Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Mastopexia com prótese corrige flacidez e devolve volume

    12 de maio de 2025

    Pesquisa da Perficient descobre desconexão entre executivos e seus funcionários ao adotar IA generativa

    12 de maio de 2025

    Estudo aponta dados sobre uso de IA no marketing digital

    12 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Mastopexia com prótese corrige flacidez e devolve volume
    • Pesquisa da Perficient descobre desconexão entre executivos e seus funcionários ao adotar IA generativa
    • Estudo aponta dados sobre uso de IA no marketing digital
    • Sustentabilidade guia escolhas de 67% dos brasileiros
    • Nova solução de recarga elétrica atende postos e frotas no Brasil
    • Gulf participa da FEIBANANA 2025 com foco em manejo fitossanitário
    • Festival de cinema independente 2º Goiânia Kino Mostra será realizado de 9 a 11
    • Apex Fintech Solutions e ília Digital cooperam para revolucionar plataformas de investimento para instituições financeiras
    • Filtro da FlashStart bloqueia ameaças em milissegundos e lidera ranking global
    • Cresce procura por estímulo de colágeno nas clínicas
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Rádio FNT
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Esportes
    • Porça News
    • +Colunas
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Animais em Foco
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Estudo destaca efeitos da IA nos processos de neurovendas
    Notícias Corporativas

    Estudo destaca efeitos da IA nos processos de neurovendas

    DINOBy DINO11 de julho de 2023
    Estudo destaca efeitos da IA nos processos de neurovendas
    Estudo destaca efeitos da IA nos processos de neurovendas

    Neurovenda é um processo que tem como objetivo despertar nos clientes a vontade de adquirir um produto ou serviço, transformando uma necessidade em um desejo no cérebro do consumidor. No entanto, quando a inteligência artificial (IA) entra em cena nos processos de atendimento, as decisões tornam-se mais complexas, pois a abordagem passa a ser direcionada a resultados de fechamentos de negócios de forma automatizada. 

    De acordo com uma pesquisa da McKinsey em 2021, empresas que adotaram IA em pelo menos uma função cresceram em 56%, acima dos 50% do ano anterior. 

    Para compreender o impacto da IA nos processos de neurovendas, é essencial entender o que essa tecnologia representa nos diferentes setores empresariais. De acordo com o manual da TOTVS, uma das principais empresas de tecnologia do mundo, a IA é uma das tecnologias disruptivas mais relevantes atualmente, com potencial para modificar significativamente o funcionamento das organizações. Segundo um estudo da PWC (Global Artificial Intelligence Study), espera-se que essa tecnologia contribua com quase US$16 trilhões para a economia mundial até 2030.

    Uma solução de IA envolve a combinação de várias tecnologias, como redes neurais artificiais, algoritmos e sistemas de aprendizado, que simulam habilidades humanas relacionadas à inteligência, como raciocínio, percepção do ambiente e tomada de decisão. Em outras palavras, a IA busca capacitar soluções tecnológicas para realizar atividades de forma inteligente.

    Essa presença é notável no dia a dia dos usuários de smartphones, que ao pesquisar sobre um assunto, passa a receber informações e propagandas relacionadas ao tema. Dessa forma, o cérebro é inundado por informações sobre algo que, até então, não era um desejo consciente, mas talvez uma necessidade pessoal.

    Nesse contexto, na primeira oportunidade de compra, se a oferta se encaixar no orçamento, a tendência é que o negócio seja fechado de forma rápida e eficiente. No entanto, é importante ressaltar que os consumidores devem estar atentos a possíveis fraudes, sites de vendas falsos, estelionatários e golpes que se valem da IA para enganar e lesar os clientes. Nesse sentido, todo cuidado é pouco, e é fundamental saber com quem negociar.

    Embora a IA traga benefícios inegáveis para os processos de atendimento, muitos clientes não se sentem confortáveis sendo atendidos por sistemas de inteligência artificial. Especialmente aqueles que não possuem conhecimento ou familiaridade com as tecnologias atuais enfrentam dificuldades em concluir um atendimento sem interagir com um ser humano. O que deveria ser uma experiência prática e eficiente acaba se tornando cansativa e frustrante. O desgaste se intensifica quando o cliente precisa reiniciar o atendimento diversas vezes, e reclamações são comuns em empresas que não disponibilizam um atendente humano para esclarecer as dúvidas que possam surgir.

    Para Marco Castro, especialista em Neurovendas, é fundamental entender que a tecnologia da IA não deve ser ignorada pelos neurovendedores. “Não podemos deixar de reconhecer as soluções rápidas que a tecnologia oferece aos clientes de todos os mercados”, afirma Castro. Segundo ele, conhecer a forma como o cliente se relaciona com o mercado, compreender suas necessidades e oferecer um atendimento diferenciado são os principais fatores de sucesso nas neurovendas como uma ferramenta de atendimento ao cliente.

    Apesar da importância do contato pessoal no relacionamento com os clientes, Marco Castro ressalta que os neurovendedores devem se aliar à tecnologia da IA para oferecer produtos de maneira diferenciada. “Ao otimizar recursos, diminuir o tempo de resposta e compreender os clientes de forma abrangente, podemos utilizar as técnicas de venda voltadas para o cérebro dos clientes como um diferencial perfeito para obter resultados positivos em negociações vencedoras”, conclui Castro.

    Com os avanços tecnológicos, os limites da IA estão sendo constantemente testados e expandidos, abrindo novas possibilidades para aplicações inovadoras e promissoras. A IA possui diferentes tipos, cada um com seus próprios objetivos e abordagens.

    Na categoria de Inteligência de Máquina, por exemplo, o objetivo é criar máquinas capazes de realizar tarefas específicas programadas, como reconhecimento de padrões, tomada de decisões lógicas ou aprendizado com base em experiências anteriores. Essa aplicação busca automatizar processos e simplificar tarefas diárias.

    Já a Inteligência Humanóide tem como meta criar máquinas capazes de imitar o comportamento humano. Essas máquinas são programadas para se comportar de forma semelhante aos seres humanos, realizando tarefas como conversação, reconhecimento facial e expressão de emoções. 

    Por fim, a Inteligência Coletiva busca desenvolver redes complexas capazes de tomar decisões coletivas. Essas redes são formadas por múltiplos agentes inteligentes interconectados, que trabalham juntos para solucionar problemas. O objetivo é criar sistemas complexos capazes de tomar decisões coletivas, como um sistema financeiro inteligente.

    Diante desse cenário, fica evidente a importância de compreender e explorar as diversas possibilidades oferecidas pela IA nos processos de neurovendas. A IA pode melhorar os sistemas de atendimento ao cliente, otimizando recursos, reduzindo o tempo de resposta e oferecendo um conhecimento mais abrangente sobre os clientes. Prova disso foi através de uma pesquisa global recente da IBM, que mostrou que 41% das empresas brasileiras utilizam alguma forma de Inteligência Artificial em seu dia a dia, sendo que 44% delas utiliza a tecnologia para detecção de segurança/ameaças; 44% para conversação; 30% para marketing e vendas e 30% das operações para automatizar os principais processos e manter o desempenho dos aplicativos, enquanto tornam a alocação de recursos mais eficiente.

    No entanto, é necessário encontrar um equilíbrio entre o uso da IA e o contato pessoal. Marco Castro destaca que “o relacionamento junto aos clientes é sempre importante, e quanto mais o neurovendedor entender os comportamentos e a maneira como o cliente pensa, mais recursos ele terá para se aliar à tecnologia da inteligência artificial e oferecer os produtos de forma diferenciada”.

    ATACADO E VAREJO E-COMMERCE Economia INDÚSTRIAS NEGÓCIOS

    Related Posts

    Mastopexia com prótese corrige flacidez e devolve volume

    12 de maio de 2025

    Pesquisa da Perficient descobre desconexão entre executivos e seus funcionários ao adotar IA generativa

    12 de maio de 2025

    Estudo aponta dados sobre uso de IA no marketing digital

    12 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Mastopexia com prótese corrige flacidez e devolve volume
    • Pesquisa da Perficient descobre desconexão entre executivos e seus funcionários ao adotar IA generativa
    • Estudo aponta dados sobre uso de IA no marketing digital
    • Sustentabilidade guia escolhas de 67% dos brasileiros
    • Nova solução de recarga elétrica atende postos e frotas no Brasil
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Destaques

    Alta Mogiana inicia colheita de café com preços firmes, mas produtividade menor

    By Repórter no Fato

    Produtores enfrentam impacto da seca e preveem quebra de safra em boa parte da região;…

    Exportações brasileiras crescem e Ribeirão Preto se destaca como polo estratégico

    7 de maio de 2025

    Mãe e filha constroem juntas uma trajetória de décadas na Sabesp

    7 de maio de 2025

    ‘Allan Kardec’ realiza Bazar do Dia das Mães com produtos a partir de R$ 5

    6 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.