Até o momento, apenas três dos quinze vereadores de Franca pretendem disputar as eleições ao cargo de deputado em 2022: Daniel Bassi (PSDB), Donizete da Farmácia (MDB) e Kaká (PSDB). Perguntados pela Sociedade Organizada, Della Motta, Ronaldo Carvalho, Ilton Ferreira, Gilson Pelizaro, Sérgio Palamoni, Zezinho Cabeleireiro e Marcelo Tiddy afirmaram que não serão candidatos nessas eleições. Claudinei da Rocha, Lindsay Carvalho, Lurdinha Granzotte, Luiz Amaral e Carlinho Petrópolis não foram encontrados pela reportagem. Carlinho Petrópolis já declarou sua intenção de ser candidato a deputado federal pelo PL, mas poderia ter que concorrer à vaga dentro do partido com o delegado David Abimael, irmão da Dra. Graciela, além de ter que competir nas eleições com o líder de votos em Franca, Eduardo Bolsonaro, atualmente no PL.
Claudinei da Rocha (MDB) estaria tentado a concorrer ao cargo de deputado estadual, mas teria que se afastar da presidência da câmara durante a campanha, o que poderia estar sendo um obstáculo a sua candidatura. O vereador Gilson Pelizaro (PT) informou que como Coordenador Regional do partido estará na organização da campanha, que possivelmente será a de Bruxelas, o qual já declarou sua pré-candidatura como deputado federal.
Já em seu quarto mandato, Donizete da Farmácia (MDB), é um dos mais cogitados para as eleições, pois segundo consultas informais de pretensão de voto ele estaria bem colocado na avaliação dos eleitores francanos. Ele informou que já se reuniu com o presidente do partido, Baleia Rossi, porém se preocupa de ter que se afastar do mandato durante a campanha. Donizete já concorreu a deputado federal pelo PMN, quando chegou a 11.604 votos. Caso ele precise se afastar, o ex-vereador Arroizinho seria seu substituto no período eleitoral, porque ser o primeiro suplente do MDB, porém ele não poderia assumir já que atualmente ocupa cargo comissionado na zeladoria do zoobotânico da prefeitura.
Daniel Bassi (PSDB) tem sido o nome mais ventilado nos bastidores como pretenso candidato a apadrinhar os eleitores de Roberto Engler, que recentemente anunciou sua aposentadoria política. Com atuação em duas legislaturas, Daniel tem demonstrado aproximação com o governador Rodrigo Garcia (PSDB), demonstrando boa articulação política na conquista do hospital público regional e formação do aglomerado urbano. Daniel disse que está à disposição do partido e do que for melhor para a cidade no momento, reforçando que independente das eleições continuará lutando por melhorias para Franca e região.
Por fim, o vereador Kaká, colega de partido de Bassi, declarou que colocou seu nome à disposição do partido. De acordo com Kaká, já se reuniu com o presidente do partido Marco Vinholi, e o vice-presidente Vanderlei Macris, sendo que ambos teriam garantido o nome dele na lista de candidatos a deputado estadual pelo PSDB. Kaká relatou que quando Roberto Engler migrou para o PSB em 2018, ele teria sido convidado em cima da hora para substituí-lo na legenda, obtendo 21.300 votos para o partido. Para ele, a experiência em três eleições disputadas o credenciaria a disputar a próxima eleição.