerce próprio ou vender em plataformas consagradas não é mais uma questão de escolha, mas de sobrevivência num mercado altamente competitivo”. A seguir, o consultor especializado em marketplaces revela quatro principais tendências de e-commerce para este ano de 2025.

    1. Mecanismos de recomendação orientados por IA. “A inteligência artificial vem evoluindo muito rapidamente nos últimos anos e aprimorando os serviços oferecidos pelas plataformas de vendas. Depois de analisar minuciosamente as ações de cada comprador, registrando dados sobre produtos visualizados, como o tempo gasto pesquisando itens específicos, ela é capaz de traçar um perfil com os interesses do consumidor, prever interesses futuros, e até mesmo antecipar o que o cliente poderá querer em seguida. Ou seja, os algoritmos de machine learning (aprendizado de máquina) identificam um padrão e ‘criam’ necessidades ou desejos antes mesmo que o consumidor se dê conta”.
    1. Uso de IA para gerenciar a complexidade das operações. “Saber vender mais e melhor é apenas um aspecto de todo o sistema de um marketplace. Ou seja, é preciso contar com um processo de melhoria contínua e gerenciar a cadeia de suprimentos visando zero erro. Nos processos de logística, a inteligência artificial é o motor que otimiza rotas, prevê demandas e gerencia estoques com precisão. Isso se traduz em entregas mais rápidas, custos reduzidos e menos frustração para os clientes, que recebem seus pedidos no prazo esperado.”
    1. IA conversacional para atendimento full time ao cliente. “Se numa loja física os clientes se mostram muitas vezes indecisos e inseguros não só sobre comprar ou não um determinado produto, mas em dúvida sobre alguma característica, quer seja de tamanho, cor, volume, material, prazo de garantia e de entrega etc., essa sensação pode se amplificar nas compras online. Uma forma de atender às dúvidas dos clientes 24h por dia, de forma corretamente padronizada e conveniente, é a grande vantagem dos chatbots guiados por inteligência artificial. Esses assistentes virtuais podem lidar com uma gama cada vez maior de necessidades dos clientes, sendo capazes de compreender o contexto, detectar sentimentos e responder de uma forma que pareça com uma conversa real, estabelecendo uma interação eficaz e confiável com os clientes”.
    1. Pesquisa visual alimentada por IA. “O recurso de pesquisa de imagens está sendo rapidamente aprimorado. Por exemplo, se determinado seguidor se interessar por algum móvel do ambiente em que o influenciador X está se apresentando, o que ele faz? Em breve, estará muito mais popularizada a pesquisa de imagem alimentada por inteligência artificial. Neste caso, a busca visual utiliza algoritmos avançados de IA para analisar a imagem enviada pelo usuário. Na sequência, o sistema identifica a imagem e a compara com produtos semelhantes nos inventários dos varejistas, ajudando o consumidor a encontrar exatamente o que está procurando em um instante, podendo ainda oferecer variações mais interessantes com base em suas preferências individuais. Esse tipo de recurso encurta o caminho até a compra, aumentando a probabilidade de conversão”.

    De acordo com o consultor, a inteligência artificial está moldando o futuro dos marketplaces ao unir eficiência, conveniência e personalização. As empresas que souberem aproveitar esses avanços estarão não só à frente da concorrência, mas também criando experiências de compra memoráveis para seus clientes. “Hoje, mais do que nunca, a inteligência artificial desempenha um papel estratégico no sucesso dos marketplaces. Ela não apenas revoluciona a experiência do cliente, mas também melhora significativamente a eficiência operacional das plataformas de e-commerce”.

    E-COMMERCE Economia EMPREENDEDORISMO ENGENHARIA tecnologia

    Related Posts

    Aplex expande e fecha parceria com monday.com e Keepit

    30 de maio de 2025

    Zanini Seguros reforça atuação em gestão de riscos para transporte de cargas

    30 de maio de 2025

    Comunicar falecimentos com respeito fortalece vínculos

    30 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Presidente da Câmara de Franca cobra chamamento para hospital público estadual iniciar as contratações
    • Cupertino é condenado a 98 anos de prisão por morte de ator de Chiquititas e de seus pais
    • Franca sofre apagão no último quarto e perde para o Flamengo na semifinal do NBB
    • Aplex expande e fecha parceria com monday.com e Keepit
    • Zanini Seguros reforça atuação em gestão de riscos para transporte de cargas
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Região

    Pedregulho lidera produção de café em São Paulo e destaca força feminina no campo

    By Luis Ribeiro - Dedão no Fato

    O município de Pedregulho, localizado no nordeste paulista, se consolida como o maior produtor de…

    6º Pedágio de lixo eletrônico do ‘Allan Kardec’ será no dia 7 de junho

    30 de maio de 2025

    Documentário resgata história da Cachaça no interior paulista e destaca tradição da Fazenda Barra Grande

    29 de maio de 2025

    Justiça começa a julgar casal acusado pelo sumiço de 63 milhões em sacas de café no interior de SP

    28 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.