Uma onda de satisfação de uma parte da população Francana e inconformismo por outra parte tomou conta de redes sociais nessa semana.
No início da última semana o prefeito Alexandre Ferreira anunciou que não haverá carnaval na cidade de Franca, e todas as atividades relacionadas estão suspensas.
“Como podem ver, atravessamos a pior fase da pandemia neste ano. Todos nós sofremos muito, perdemos muitas pessoas. Mas com união estamos vencendo a pandemia”, disse Ferreira.
A Prefeitura explicou que o carnaval atrai visitantes de muitas cidades e que não quer correr o risco do aumento da transmissão do vírus em Franca.
O que criou conflito entre os adeptos à folia de Momo foi que há duas semanas, o prefeito anunciou a publicação de edital para realização da Expoagro 2022. Tradicional Exposição Agropecuária que acontece sempre no mês de maio, e não era realizada há 3 anos em Franca.
“Expoagro esperada, com shows, bonita, com animais, segura, bem estruturada, bem organizada, que vai acontecer lá em maio (2022)”, destacou o prefeito.
O inconformismo de algumas entidades e pessoas apaixonadas pelo carnaval, também ascendeu um alerta em relação à confirmação publicada no diário oficial do município, da realização da Expoagro.
A pergunta é: O carnaval não pode porque está próximo, e “atrai visitantes de muitas cidades”. Mas a Expoagro não atrai?
Em todas as edições anteriores da Exposição, tem informação de público superior a 40 mil pessoas em uma noite de shows de artistas renomados.
Então questionamos novamente: Só o Carnaval é perigoso?
A Expoagro tão esperada não representa risco?
Talvez seja prematuro cancelar a Expoagro juntamente com o Carnaval, visto que a Folia de Momo já é em fevereiro, e a Expoagro somente em maio.
A cautela
Diante de tudo que passamos até o momento com a pandemia, as mortes de amigos e entes queridos, e a falta de estrutura dos hospitais para o cuidado mínimo necessário da população, talvez a prefeitura também pudesse utilizar da mesma cautela com esse mega evento.
Ou pelo menos adiar tal licitação, a fim de evitar prejuízos para a empresa ganhadora em caso de uma possível necessidade de cancelamento futuro.
O Portal Fato no Ato torce para que possamos todos voltar a conviver e confraternizar em eventos o quanto antes, sabendo do sofrimento maior absorvido pelas empresas e profissionais de eventos, mas ao mesmo tempo, somos defensores da cautela e cuidado com o próximo.
O Carnaval sem dúvida foi a porta de entrada do vírus no Brasil, e a vinda de estrangeiros pode sim ocasionar uma nova onda, quanto a um evento local e regionalizado como a Expoagro, fica a interrogação.