Bandidos fortemente armados invadiram a Estação de Tratamento de Esgotos Monjolinho, em São Carlos, e roubaram desde veículos até 3,5 toneladas de bobinas de fios, na madrugada desta segunda-feira, 22.
De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAA), o roubo ocorreu por volta de 3h30, quando sete homens armados de revólveres e pistolas invadiram a ETE Monjolinho, localizada na Estrada Municipal Washington José Pêra. Os bandidos renderam e agrediram violentamente os vigias da estação. A violência empregada foi tamanha que deixou os funcionários feridos, necessitando de atendimento médico imediato. Além disso, os criminosos danificaram parte da infraestrutura da estação, quebrando equipamentos e estruturas da casa de operação que está prestes a ser inaugurada.
O roubo das bobinas de fios, pesando aproximadamente 3,5 toneladas, representa um prejuízo significativo para a operação da ETE Monjolinho. O material furtado é essencial para o funcionamento adequado dos sistemas de tratamento de esgoto, o que pode comprometer temporariamente o serviço.
O SAAE também pede para que as pessoas não comprem esses equipamentos, e os ferros velhos não comprem fiação de procedência duvidosa, e que caso cheguem até eles que entrem em contato com as autoridades.
O SAAE ainda continua com o trabalho de apuração minuciosa, mas já pode divulgar uma lista preliminar de itens roubados:
1 escada de fibra de vidro
4 furadeiras
1 máquina inversora de solda
1 lixadeira grande de disco 150 mm
2 bolsas cheias de ferramentas de utilização dos técnicos mecânicos
1 talha
1 maçarico com cilindros de oxigênio e acetileno
1040 metros de cabo 95mm
450 metros de cabo 70mm
95 metros de cabo 10 mm
750 metros de cabo 4 mm
1900 metros de cabo pp 4 X 2,5
2000 metros de cabo de 1mm
850 metros de cabo 0.50
120 metros cabo pp de 6mm – 4 vias
1 Bebedouro
Chaves das motos usadas por servidores
1 veículo montana do SAAE Placa FEW5B30
1 veículo corola de funcionário do SAAE Placas EVT2J08
1 veículo uno do vigilante
Veículos localizados
Na tarde desta segunda-feira uma equipe da Guarda Civil Municipal de São Carlos localizou três veículos roubados, na área rural. Um Toyota Corolla preto, um Fiat Uno prata, e uma pick-up Chevrolet Montana preta, foram localizados e apreendidos , em estado de abandono às margens da Rodovia Professor Luís Augusto de Oliveira (SP-215).
Desde o crime ocorrido, na Estrada Municipal Washington José Pêra, as equipes de agentes municipais estariam em busca dos materiais subtraídos pelos marginais, bem como os veículos levados na ação delituosa, onde em diligências utilizando de um drone, recém adquirido pela corporação, os GMs lograram êxito em encontrar os dois carros e a pick-up em estado de abandono, estando todos intactos e com as chaves nos contatos de ignição, em uma estrada de terra.
Sendo a área preservada, foi acionado pela Polícia Técnico-Científica, que realizou todos os procedimentos de perícia técnica, onde após os dois carros e a pick-up, sendo o veículo utilitário pertence ao SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), foram encaminhados para a CPJ (Central de Polícia Judiciária) de São Carlos (SP), onde o fato foi registrado em Boletim de Ocorrência.
Os demais materiais, sendo as chaves das motocicletas utilizadas pelos servidores públicos municipais, um bebedouro, 120 metros de cabo pp de 6 milímetros e 4 vias, 850 metros de cabo 0.50, 2000 metros de cabo de 1 milímetro, 1900 metros de cabo PP 2,5 milímetros de 4 vias, 750 metros de cabo 4 milímetros, 95 metros de cabo 10 milímetros, 450 metros de cabo 70 milímetros, 1040 metros de cabo 95 milímetros, 1 maçarico e cilindros de acetileno e oxigênio, 2 bolsas com ferramentas de técnicos mecânicos, 1 talha, 1 lixadeira grande de disco 150 milímetros, 1 máquina inversora de soldagem, 4 furadeiras e 1 escada de fibra de vidro, não foram localizados.