Nesta segunda-feira (03), o Vice-Governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia, autorizou a implantação de uma nova unidade do Poupatempo para a cidade de São Paulo. O posto, que será o sétimo do programa na capital, será instalado no bairro de Piraporinha, extremo da zona sul, beneficiando cerca de 880 mil moradores de Capão Redondo, Jardim Ângela e Jardim São Luís.
“Hoje estamos anunciando uma boa notícia, que é o novo posto do Poupatempo para a região sul da capital. Um dos programas mais expressivos e importantes do Estado, o Poupatempo é considerado o melhor serviço público do Brasil, porque é rápido e desburocratizado”, afirmou Rodrigo Garcia.
A viabilização do projeto será feita por meio de convênio com a prefeitura, responsável pela indicação do local e infraestrutura do imóvel. Com investimento de R$ 460 mil pelo Estado, a unidade terá capacidade para realizar uma média de 850 atendimentos por dia.
Com foco nos serviços eletrônicos, o posto contará com totens de autoatendimento e computadores para que a própria população possa, com auxílio dos colaboradores, realizar suas solicitações, como os serviços do Detran.SP, do Instituto de Identificação Criminal (IIRGD), entre outros.
“O Poupatempo trabalha para ampliar e melhorar cada vez mais os serviços prestados, seja pelos canais digitais, seja presencialmente. Por isso, a parceria com o Detran.SP e com as prefeituras tem sido fundamental nesse processo de capilarização do programa”, explicou Murilo Macedo, diretor da Prodesp, empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, responsável pela administração do Poupatempo.
No momento, já são 100 postos em funcionamento em todo o Estado, seis deles localizados na capital (Alesp, Cidade Ademar, Itaquera, Lapa, Santo Amaro e Sé), que juntos realizam mais de 10 mil atendimentos por dia. Com mais este anúncio, outras 113 unidades seguem em processo de implantação.
Para estar cada vez mais perto da população oferecendo serviços de qualidade, a Prodesp ampliou oferta de opções nos canais digitais do Poupatempo. Atualmente, mais de 180 deles estão disponíveis no portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. Até o fim de 2022, o objetivo é chegar a 240 serviços digitais.