A multinacional brasileira WEG, em parceria com a UFSC desenvolveram um ônibus movido a energia solar que já percorreu mais de 100 mil quilômetros sem utilizar nenhum combustível.
Isso ocorre devido a captação de energia solar, fazendo com que não seja necessário nem sequer uma gota de gasolina.
O eBus, como também é chamado o ônibus solar, está em teste desde 2017, realizando um percursos médios de 50km entre o campus da UFSC e o Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica.
Pelos registros, mais de 30 mil passageiros foram transportados no ônibus solar, entre professores, alunos e também colaboradores da instituição.
O começo do projeto
Além do apoio da empresa WEG, o projeto também contou com a ajuda do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
O Ministério encaminhou cerca de R$1 milhão para o desenvolvimento tecnológico do ônibus solar.
Diferenciais do ônibus solar
O ônibus solar se move sem necessidade de combustível, e conta com outras vantagens em comparação aos ônibus tradicionais, como por exemplo:
SISTEMA DE PROPULSÃO ELÉTRICA: todo o sistema foi desenvolvido e fornecido pela WEG, sem contar com outras peças estruturais do veículo. Esse sistema de propulsão elétrica permite levar a energia das baterias até o inversor de tração, que é capaz de controlar o motor, entregando a força necessária para que o veículo possa se movimentar.
SISTEMA DE FRENAGEM REGENERATIVA: O movimento das rodas rodando também gera energia cinética, mas seu diferencial é quando o veículo freia: a energia desse freio é enviada novamente para as baterias, sendo reaproveitada e otimizada.
DESLOCAMENTO PRODUTIVO: o eBus também conta com sistemas de Internet Wi-fi, que contam com alta velocidade a bordo. Além disso, existe uma mesa de reuniões dentro do veículo, para que tanto professores quanto estudantes a utilizem.
WEG e UFSC
Essa não foi a primeira parceria da WEG com a UFSC, que atuaram juntas também em 2015, em outro projeto de transporte movido a energia solar.
Em 2015, o veículo era um barco, utilizado pelos estudantes da comunidade ribeirinha de Ilha das Onças (Barcarena – PA), acomodando cerca de 22 pessoas e com autonomia de até 5 horas de navegação.