Uma chuva acompanhada de granizo causou enormes estragos em Franca, na tarde desta quinta-feira. O forte temporal, que durou cerca de uma hora e meia deixou rastros de destruição praticamente em todas as regiões da cidade, com quedas de árvores sobre carros, ruas e avenidas. Apesar da tempestade, não houve feridos.
O alerta de perigo potencial para tempestade em Franca já havia sido emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, ocorrências foram registrados nos bairros recanto Elimar, Jardim Flórida, bairro São José, Noêmia, Tellini, Panorama, Primo Meneghetti, Vila São Sebastião, Leporace, Santa Bárbara, e Centro, além das avenidas São Vicente, Chafic Facury, Jaime Telline, Alonso Y Alonso, Hélio Palermo, e Primo Meneghetti.
Na Avenida Primo Meneghetti, no Jardim Paulistano 2, uma árvore caiu sobre a pista, por inteiro, obstruindo o tráfego de veículos.
Na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro, quatro árvores caíram. Duas árvores caíram sobre carros na Rua Osvaldo Luiz de Souza, no Jardim Panorama, enquanto outra despencou sobre um veículo em rua do bairro Primo Meneghetti.
No mesmo bairro, por conta das chuvas, um motorista perdeu o controle de um caminhão carregado de piscinas de fibra e o veículo tombou na pista. Houve transbordamento de córregos nas avenidas Chafic Facury e São Vicente.
A estação automática do Inmet em Franca registrou rajadas de vento de 61,2 km/h entre as 13h e 14h desta quinta-feira, acompanhadas de 24,6 milímetros de chuva.
Segundo o alerta, são esperados de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia na cidade. “Ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”.
A tarja amarela cobre os Estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo, além de um trecho no Norte do Paraná. A orientação é que o público não se abrigue debaixo de árvores e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada, durante a chuva.
Chuvas continuam
Para os próximos dias, de acordo com o Climatempo, a previsão é de chuva. São esperados 25 milímetros na sexta-feira, 20; e 15 milímetros no sábado, 21. Os termômetros oscilam entre 18°C e 31°C. O tempo será marcado por “sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite”.
Caso a previsão se concretize, a chuva dá uma trégua a partir de domingo, 22, com mínima de 18°C e máxima de 32°C.