Neste 4 de dezembro os francanos relembram e, certamente, ainda comemoram, o acesso da Associação Atlética Francana, à elite do futebol paulista. O glorioso dia 4 de dezembro de 1977 jamais será apagado da memória dos torcedores da Veterana, que entrou para a história do futebol, há 44 anos.
Num Lanchão totalmente tomado pelas cores verde e branco da Francana, com 19.500 torcedores, a Francana bateu ao Araçatuba por 2 x 0, com gols de Zé Antonio e Antenor, chegou aos mesmos 25 pontos da AEA e do São José, porém, como tinha uma vitória a mais que seus adversários diretos, conquistou o título e o Acesso para disputar o Paulistão a partir de 1978, jogando contra Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, e outros grandes do futebol paulista.
A boa performance no Paulistão de 1978 credenciou a Veterana a disputar o Campeonato Brasileiro de 1979, mas isto é outra história.
Voltamos a 1977.
O Campeonato Paulista de Futebol de 1977 – Divisão Intermediária foi a 31ª edição do torneio promovida pela Federação Paulista de Futebol, e equivaleu ao segundo nível do futebol no estado de São Paulo
Na primeira fase as 20 equipes foram divididas em dois grupos de 10, disputado por pontos corridos em turno e returno.
Os 5 primeiros colocados de cada grupo avançaram para o “Grupo dos Vencedores”, enquanto que as equipes restantes (do 6º ao 10º lugar de cada grupo) foram para o “Grupo dos Perdedores”, conhecido como Torneio da Morte.
Ambos os grupos possuiam fórmula de disputa idêntica à primeira fase. No Torneio da Morte, o último colocado acabou rebaixado à 1ª Divisão (equivalente ao 3º nível), enquanto que o penúltimo disputou a permanência com o vice-campeão da divisão inferior.
Na primeira fase a Francana caiu na Série Brigadeiro Jerônimo Bastos, e ficou em segundo lugar, com 24 pontos, atrás do Barretos, com 27. Já na fase final, a Veterana ficou na liderança do Grupo dos Vencedores, com 25 pontos, ao lado do Araçatuba e do São José. Como tinha 11 vitórias contra 10 dos seus adversários, a Feiticeira galgou o acesso, para o delírio dos seus torcedores.
No dia 4 de dezembro de 1977, a Veterana derrotou o Araçatuba por 2 a 0, com gols de Zé Antônio e Antenor. O time esmeraldino era formado por Geninho, Gasparzinho, Boca, Zé Mauro e Eraldo; Renê, Zé Antônio e Marinho; Antenor, Assis e Delém. O técnico era José Chagas, o Eca.
No dia seguinte à histórica vitória, o então prefeito de Franca, Maurício Sandoval Ribeiro decretou feriado municipal para que a população pudesse fazer a festa nas ruas da cidade.
O título rendeu até uma música gravada pela dupla sertaneja Forasteiro e Califórnia: Francana na Especial, onde os artistas cantam a histórica vitória da Veterana sobre o Araçatuba, em pleno Lanchão, mencionando nomes dos jogadores campeões.
A Francana disputou os Campeonatos Paulistas de 1978 até 1982, quando foi rebaixada. Neste período, destacam-se vitórias históricas contra o São Paulo (2 a 0), em pleno Pacaembu, em 1978. No ano seguinte, também no Pacaembu, a Veterana venceu o Corinthians por 1 a 0 diante de mais de 40 mil torcedores corintianos atônitos, no dia 22 de agosto de 1979.
A última participação na Primeira Divisão foi no dia 8 de dezembro de 1982, na vitória por 3 a 1 contra o Santos em plena Vila Belmiro. Atualmente, a Francana se prepara para disputar a quarta divisão do futebol paulista em 2022.
Claro que os tempos são outros, mas o histórico acesso, com certeza, o tempo não irá apagar.