seg., 1 de novembro de 2021 12:34 PMNeste artigo:
Nelson Freire, um dos pianistas mais conhecidos do mundo, faleceu na madrugada desta segunda-feira (1º) em sua casa no Rio de Janeiro, aos 77 anos – informou a imprensa local.
A causa de sua morte não foi revelada, segundo a imprensa, que cita como fonte a agente do músico.
Considerado o maior pianista do Brasil, Freire se destacou especialmente por suas interpretações de Chopin.
Menino-prodígio que começou a tocar aos três anos e a se apresentar em público aos cinco, Nelson Freire nasceu em Minas Gerais, em 1944.
Construiu uma carreira internacional que o projetou como um dos melhores intérpretes de sua geração, principalmente no repertório romântico.
Tímido, paciente, pensativo, Freire recebeu vários prêmios e foi solista com a Filarmônica de Berlim, a Sinfônica de Londres, a Sinfônica de Viena, além de colaborar com diretores como Pierre Boulez, Eugen Jochum, Lorin Maazel, Kurt Masur e Andre Previn.
“É um dos pianistas mais emocionantes de todos os tempos”, escreveu a revista Time depois de seu primeiro concerto em Nova York.
No final de 2019, quebrou o braço direito ao cair, enquanto passeava no Rio de Janeiro, e foi submetido a uma cirurgia. Seu retorno aos palcos estava previsto para o ano passado. Acabou sendo adiado, devido à pandemia da covid-19.
Era amigo próximo da célebre pianista argentina Martha Argerich, sua companheira em dezenas de viagens musicais.
Freire tinha uma casa na Joatinga, uma praia cercada por mansões perto da Barra de Tijuca, na zona oeste do Rio.
mel/val/lm/aa/tt