Pessoas com 50 anos ou mais, sem comorbidades, já poderão ser vacinadas contra a Covid-19, em Franca, no sábado (19), e segunda-feira (21). É que a Prefeitura decidiu montar um mutirão para agilizar a vacinação desta faixa etária, com a ampliação dos locais de vacinação.
Embora os locais e horários ainda não tenham sido divulgados, a Secretaria Municipal de Saúde deverá promover também a imunização das pessoas que perderam o seu dia de tomar a primeira dose da vacina.
Com isto, a partir de terça-feira (22), começarão a serem vacinados as pessoas com 49 e 48 anos. Desde que a Prefeitura iniciou a imunização das pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários, há 3 dias, longas filas se formaram nos postos de vacinação, gerando muitas reclamações nas emissoras de rádio, TV, e nas redes sociais.
Diante disto, a Prefeitura optou por aumentar os locais de vacinação e o número de vacinas, a fim de tentar reduzir o alto índice de reclamações.
As mudanças começaram já nesta quinta-feira (17), quando cinco postos de vacinação foram colocados à disposição dos francanos com 57 anos ou mais. Mesmo assim, pelo menos 300 pessoas estiveram no Sesi, na Santa Cruz, logo cedo, em busca da vacina. Muitos desistiram de esperar na longa fila e preferiram retornar à tarde, quando a movimentação era mais reduzida.
Já nesta sexta-feira (18), a Secretarisa de Saúde deverá disponibilizar sete locais de vacinação para as pessoas com 56 anos ou mais serem imunizadas. Além do Sesi, no bairro Santa Cruz, haverá postos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Planalto, Progresso, Pq. do Horto e Aeroporto I, Estação e Leporace.