Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Grupo Santa Casa montou uma ala específica para o tratamento de pacientes com COVID-19 – e desde então tem investido intensamente na qualificação e especialização dos profissionais da linha de frente, e é uma referência no atendimento de qualidade nessa área.
Porém, com a crescente evolução da demanda – e sendo uma instituição que atende a Franca e mais 21 municípios do DRS-VIII (750 mil habitantes) – os atuais 86 leitos, no Hospital do Coração e no AME, estão constantemente com 100% de ocupação ou oscilado próximo disso, o que leva a Diretoria Administrativa do Grupo Santa Casa de Franca a planejar com urgência a implantação de mais leitos COVID. Mas, para que tais leitos sejam colocados em funcionamento, além de toda a estrutura de equipamentos, é essencial o aporte humano, com profissionais capacitados para atuarem nesse ambiente específico. Esses 16 novos leitos irão demandar a contratação de 86 profissionais de enfermagem e técnicos na Ala COVID instalada no Hospital do Coração.
É de fundamental importância o financiamento para a implantação destes leitos, mas também para o custeio que a estrutura irá demandar para continuar funcionando e salvando vidas. Assim, é de fundamental importância que os Poderes Públicos Municipal e Estadual estejam alinhados com o Grupo Santa Casa de Franca, para que juntos possamos acolher nossa população com o melhor atendimento.