O IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) realizou uma pesquisa de intenção de compras em Franca para saber sobre as pretensões de consumo do público local para o Natal. De acordo com os resultados, 77% dos francanos em idade economicamente ativa pretendem comprar presentes, em razão da data. A pesquisa ainda mostrou que a maioria deve investir até R$ 100 nos presentes (27%), sendo que a média de consumo se estabeleceu em R$ 351.
“Os números confirmam o otimismo que temos analisado ao longo do ano. Isso demonstra que, de fato, existe uma retomada da economia em curso e que o ano de 2022 será decisivo”, afirma o economista responsável pelo IE-ACIF, Adnan Jebailey. “O pagamento do 13º salário deve injetar na economia local R$ 216 milhões, se levarmos em conta as 94 mil carteiras assinadas em Franca. Considerando que 77% da população economicamente ativa deve ir às compras, o comércio local deve movimentar R$ 67,5 milhões”, conclui.
Ainda sobre o resultado da pesquisa, roupas (37%), brinquedos (14%), perfumes e maquiagens (11%) estão no topo dos itens mais buscados. As pessoas mais mencionadas quando a pergunta era a quem se pretendia presentear, os filhos aparecem em 1º lugar, com 26% das intenções, seguidos pelos pais (24%) e companheiros (21%). Sobrinhos (10%), netos (8%) e outras pessoas – como, por exemplo, amigos, colegas de trabalho, afilhados e etc. – (6%) também foram mencionados.
Válido ressaltar que, no momento da compra, os fatores preço (40%), atendimento (27%) e promoções (24%) foram apontados como os mais decisivos no momento da compra. A respeito da forma de pagamento, a modalidade à vista foi a principal resposta (80%).
Nota metodológica
A pesquisa realizada tem amostragem probabilística com nível de confiança estabelecido em 90% e erro amostral de 5%. Ao todo, foram entrevistadas 201 pessoas, na cidade de Franca – SP, nos dias 5 e 8 de novembro de 2021. Todas as entrevistas foram realizadas presencialmente, por entrevistadores devidamente capacitados pelo Instituto de Economia da ACIF.
Tarissa Esteves/Assessora Imprensa ACIF
Foto: Wilker Maia/ACIF