“Senhor, ensina-nos a rezar” (Lc 11,1).
Jesus foi uma pessoa de profunda comunhão com Deus e de intensa oração. Por isso, um dos seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar”.
Obedientes a Ele, chamamos a Deus de Pai, com toda a confiança, somos filhos no Filho Jesus Cristo, pela inspiração do Espírito Santo. A oração do pai-nosso é um convite à fraternidade.
Pai nosso que estais no céu, com a sua majestade, grandeza e transcendência. O céu é a casa de Deus. Em Cristo “somos assentados nos céus” (Ef 2,6).
Depois de nos pôr na presença de nosso Pai querido para adorá-lo e bendizê-lo, o Espírito filial faz brotar de nosso coração os pedidos: que seu nome seja santificado – se vivermos bem, o nome divino é bendito; pedimos o Reino, dom do Espírito , nossa esperança; e que a vontade do Pai, que é a nossa santificação e reconciliação em Cristo, “que todos sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Tm 2,4), aconteça.
Pedimos o pão material, alimento básico para o nosso corpo, o pão da Palavra e da Eucaristia, alimentos essenciais em nossa fé. Somos pecadores, reconhecemos as nossas misérias, mas confiamos na misericórdia de Deus, na redenção e remissão dos pecados. Acolhemos o seu perdão e procuramos colocá-lo em prática em nossos relacionamentos. Pedimos discernimento para entender a voz do Espírito e não nos deixar seduzir pela voz do tentador. O mal que a última petição do pai-nosso apresenta como o grande pecado é a apostasia, o afastamento da fé e do projeto de Jesus.
Ao dizer “Amem”, afirmamos que tudo o que está contido na oração que o Senhor nos ensinou, aconteça.
A oração deve ser constante e sem constrangimento. O Pai nos ouve, com certeza, e sempre responde. Ele sabe do que mais precisamos, e nos concede o bem maior: o Espírito Santo.
Dom Paulo.
FNT no Fato
- Marketing médico é estratégia para atração de pacientes
- Estruturas pré-fabricadas ganham espaço na construção civil
- Plataforma Procjus facilita acesso ao Juizado Especial Cível
- Cirurgia plástica ocular vai além da estética
- Exportações brasileiras crescem e Ribeirão Preto se destaca como polo estratégico
- Cardiopatia congênita: Brasil tem 28 mil novos casos ao ano
- Advogada alerta que aposentadoria de servidores contratados pela Lei 500 pode estar em risco
- Mãe e filha constroem juntas uma trajetória de décadas na Sabesp
- Pesquisa aponta turismo solo como tendência do turismo
- Agrishow destaca força da educação para transformar o setor