As exportações de carne de frango e ovos brasileiros tiveram um desempenho impressionante em outubro, com um crescimento de 2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse aumento foi impulsionado principalmente pelas vendas para a China, que totalizaram 592,6 mil toneladas, um aumento de 31% em relação ao ano anterior.
Além disso, outros países também contribuíram para esse crescimento, como a Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul e México. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que as exportações brasileiras de carne de frango totalizaram 401,7 mil toneladas em outubro.
Os números chamaram a atenção da advogada Ana Franco Toledo, sócia no escritório Dosso Toledo Advogados. Segundo ela, os números são animadores, mas é preciso que os produtores rurais se cerquem de cuidados.
-“É imprescindível, além de observar bem o mercado, estar amparado(a) legalmente, com contratos bem elaborados. Assim, o produtor rural não cai em prejuízos”, orientou a advogada.
O crescimento das exportações de ovos também foi significativo, com um aumento de 31,8% no Paraná de janeiro a setembro de 2024. Esse aumento é resultado da procura internacional por produtos brasileiros de alta qualidade. Tudo isso sem contar o café, que também registrou alta nas exportações.
O advogado Ricardo Dosso, sócio no escritório Dosso Toledo Advogados e também acostumado aos contratos agrários, ressalta que os números refletem a vocação do país e que é bem possível ampliar as exportações. Porém, pede cautela:
– “Cercar-se de cuidado é fundamental nesse tipo de situação. A qualidade dos produtos brasileiros é reconhecida mundialmente, o que é ótimo para as exportações. Porém, em um mundo de difícil trato, elaborar bons contratos nunca é demais”, finalizou o advogado Ricardo Dosso.