Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Cirion nomeia Santiago Londoño presidente da Unidade de Conectividade

    21 de maio de 2025

    Novo Programa comenta tendências de tecnologia no YouTube

    21 de maio de 2025

    Cemitério Campo Grande recebe obras de pavimentação

    21 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Cirion nomeia Santiago Londoño presidente da Unidade de Conectividade
    • Novo Programa comenta tendências de tecnologia no YouTube
    • Cemitério Campo Grande recebe obras de pavimentação
    • Wizard by Pearson e Botafogo firmam parceria
    • Brasil registra pior posição da história no ranking de percepção da corrupção
    • Com prazo do IR 2025 no fim, golpistas miram contribuintes apressados
    • FCCI Insurance Group Homenageado com o Duck Creek Standard of Excellence Customer Award no Formation ‘25
    • Visa lança Visa Commercial Integrated Partners para turbinar ecossistema de fintechs
    • FACERES sedia II Jornada de Saúde dos Povos Indígenas
    • Projeto Bom Passe é apresentado na Câmara e reforça importância do esporte para crianças e adolescentes 
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » SVAs surgem como novo modelo de negócio para as pequenas e médias empresas
    Notícias Corporativas

    SVAs surgem como novo modelo de negócio para as pequenas e médias empresas

    DINOBy DINO18 de agosto de 2023
    SVAs surgem como novo modelo de negócio para as pequenas e médias empresas
    SVAs surgem como novo modelo de negócio para as pequenas e médias empresas

    Uma das maiores integradoras de Serviços de Valor Adicionado (SVAs) para provedores de internet do Brasil, a Campsoft, divulgou seu balanço semestral de 2023. A empresa cresceu 40% em quantidade de clientes, um crescimento 52% maior que o mesmo período em 2022, mantendo um crescimento médio de 11% ao mês nos últimos 12 meses e ultrapassando 2 milhões de usuários atendidos pelos provedores.

    Os dados trazem mais do que um crescimento exponencial da Start-up, revelam também um novo perfil de consumidor de provedores de internet, e uma nova oportunidade para as pequenas e médias empresas (PMEs).

    Fornecedora de conteúdo (aplicativos e serviços digitais) para provedores de Internet (ISP), neste cenário, provedores de internet passaram a agregar em seus serviços, diversos aplicativos, indo além do acesso à internet e fornecendo valor agregado a sua oferta, abrindo oportunidades a centenas de provedores de PMEs e seus consumidores.

    Para Ricardo Camps, CEO da Campsoft, quando o assunto é provedor de internet e streaming, cada vez mais a busca em colocar a experiência do consumidor em primeiro lugar torna-se mais desafiadora e uma escolha que faz toda a diferença no mercado. “Já não se trata da velocidade, cada vez mais equivalente, mas sim de atrelar serviços de valor agregado: o cliente compra a internet e também os aplicativos que tanto o cativam,” comenta.

    Para Camps, a empresa está alinhada com as demandas dos consumidores e gerando oportunidade para provedores de todos os portes. “À medida que mais e mais pessoas aderem aos aplicativos e serviços de streaming, a demanda por serviços de internet aumenta proporcionalmente. As empresas do setor estão percebendo essa oportunidade e agregando aplicativos aos seus serviços, fornecendo mais do que apenas acesso à internet e adicionando valor às suas ofertas”.

    Oportunidade para as PMEs

    Como percebe-se, o crescimento da empresa expoente de integração com provedores é uma via de mão dupla. Os serviços digitais, incluindo vídeos, séries, livros, meditação, quadrinhos, cursos, treinos e utilidades de saúde estão se transformando em poderosas ferramentas de crescimento para pequenas e médias empresas (PMEs).

    Para contextualizar o espaço ocupado pelo universo virtual, um estudo realizado em 2022 pela Kantar Media mostrou que 49% dos entrevistados no Brasil possuem pelo menos uma assinatura de streaming.  Já o estudo da BusinessWire aponta que até 2026 o mercado global de e-books deve crescer 28% em receitas e prevê saltar dos US$ 18,1 bilhões de 2020 para US$ 23,1.  

    Neste cenário, provedores de internet passaram a agregar em seus serviços diversos aplicativos, indo além do acesso à internet e fornecendo valor agregado a sua oferta. A transição para o digital tem sido tão rápida e abrangente que agora vemos livros físicos, televisão por assinatura, música e até consultas médicas tendo seu consumo físico sendo usados por aplicativos e streamings. 

    Na área da saúde, a Dasa – principal rede de saúde integrada do Brasil -, relata que apenas no primeiro bimestre de 2022, a procura pelos serviços aumentou 226% em comparação ao mesmo período de 2021. Um recorte que reforça o aumento na utilização de serviços digitais e aplicativos, seja para diversão, saúde ou conhecimento.

    Esse aumento do consumo de apps e serviços de streaming vem gerando aumento proporcional à demanda de entrega de internet, e isso não passou despercebido pelas empresas do setor, que hoje, mais do que nunca, se reinventam não só para atender, mas para fidelizar seus clientes, já que o cliente não compra apenas a internet, mas também os apps que tanto o cativam.

    Atualmente, a Campsoft diversifica seus produtos oferecendo uma gama de mais de 25 Serviços de Valor Agregado (SVAS) para provedores de internet no Brasil. Até o final de 2023 a empresa planeja expandir novos produtos, abrindo oportunidades para outros aplicativos que queiram se beneficiar deste modelo de comercialização.

    Otimização fiscal para PMEs

    A aumento da procura destes serviços por pequenas e médias empresas vai além do puro marketing e estratégia de vendas. Quando bem implementada e com um portfólio de SVAs inteligente, os provedores de internet ainda veem a oportunidade de gerar otimização fiscal no novo modelo de negócio, já que SVAs de telecomunicação, a exemplo da Tocalivros (plataforma de audiolivros e eBooks), são isentos de ICMS, aliando produtos que gerem mais engajamento da sua marca com o mercado, soluções que transformem a vida do seu assinante aliado a estratégias fiscais ideal para o crescimento sustentável do provedor.

    Mas os objetivos são diversos: fidelização de clientes, redução da taxa de cancelamento, otimização tributária, aumento do ticket médio ou mesmo reduzir riscos e contingências.

    Para a redução do churn, por exemplo, o SVA tem sido uma opção para reduzir essa perda de clientes para os concorrentes, ou seja, fidelizar clientes. Alguns provedores do setor relatam atingir uma fidelização de 30% da sua base em poucos meses após a oferta desses serviços. 

    Outro fator importante é que a inclusão dos aplicativos tem sido motivada, em parte, pela alta carga tributária e pela transição de regime fiscal. A sua utilização pode permitir que os provedores busquem alternativas para a tributação do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), o que permite aumentar o fluxo de caixa e reduzir contingências contábeis e jurídicas.

    Cada vez mais, os provedores têm buscado aumentar o ticket médio oferecendo uma ampla gama de serviços digitais, de maneira diversificada para atingir diferentes públicos, e os SVAs tornam-se aliados na diversidade de produtos oferecidos, atendendo clientes que buscam serviços de streaming de filmes ou TV por streaming, até opções de música ou saúde online. As empresas de SVA atualmente oferecem consultorias especializadas nessa área, fornecendo assistência nessas questões.

    Combinar esses serviços é incentivar a atualização de planos dos clientes existentes e atrair novos assinantes para a base. Nesta via de mão dupla, oportunidade para provedores e para empresas de Apps é o que não faltam.

    COMUNICAÇÃO MARKETING NEGÓCIOS STARTUPS tecnologia

    Related Posts

    Cirion nomeia Santiago Londoño presidente da Unidade de Conectividade

    21 de maio de 2025

    Novo Programa comenta tendências de tecnologia no YouTube

    21 de maio de 2025

    Cemitério Campo Grande recebe obras de pavimentação

    21 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Cirion nomeia Santiago Londoño presidente da Unidade de Conectividade
    • Novo Programa comenta tendências de tecnologia no YouTube
    • Cemitério Campo Grande recebe obras de pavimentação
    • Wizard by Pearson e Botafogo firmam parceria
    • Brasil registra pior posição da história no ranking de percepção da corrupção
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Local

    Cuidado em liberdade transforma vidas: CAPSs de Franca celebram a Luta Antimanicomial

    By Reporter no Fato

    – Programação especial nas unidades Renascer e Florescer destaca avanços da desinstitucionalização e o protagonismo…

    Promotor pede R$ 3 milhões de indenização ao governo de SP após pacientes ficarem cegos por erro em mutirão

    19 de maio de 2025

    Quebra da safra, novas cultivares e manejo: Procafé espera 3 mil pessoas em evento técnico na próxima semana em Varginha

    15 de maio de 2025

    APAE Franca promove 13º Leilão “Um Lance de Amor” para ampliar atendimento a pessoas com autismo

    13 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.