“O semeador saiu para semear”.
Sentado na barca no mar da Galileia, Jesus contou a parábola do semeador (Mt 13,1-9), que lança as sementes, realizando a sua tarefa normal, acreditando na eficácia da colheita, mesmo com a perda de algumas, pois elas já possuem em si a força da vida. Apesar do aparente fracasso diante dos obstáculos, o sucesso é garantido.
O semeador é o próprio Senhor, a Palavra é a semente que gera a vida, comunica e faz nascer o amor e a justiça. A sua missão foi transferida para os discípulos e a Igreja, que devem lançar as sementes, apesar dos obstáculos. O Reino é dom de Deus e já possui em si o seu dinamismo. As perdas são compensadas pela colheita abundante. O importante é acreditar na força das sementes e semear, pois a colheita é fruto da graça de Deus.
Falando com intimidade aos discípulos (Mt 13, 10-17), Jesus ensinou que a eles foi dado conhecer os mistérios do Reino. Quem tem fé acredita e compreende a sua missão, acolhe a graça do Reino, faz crescer o amor e é bem-aventurado.
Em Mateus 13,18-23, temos a explicação da parábola do semeador. Os tipos de terrenos revelam os obstáculos ao Reino: superficialidade, desânimo, preocupações e ilusão das riquezas. Quem não tem uma atitude de fé diante da missão de Jesus, quem não acolhe o Reino com o coração, quem tem os olhos e os ouvidos fechados, não compreende o amor de Deus, deixa-se levar pelo maligno, desiste diante das dificuldades e não produz. É preciso ter ouvidos para ouvir, olhos para ver e coração para acolher.
Somos frágeis, sentimos as dores de parto para dar à luz ao projeto de Deus, mas o sofrimento não é em vão, apesar das tensões, a nossa incumbência é gerar o mundo novo, com a unção do Espírito, em Jesus Cristo (Rm 8,18-23).
“A palavra que sair de minha boca, não voltará para mim vazia; antes, realizará tudo que for de minha vontade e produzirá os efeitos que pretendi, ao enviá-la” (Is 55,11).
Minhas orações a todos.
Dom Paulo.
FNT no Fato
- Campanha do Agasalho 2025 começa na Rodoviária do Rio
- Antalpha Anuncia Lançamento de Oferta Pública Inicial
- Avanço tecnológico amplia riscos cibernéticos nas organizações
- Odebrecht retoma nome original seis anos após mudança de marca
- Salário-maternidade também vale para quem é MEI ou contribuinte facultativa
- Contribuintes fecham acordos com a União para o pagamento de R$ 445,8 bilhões em dívidas
- Marketing médico é estratégia para atração de pacientes
- Estruturas pré-fabricadas ganham espaço na construção civil
- Plataforma Procjus facilita acesso ao Juizado Especial Cível
- Cirurgia plástica ocular vai além da estética