Mesmo com o avanço da vacinação contra o novo coronavírus, a Prefeitura de Franca anunciou nesta segunda-feira, que não vai fazer eventos de carnaval no ano que vem. Será o segundo ano seguido sem os desfiles das Escolas de Samba de Franca na cidade.
A última vez foi em 2020, um pouco antes do começo da pandemia.
O anúncio foi feito pelo prefeito Alexandre Ferreira (MDB), nas redes sociais da Prefeitura.
Antes de anunciar a sua decisão, o prefeito exibiu um vídeo mostrando o avanço e o controle da Covid 19 em Franca.
“Como podem ver, atravessamos a pior fase da pandemia neste ano. Todos nós sofremos muito, perdemos muitas pessoas. Mas com união estamos vencendo a pandemia”, disse Ferreira.
A Prefeitura explicou que o carnaval atrai visitantes de muitas cidades e que não quer correr o risco do aumento da transmissão do vírus em Franca.
Atualmente, são registrados menos de 20 casos da doença por dia. No pico da transmissão, chegaram a ser 300 casos por dia.
O prefeito disse ainda que irá transferir os recursos que poderiam ser usados no carnaval para a área da saúde.
“A média de casos está abaixo de 20 por dia e a economia está retomando. São mais de 10 mil novos empregos aqui na nossa cidade. Depois de tanto sofrimento, muita angústia, tanto e esforço, não podemos mais correr riscos. O trânsito de pessoas de outras cidades para cá, para Franca, especialmente nessa fase de Carnaval, é uma preocupação para nós. Então vejam, eventos públicos como o Carnaval são uma preocupação, mesmo com a maior parte da nossa população já com duas doses de vacina, temos que ter prudência”, justificou o prefeito, acrescentando que “a FEAC deve iniciar um planejamento em conjunto com a comunidade sobre o Carnaval de 2023. Se não houver participação efetiva da comunidade, Inclusive de buscar por investimentos privados, a Prefeitura não irá bancar sozinha o Carnaval de 2023”, finalizou.
As prefeituras de Guaíra e de Brodósqui também informaram hoje que não vão realizar o carnaval de rua em 2022.