A PROTESTE, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, divulgou um relatório revelando teores alcoólicos em algumas marcas populares de pão de forma.
A PROTESTE, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, divulgou na última semana, um estudo revelando teores alcoólicos em algumas marcas populares de pão de forma. A descoberta é preocupante para a saúde, principalmente para grupos de risco como gestantes e crianças. O estudo avaliou dez marcas de pão de forma, incluindo Visconti, Bauducco, Wickbold e outras. Apenas quatro marcas apresentaram teores de etanol abaixo de 0,5%, o limite para não classificá-las como alcoólicas.
Relação: álcool x pão
Durante o processo de produção de pães, a fermentação transforma os açúcares da massa em álcool etílico e gases. Grande parte desse álcool evapora no forno, mas um relatório recente indicou que, ao chegar ao consumidor, alguns pães apresentam níveis de álcool alarmantes.
Como o pão é um alimento extremamente perecível, para garantir que chegue até a casa dos consumidores intactos e sem mofo, a indústria usa conservantes que são diluídos em álcool e borrifados no produto antes de embalar. No entanto se esses conservantes são aplicados em excesso, o pão pode acabar com um teor de etanol muito elevado.
Resultados do estudo e marcas
Dez marcas/linhas foram avaliadas, são elas: Visconti, Bauducco, Wickbold 5 Zeros, Wickbold Sem Glúten, Wickbold Leve, Panco, Seven Boys, Wickbold, Plusvita e Pullman, mas apenas as duas últimas foram aprovadas em todos os testes.
A marca que apresentou a maior porcentagem de álcool foi a Visconti, com 3,37%. Em segundo, está a Bauducco, com 1,17%, e terceiro Wickbold 5 zeros, com 0,89% Seven Boys, Wickbold (tradicional), Plusvita e Pullman tiveram menos que 0,5%. Veja a tabela abaixo divulgada no estudo:
A PROTESTE concluiu que a categoria de pães de forma necessita de uma profunda análise quanto aos teores de álcool por parte dos órgãos reguladores da Saúde Pública, principalmente ANVISA/MS. Também não menos importante, ações de fiscalização quanto aos teores de álcool e de agentes conservantes.
Como nutricionista, oriento que é fundamental estar atento aos rótulos dos alimentos, optar por pães de forma que apresentem teores de álcool dentro dos limites seguros e uma lista de ingredientes mais “limpa”, sem excesso de conservantes. É crucial que as marcas adotem práticas de produção responsáveis e transparentes, garantindo assim a qualidade e a segurança dos produtos alimentares disponíveis no mercado.
Para mais conteúdo, acompanhe meu Instagram @nutricaovivianegarcia e fique à vontade para enviar suas dúvidas ou sugestões sobre o que gostaria de ver por aqui para contatovivianegarcia@outlook.com.