O governo estará na cidade nesta quinta-feira (18), para a cerimônia de início das obras de pavimentação da rodovia Rio Negro e Solimões, conhecida como “Estrada Velha”. A SP 336, que liga Franca à Batatais, importante região de produção de café e cana de açúcar, será asfaltada após mais de 20 anos de reivindicações dos moradores da região.
Em 2022 o ex-governador Rodrigo Garcia (PSDB) anunciou investimentos de R$ 8,6 milhões para obras de conservação da via, e afirmou que o governo de SP estava em fase final de elaboração do projeto executivo para a pavimentação de 12 quilômetros ao custo de cerca de R$ 50 milhões. No mesmo ano chegaram a anunciar o nome da empresa vencedora da licitação, mas a obra não foi iniciada.
De acordo com moradores da região, quando chove a via chega a ficar de 3 a 4 dias alagada, o que gera vários transtornos para os moradores, como atraso em encomendas, impossibilidade do trânsito de caminhões e carros mais pesados, além de os carros dos residentes quebrarem com frequência devido aos buracos.
Essa luta por parte dos moradores e frequentadores da região tem mais de 20 anos. Em meados de julho de 2022, em uma conversa casual com a dupla de cantores Rio Negro e Solimões, ambos reclamaram do descaso com a situação e ainda custaram que muitos políticos vem prometendo o asfalto nos últimos anos, mas nunca executaram.
Após a cerimônia o Governador visitará as obras do Hospital Público Estadual, para verificar as condições que se encontram o projeto.
Tarcísio de Freitas ainda deve receber autoridades e lideranças regionais, para diálogo e levar ao seu conhecimento demandas da região.