Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Show de Diego Figueiredo lota o SESC de Franca

    17 de maio de 2025

    A Fujirebio recebe autorização de comercialização para o teste de diagnóstico in vitro Lumipulse® G pTau 217/β-Amyloid 1-42 Plasma Ratio como auxílio na identificação de pacientes com patologia amiloide associada à doença de Alzheimer

    17 de maio de 2025

    Á frente de empreendimentos imobiliários de sucesso, Alex Manhas é um líder visionário que, com vasta experiência no setor de construção civil, tem transformado cada projeto em um marco de excelência. Residente em Ribeirão Preto, ele está impulsionando o mercado imobiliário e da construção civil em Rifaina, onde é o responsável pelo empreendimento imobiliário e complexo náutico “Kanoah Home Resort”. E mais novidades estão por vir na vizinha cidade.

    17 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Show de Diego Figueiredo lota o SESC de Franca
    • A Fujirebio recebe autorização de comercialização para o teste de diagnóstico in vitro Lumipulse® G pTau 217/β-Amyloid 1-42 Plasma Ratio como auxílio na identificação de pacientes com patologia amiloide associada à doença de Alzheimer
    • Á frente de empreendimentos imobiliários de sucesso, Alex Manhas é um líder visionário que, com vasta experiência no setor de construção civil, tem transformado cada projeto em um marco de excelência. Residente em Ribeirão Preto, ele está impulsionando o mercado imobiliário e da construção civil em Rifaina, onde é o responsável pelo empreendimento imobiliário e complexo náutico “Kanoah Home Resort”. E mais novidades estão por vir na vizinha cidade.
    • Casal destaque na área médica em nossa Franca, Dr. César Maniero e Dra. Aiko atendem seus pacientes com extrema dedicação no Centro de Olhos de Franca, com espaço totalmente reformado e repaginado.
    • Ele tem seu nome escrito na área médica e política da nossa cidade, onde foi deputado federal e muito lutou pelos interesses da cidade. Dr. Marco Aurélio Ubiali participou recentemente da reunião nacional do PSB e aqui está neste click junto de Márcio França, ministro do Empreendedorismo.
    • Profissional da Odontologia, ela se destaca no atendimento aos seus pacientes, oferecendo tratamentos revolucionários e eficazes. Dra. Maria Rita Perente merece sempre o nosso destaque.
    • Profissional da medicina, ele é nome respeitado e admirado na área da oncologia clínica. Destacar Dr. José Reinaldo de Paula Tasso é sempre uma grande honra para nós, que tanto o admiramos.
    • Este querido amigo merece sempre ser destaque em nossa pagina, já que é um grande profissional da área jurídica de nossa cidade, além de professor dos mais queridos e capacitados. Dr. Acir de Matos Gomes.
    • Vereador dos mais combativos do Legislativo francano, Gilson Pelizaro é um grande lutador pelos interesses da comunidade da nossa cidade, que nele tanto confia.
    • Casal dos mais queridos, eles muito se destacam na área contábil de nossa Franca. Eliane Macedo e João Márcio.
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Servidor público deve ficar atento ao solicitar sua aposentaria
    Economia

    Servidor público deve ficar atento ao solicitar sua aposentaria

    David FlorimBy David Florim28 de agosto de 2023

    Por Julia Florim – advogada

    A reforma no Regime Geral de Previdência no ano de 2019 trouxe várias alterações vigentes para os trabalhadores com carteira assinada.

    O que muita gente não sabe é que a Emenda 103/2019, que aplicou a reforma da previdência para o Regime Geral, também fixou prazo para que os Estados e Municípios fizessem a alteração em seus regimes de previdência próprios adequando à Constituição Federal.

    Pela Reforma da Previdência ficou estabelecido que, além de prever as novas regras de aposentadoria, como aumento do tempo de contribuição e idade mínima para mulheres, cada ente deve conter na legislação vigente as regras de transição visando beneficiar quem já estava no regime previdenciário antes da Reforma da previdência.

    Por isso decidimos fazer esse artigo, constando os principais pontos de atenção para a aposentadoria do servidor público.

    Regra Geral, Regra de Transição e Direito Adquirido

    Antes de mais nada é preciso que o servidor público entenda que embora a legislação tenha mudado para pior acaso ele já esteja no regime previdenciário é possível enquadrá-lo nas regras de transição e até mesmo na Regra Anterior caso até a data da reforma ele já tenha cumprido os requisitos.

    Regra Geral: É a regra aplicável aos novos servidores públicos, será aplicável a todos que ingressarem no regime previdenciário após a Reforma da Previdência do ente em que se almeja a aposentadoria.

    Regra de Transição: São regras que proporcionam àquelas pessoas que já estavam prestes a se aposentar um escalonamento na regra geral, visando garantir a expectativa de direito.

    Direito Adquirido: Não raras as vezes, as pessoas não se atentam para as regras anteriores e quando contratam uma assessoria jurídica especializada percebem que já poderiam se aposentar pela regra anterior, o que, na maioria das vezes acaba sendo mais benéfico para o servidor público.

    Aproveitando o tempo de contribuição no INSS

    Quem ingressou em cargo público após ter trabalhado na iniciativa privada, pode e deve aproveitar o tempo de contribuição para aposentadoria no regime próprio.

    Para isso basta solicitar a Certidão de Tempo de Contribuição para averbação no Regime Próprio.

    Muitos entes negam a averbação antes da solicitação da aposentadoria, mas isso prejudica a contagem de tempo de contribuição e viola direito do servidor público, portanto é preciso atenção e caso a negativa persista contrate uma assessoria jurídica especializada para ingressar com o processo administrativo.

    Aposentadoria com proventos integrais: Ainda é possível!

    Tem muita gente falando que não é possível aposentar mais com proventos integrais, pois desconhece a integralidade e paridade que servem para manter um padrão do salário dos servidores e de seus dependentes.

    Para entender melhor a integralidade é a vantagem que o servidor tem de que o valor referente ao início de sua aposentadoria (proventos) seja o mesmo de seu último salário.

    Isto é, o valor de sua aposentadoria será simplesmente o valor da sua última REMUNERAÇÃO no cargo em que se aposentou.

    A maioria dos entes públicos estabelece como requisito básico o ingresso no serviço público até 31/12/2003.

    É importante que não se esqueça que a remuneração não inclui verbas indenizatórias e ajudas de custos inseridas no salário.

    A paridade por sua vez se refere ao direito de receber os mesmos aumentos e reajustes de quem é servidor ativo.

    Importante ressaltar que mesmo que você tenha ingressado até 31/12/2003 e só se aposente muito depois dessa data, terá direito a integralidade e a paridade, já que esse é o entendimento do STJ.

    E nos casos que não implementaram a Reforma Previdenciária

    De acordo com o estudo publicado pelo Ministério do Trabalho e da Previdência 61% dos entes federativos no Brasil NÃO implantaram Regime Próprio de aposentadoria o que quer dizer que mais da metade dos entes devem adotar o Regime Geral da Previdência Social.

    O estudo realizado em julho de 2021 aponta que apenas 38% dos municípios/estados implantaram adequadamente Regime Próprio de Previdência.

    O maior problema para os segurados, servidores públicos sem regime próprio, é a limitação do teto prevista pela legislação previdenciária que trata do Regime Geral de Previdência Social.

    Isso porque existem modalidades de aposentadoria no Regime Próprio que possibilitam o recebimento do valor de aposentadoria integral, com valor igual a sua última remuneração referente ao cargo em que se deu a aposentadoria (integralidade), como eu disse antes.

    Caso não tenha direito a essa integralidade, há um cálculo de aposentadoria diferenciado para esses servidores, sendo 80% da média aritmética de todos os seus salários, a contar 1994 ou da sua primeira contribuição.

    Tendo direito ou não a integralidade, os proventos dos servidores podem ultrapassar o teto estabelecido pelo INSS, podendo fazê-los perder muito dinheiro.

    A boa notícia é que é possível ingressar com uma ação contra o ente público pleiteando as diferenças da aposentadoria não pagas em razão do teto previdenciário.

    Isso porque o próprio município deveria ter instituído o Regime Próprio.

    Sendo assim deveriam arcar com todos os prejuízos da falta de Regime Próprio no município.

    Mas fique atento! Para saber o valor da complementação de sua aposentadoria o ideal é fazer um planejamento previdenciário antes de solicitar o benefício. Para que após o deferimento a ação seja ajuizada cobrando do município apenas a diferença em razão da omissão legislativa.

    Aposentadoria especial e a conversão em tempo comum

    A aposentadoria especial é o grande sonho do servidor público que trabalha com agentes insalubres, não é mesmo?

    Médicos, enfermeiros, químicos, dentistas e demais profissionais quando estão prestes a completar 25 anos de trabalho já querem pedir a aposentadoria no mesmo dia, não é mesmo?

    E seu eu disser para você que a aposentadoria especial hoje em dia, já não está com a bola toda como era antigamente… Que em muitos casos mais vale a conversão do tempo especial em comum que a aposentadoria especial.

    Para que você possa entender melhor vou exemplificar contando o  caso de uma cliente do escritório, a Maria, médica do Estado de São Paulo.

    Maria contratou nossa assessoria para saber o melhor momento de sua aposentadoria.

    Atualmente possui 57 anos e 24 anos de serviço público.

    Um desavisado qualquer com base na análise do tempo de contribuição pelo estado de São Paulo falaria para ela trabalhar +3 anos e aposentar com 25 anos de trabalho no regime especial  e 60 anos de idade com proventos calculados pela nova regra da previdência (60% do salário de contribuição +2% para cada ano que exceder a 15 anos).

    Mas o que descobrimos com o planejamento previdenciário é que Maria antes de ingressar no serviço público clinicou por 8 anos, recolhendo guia gps de autônomo.

    Ou seja, Maria, sem nem mesmo precisar da conversão do tempo especial em comum já contava com 30 anos de contribuição na data da reforma da previdência e já tinha a idade mínima para aposentadoria com base na regra anterior.

    Após nossos estudos concluímos que Maria vai poder se aposentar com base na regra anterior, com proventos integrais ao tempo de contribuição.

    Viu só como a aposentadoria especial nem sempre é a melhor saída?

    Aposentando pelo regime especial a Maria perderia cerca de 40% do valor do salário de benefício a que ela teria direito de receber.

    Mas atenção! A reforma da previdência do Regime Geral em 2019 vedou a conversão a partir dessa data e muitos entes públicos também inseriram a vedação, mas o tempo de trabalho em regime especial anterior a data da reforma ainda pode ser convertido.

    Conclusão

    A aposentadoria dos servidores públicos embora possa parecer simples demanda uma análise e um planejamento previdenciário bem elaborado para que o segurado não seja prejudicado na hora de receber seu benefício.

    Related Posts

    Contrato de aluguel pode ter reajuste de 8,50% em maio;variação de abril foi de 0,24%

    7 de maio de 2025

    Contribuintes fecham acordos com a União para o pagamento de R$ 445,8 bilhões em dívidas

    7 de maio de 2025

    Aposentados do INSS que ganham mais que o mínimo começam a receber 13º

    2 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Show de Diego Figueiredo lota o SESC de Franca
    • A Fujirebio recebe autorização de comercialização para o teste de diagnóstico in vitro Lumipulse® G pTau 217/β-Amyloid 1-42 Plasma Ratio como auxílio na identificação de pacientes com patologia amiloide associada à doença de Alzheimer
    • Á frente de empreendimentos imobiliários de sucesso, Alex Manhas é um líder visionário que, com vasta experiência no setor de construção civil, tem transformado cada projeto em um marco de excelência. Residente em Ribeirão Preto, ele está impulsionando o mercado imobiliário e da construção civil em Rifaina, onde é o responsável pelo empreendimento imobiliário e complexo náutico “Kanoah Home Resort”. E mais novidades estão por vir na vizinha cidade.
    • Casal destaque na área médica em nossa Franca, Dr. César Maniero e Dra. Aiko atendem seus pacientes com extrema dedicação no Centro de Olhos de Franca, com espaço totalmente reformado e repaginado.
    • Ele tem seu nome escrito na área médica e política da nossa cidade, onde foi deputado federal e muito lutou pelos interesses da cidade. Dr. Marco Aurélio Ubiali participou recentemente da reunião nacional do PSB e aqui está neste click junto de Márcio França, ministro do Empreendedorismo.
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Região

    Quebra da safra, novas cultivares e manejo: Procafé espera 3 mil pessoas em evento técnico na próxima semana em Varginha

    By Repórter no Fato

    Produtividade, cultivares e quebra da safra: os desafios do café em pauta nos Dias de…

    APAE Franca promove 13º Leilão “Um Lance de Amor” para ampliar atendimento a pessoas com autismo

    13 de maio de 2025

    Ribeirão Preto além dos canaviais: versatilidade econômica impulsiona futuro da “Capital do Agro”

    13 de maio de 2025

    Alta Mogiana inicia colheita de café com preços firmes, mas produtividade menor

    9 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.