O Ministro da Saúde, Médico Dr Marcelo Queiroga, informou nesta segunda-feira (24), sobre o importante agendamento da transferência de tecnologia da vacina de Oxford/AstraZeneca no próximo dia 1º de junho.
A notícia de que o contrato será firmado já em junho é comemorada por todos que lutam pelo bem do povo e contra a pandemia, sem politização do vírus.
Na última semana, o ministro já havia dados sinais de que o contrato estava próximo de ser assinado. “A expectativa é dia 1º de junho. Queremos assinar esse contrato com o nosso presidente da República. Ele foi um incentivador dessa proposta de transferência de tecnologia por acreditar que é fundamental o desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde. A gente está organizando com o cerimonial do Palácio do Planalto”. Finalizou Queiroga.
Com o domínio da tecnologia, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) terá autonomia para produzir o imunizante contra o corona vírus no Brasil com total independência. Atualmente, a vacina é feita com Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado da China.
A ANVISA vistoriou em abril as instalações onde o IFA nacional será produzido. A certificação das condições técnico-operacionais do laboratório Bio-Manguinhos/Fiocruz foi concedida.
A expextativa é que a Fiocruz entregue 100 milhões de doses entre julho e dezembro de 2021.