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    Notícias Corporativas

    Novidades envolvendo smart payments mudam mercado, mas geram dúvidas

    DINOBy DINO12 de dezembro de 2022
    Novidades envolvendo smart payments mudam mercado, mas geram dúvidas
    Novidades envolvendo smart payments mudam mercado, mas geram dúvidas

    O mercado de soluções financeiras digitais está cada vez mais complexo e cheio de possibilidades. Porém nem sempre é fácil acompanhar todos os detalhes dessas novas soluções e produtos. No campo dos smart payments, é muito comum existirem dúvidas, sobretudo quando as soluções financeiras possuem poucos anos de existência, como o Pix. É por isso que o Head de Financial Products & Services da Certsys, Thiago Cassini, apresenta algumas explicações sobre dois produtos financeiros, em smart payments, que estão gerando dúvidas: o split de pagamentos aplicado ao Pix e o Pix parcelado. 

    Recentemente o Pix completou dois anos de existência. Observando bem o período, a Febraban realizou um levantamento sobre a ferramenta de pagamentos que já ultrapassou as transações via DOC, TED e boleto juntas. Foram feitas 26 bilhões de transações, com valores chegando a R$ 12,9 trilhões. Não é por acaso que a solução tende a se desdobrar em novos produtos e possibilidades, sobretudo por ser uma tecnologia que pode ser aplicada a vários contextos com o simples uso de APIs adicionadas a tantas plataformas que usam pagamento.

    “O Pix foi uma revolução tal qual o talão de cheques, cartões de crédito e a TED foram antes dele. Ele é muito fácil de usar e, por isso, a curva de adoção dele é muito pequena, ademais as integrações digitais necessárias hoje são muito mais simples, e é justamente por isso que ele continuará a se desenvolver em novas possibilidades”, explica Cassini.

    Uma das novidades envolvendo o Pix é a do split de pagamentos sendo usado em seu contexto. O split de pagamentos é utilizado por quaisquer empresas que possuem, em seu cotidiano de pagamentos, grandes quantidades de transações que demandam que parcelas diferentes de um valor pago se destinem a empresas diferentes. A ferramenta divide, no ato do pagamento, imediatamente, as porcentagens adequadas do pagamento que se destinam a cada fonte. 

    Um marketplace que agrega vendedores de inúmeras redes comerciais é um exemplo comum do uso do split, pois os clientes podem comprar de vários fornecedores diferentes ao mesmo tempo, mesmo que realize apenas um pagamento. É a empresa que possui o marketplace que precisa destinar a parcela adequada da compra a cada fornecedor. “O split funciona com a aplicação de regras programadas previamente, por meio de APIs, que dividem, na hora da compra, qual valor vai para quem, sem demandar que o marketplace tenha que se preocupar com isso em cada uma das milhares de vendas que ele realiza por dia”, explica Cassini.

    O split aplicado ao Pix não é diferente. “Simplesmente estamos aplicando a possibilidade de realizar esse tipo de divisão ao produto de pagamentos Pix, algo que não existia antes e só funcionava com meios de pagamento mais tradicionais. Pode parecer simples, pois na prática, para o cliente, nada muda, mas para os vendedores e os marketplaces faz toda a diferença”, comenta Cassini.

    O especialista alerta ainda que “é preciso tomar cuidado para não confundir o split de pagamentos aplicado ao Pix com o que está sendo chamado de Pix Parcelado”. Essa modalidade de pagamentos ainda é algo muito recente, tanto que ainda não possui regulamentação no Banco Central, que já tem planos de regulamentar tudo em 2023. “Muitas empresas se adiantaram em criar meios de possibilitar o Pix parcelado, pois mesmo sem regulamentação definida não é uma solução ilegal. Atualmente, esse produto só existe em bancos privados, o que faz com que ainda precisemos de algumas diretrizes mais sólidas para direcioná-lo”, aponta Cassini.

    O Pix Parcelado funciona de forma bem semelhante ao cartão de crédito virtual que diversos aplicativos possuem atualmente. “O cliente escolhe o Pix parcelado como modo de pagamento, determinando em quantas vezes vai dividir o pagamento. A diferença do cartão de crédito é que o cliente não precisa ter o valor total da compra disponível no ato (limite). Quem está vendendo recebe o valor integral da compra e o parcelamento é cobrado pelo banco na conta do seu correntista”, explica Cassini.

    A falta de regulamentação do BC está no que diz respeito a como essa parcela será cobrada. Há empresas que descontam o valor do limite do cartão de crédito, e há aquelas que descontam de outras funções, como a conta corrente. “Os detalhes ainda não foram definidos, então cada empresa que oferece o serviço o faz de acordo com sua preferência, obviamente com o consentimento e acordo de seus correntistas”, completa Cassini.

    Apesar dos detalhes ainda por definir, o especialista finaliza afirmando que “essas soluções são avanços para o setor financeiro. Elas geram possibilidades, são facilmente implementáveis e fazem todo o ecossistema de sistemas financeiros e smart payments crescer”.

    E-COMMERCE Economia NEGÓCIOS STARTUPS tecnologia

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