A reunião do movimento do Hospital do Estado em Franca com o vice-governador, Rodrigo Garcia, e o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, teve um resultado expressivo e promissor.
Diante de mais de 200 representantes de Franca e Região, que lotaram a Sala São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes. Rodrigo Garcia afirmou que estará em Franca nos próximos dias para dar o veredito sobre a obra.
“Vimos que na pandemia 99,7% dos atendimentos serão feitos.pelas filantrópicas. Isso chamou a atenção. Ouvi atentamente as demandas, falta esse equipamento. Mas não é fácil fazer uma obra de R$ 150 milhões a R$ 200 milhões”, afirmou Garcia.
O vice-governador deu um prazo limite de 30 dias para que a Secretaria Estadual de Saúde forneça a ele o modelo ideal de hospital para Franca e que, ato contínuo, ele irá à cidade fazer o anúncio.
De imediato, ele foi aplaudido pelos deputados Arnaldo Jardim e Roberto Engler, pelo presidente do Parlamento Regional Urbano de Franca, vereador Daniel Bassi, além de prefeitos e vereadores de Franca e todos os municípios que compõem a região.
Entre as regiões relevantes do Estado, a de Franca é a única que ainda não possui uma unidade pública de saúde deste gênero. Ao todo, são 101 em todo o Estado.
“É um anúncio muito relevante e eu acredito inclusive que esta decisão do Governo do Estado em prol do hospital de Franca acontecerá até o próximo dia 4 de abril”, afirmou Arnaldo Jardim.
Segundo as lideranças do movimento, nesta data deverá ser feito o tão sonhado anúncio da construção do hospital em Franca.
“É uma construção que vem sendo feita diante da necessidade da população de Franca e da região e para a qual contamos com a sensibilidade de nosso vice-governador”, disse Daniel Bassi.
Presenças
Entre as autoridades políticas estiveram presentes no evento representantes das 22 câmaras e prefeitos de 19 municípios,
“Eu nunca vi uma movimentação tão grande, tão relevante, e isso me leva a crer que realmente Franca terá o seu hospital do Estado”, disse o deputado Roberto Engler.
Estrutura
De acordo com o estudo realizado pela DRS de Franca, o Hospital Estadual de Franca será um dos maiores e mais modernos do interior paulista.
A área a ser construído o hospital é de 21.000 m2 e a projeção é que haja até 200 leitos, com ampla cobertura de tratamento intensivo e especialidades médicas com as quais a região não conta hoje.
Com a implantação do hospital estadual, a expectativa é que as demandas represadas em consultas e exames e demais procedimentos em alta complexidade tenham andamento muito mais rápido.
“Acho que o dia é de comemoração para os quase 750 mil habitantes de nossa região, pois o estado deverá estruturar a saúde de tal forma que nossa gente estará muito mais acolhida e segura*, afirmou Daniel Bassi.