As quase mil pessoas que supostamente teriam furado a fila da vacinação contra a covid-19 na cidade foi o principal tópico debatido em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 28, no Fórum da Cidadania (Plenarinho) da Câmara Municipal de Franca. Os membros da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus do Legislativo se encontraram com o secretário municipal de Saúde, Lucas Souza, para debater o problema.
Todos os vereadores participantes da comissão estavam presentes: o presidente, Donizete da Farmácia (MDB); o vice-presidente, Carlinho Petrópolis Farmácia (PL); o relator, Daniel Bassi (PSDB), e os membros Marcelo Tidy (DEM), Gilson Pelizaro (PT), Lurdinha Granzotte (PSL) e Zezinho Cabeleireiro (PP), além de servidores municipais e membros da imprensa.
Lucas esclareceu que o prefeito Alexandre Ferreira abriu uma sindicância ontem, 27, para verificar as denúncias, e que o chefe do Poder Executivo quer uma apuração rápida. “Não seremos omissos. Se precisar, vamos punir”, afirmou. No caso de sobra de vacina nos frascos (xepa), a orientação é imunizar apenas idosos e profissionais da saúde. Durante a reunião, ficou acertado que um dos vereadores-membros da frente irá participar das investigações da Prefeitura. Apesar de o nome ainda não estar definido, a função deve ficar com o parlamentar Gilson Pelizaro (PT).
Os vereadores puderam fazer perguntas ao secretário, que as respondeu todas de uma vez. Apesar de dois episódios recentes em que estagiárias foram flagradas aplicando incorretamente a vacina, Lucas defendeu a utilização de estudantes nas campanhas de imunização contra a covid-19. “Os estagiários precisam participar para aprenderem a aplicação na prática. Não houve má fé nesses dois casos. Nós nos reunimos com as instituições de ensino e os orientamos a redobrar a atenção [com a imunização]”, informou Lucas.
Outra informação passada é que a Prefeitura convocou para trabalhar 45 profissionais da saúde aprovados em concursos para cargos efetivos e substitutos, o que deve melhorar o atendimento no sistema municipal de saúde. Sobre frascos que vem com doses faltando, Lucas disse que é um problema enfrentado em todo o país, e que as falhas devem ser informadas ao governo. O presidente da frente, Donizete da Farmácia, considerou proveitoso o encontro com o secretário:
“Queria agradecer a presença do Lucas, que é muito prestativo e dedicado. Discutimos os “fura-filas”, as sobras das vacinas e outros temas relacionados à covid-19. Foi uma reunião muito produtiva que vai trazer resultados lá na frente”.
(Comunicação Institucional Câmara)
FNT no Fato
- Entenda as polêmicas sobre o reajuste e Vale alimentação dos vereadores em Franca.
- Agência Europeia de Medicamentos (EMA) valida pedido da Henlius e Organon para candidato biossimilar Perjeta® (pertuzumabe), HLX11
- Amiga querida de longos anos da Família Verzola, Maria Conceição Cintra é mesmo especial. Coração de ouro, muito querida por todos que tem a oportunidade de com ela conviver.
- Ela é uma pessoa muito gente boa, alegre, extrovertida e participa ativamente das mais diversas ações filantrópicas de nossa cidade. Dagliene Souza é sempre merecedora de nosso destaque.
- Casal dos mais queridos e admirados de nossa Franca. Dr. Paulo Alvarenga e Dra. Maria Amália. Tenho por eles amizade e um carinho enorme.
- Profissional da área contábil, Marcos César Pimenta comanda com dinamismo o escritório de contabilidade Cruzeiro, com uma equipe nota dez para bem atender os clientes.
- Profissional da advocacia, ele muito se destaca com seu escritório na vizinha Patrocínio Paulista: Dr. Marcos Ferreira, muito gente boa e extremamente querido por todos.
- Vereador dos mais combativos e destacados de nossa Câmara Municipal, Marcelo Tidy é um grande lutador dos interesses da comunidade francana.
- Ele aniversariou no último dia 27 e hoje recebe nosso abraço de felicitações pelo seu aniversário. Advogado, Dr. Lucas Noronha Mariano. Nossos votos de felicidades, caro amigo.
- Sempre gratificante ressaltar quem muito se destaca em suas atividades do dia a dia. Assim, Eliane Macedo (Presidente) e Luiz Nascimento (Vice), muito batalham pela classe contábil na Assescofran.