A Câmara Municipal de Ribeirão Corrente homenageou a francana Flávia Lancha nesta noite (31), na Casa da Cultura de Ribeirão Corrente, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade da cidade. A sessão solene contou com cerca de 200 participantes e muitas autoridades, além da presença de toda a imprensa da região.
Flávia foi secretária de desenvolvimento da prefeitura de Franca e candidata à prefeita em 2016 e 2020. Atualmente está diretora-adjunta do Departamento de Ações Regionais da Fiesp, onde atua como interlocutora entre os setores produtivos e as organizações Senai, Sebrae e Fiesp.
Flávia acredita que há muito o que se fazer através da conscientização e formação cidadã, pois acredita que apenas com a união e dedicação de representantes bem articulados, através de ações públicas efetivas, é possível avançar no desenvolvimento de nossa região.
A empresária iniciou no empreendedorismo social há 20 anos, quando começou a ajudar seu marido na administração da empresa Labareda Agropecuária e notou o alto índice de analfabetismo entre seus cooperados. Buscando corrigir a situação, ela criou o projeto “Ampliando Horizontes”, através da instalação de uma escola na fazenda, com objetivo de alfabetizar e capacitar os colaboradores. O projeto foi de tamanho sucesso que os colaboradores além de frequentar às aulas passaram a levar suas famílias, fazendo com que o projeto fosse ampliado.
No ano de 2008, para estimular a educação ambiental e estreitar a relação entre as crianças que estudavam na fazenda e as dos municípios vizinhos, foi criada a Gincana Intermunicipal pelo Meio Ambiente, a conhecida GIMA. Nos dias atuais a GIMA, realizada anualmente, se consagrou como um projeto educacional com duração de quatro dias, que conta com atividades esportivas e lúdicas, apresentações teatrais, de dança, contação de história, feira de livro, etc, com a participação de mais de 9 mil crianças até o momento. Em 2020, foi criada a GIMA DIGITAL para não deixar de ajudar os estudantes durante a pandemia, quando foram cedidos smartphones aos estudantes para que o conteúdo escolar seja repassado aos estudantes que não têm como acompanhar as aulas online. No total, mais de 200 aparelhos já foram distribuídos.
Flávia se emocionou com o carinho e os aplausos dos presentes, se lembrando em seu discurso de quando era criança e sua mãe recebeu título semelhante. Dona Isis lhe explicou que era como se naquele momento a cidade os adotassem como filhos oficialmente.