Ex-secretário de esportes do estado, Aildo Ferreira, visitou a região esta semana para dialogar com apoiadores de campanha e verificar o trabalho realizado durante sua gestão, de janeiro de 2019 a abril de 2022. Aildo assumiu a pasta em 2019 a convite do então governador João Dória (PSDB) em decorrência da coligação entre os partidos. Filiado ao partido Republicanos há cerca de vinte anos, precisou se afastar para concorrer como candidato a deputado estadual nas próximas eleições.
O ex-secretário é bem avaliado pelo governo de São Paulo por ter dobrado o orçamento para o exercício de 2022 de 160 milhões para 305 milhões de reais, permitindo a ele declarar com orgulho que em 2020 inaugurou 45 arenas esportivas, 181 em 2021 e há mais 74 unidades empenhadas, que devem ser entregues ainda este ano. Cada arena possui quadra de futebol society, quadra de basquete 3×3, arquibancadas e iluminação de LED. Segundo o ex-secretário, foram 260 milhões de reais de investimento, entre arenas e pistas de skate, fazendo questão de pontuar que a região de Franca recebeu grande atenção através das indicações do ex-jogador de basquete Chuí, que trabalhava com ele, ocupando o cargo de diretor executivo na pasta.
Quanto ao fato de ter sido secretário na gestão de Dória, esclareceu que não pretende conduzir sua campanha como forma de oposição, tendo em vista que apenas se afastou do governo pelo fato de o Republicanos ter lançado candidato a governador próprio (Tarcísio Freitas), mas que a relação com o atual governador Rodrigo Garcia é amigável. “O combinado é que se nós não formos para o segundo turno, automaticamente apoiaremos o Rodrigo e vice-versa, está apalavrado e no segundo turno nós conversaremos”, destacou.
“No tocante à eleição para presidência, como cidadão lamento a polarização, penso que seria mais salutar para a democracia do país se tivéssemos mais opção de escolha.” – Aildo Ferreira.
O jornalista e advogado, ocupou cargo de relevância no Republicanos até 2018, como presidente do diretório na capital e tesoureiro da executiva estadual, e obteve 15.000 votos em sua primeira candidatura nas eleições de 2018, sendo 11.000 apenas na capital. Lamenta não ter tido tempo suficiente para se dedicar ao pleito pela necessidade de trabalhar em favor do grupo na época, mas acredita que com todo o apoio de prefeitos, vereadores e lideranças locais em mais de duzentos municípios no estado, hoje encontra todas as condições para chegar a um resultado positivo na eleição.
Afirmou: “ao contrário de 2018, estou com uma frente de trabalho de campanha bem mais voltada para o interior do que para a capital, na defesa do esporte como ferramenta de inclusão social e de formação cidadã, o que abrange a saúde, a educação e o bem estar social.”
Um dos projetos criados pela secretaria, o Centro de Formação Esportiva, acabou se tornando uma política pública, de modo que passou a ser padronizado para atender mais cidades. “Trata-se de uma iniciativa inclusiva e com uma vertente social, na qual sessenta alunos recebem treinamento por um ano na modalidade escolhida pelo município. Imagine, são sessenta jovens em mais de 120 centros de formação que estão sendo resgatados das ruas, afastados das drogas, podendo se tornar um medalhista, representando a cidade, o estado ou o país. E se isso não acontecer, sairá um cidadão formado”, afirmou o ex-secretário. Em Franca já foram instalados dois centros de formação, o da ginástica rítmica e o de handebol, sendo um inaugurado neste mandato.
Durante sua gestão, prezou pela padronização dos serviços e transparência na execução, o que veio a ser um diferencial no esporte. “Pegamos a secretaria da pior forma o possível, sem projetos, sem plano de governo, sem apoio aos municípios, e deixamos uma gestão de qualidade com entregas de obras e inaugurações a serem realizadas, como os centros de formação, as pistas de skate, as areninhas e as revitalizações de ginásios. E foi por isso que houve um reconhecimento do próprio governo que dobrou o orçamento, investindo mais no esporte e acreditando no nosso trabalho”, destacou.
De acordo com o pré-candidato a receptividade dos eleitores na região da Alta Mogiana tem sido melhor do que o esperado, pois sua visita não está pautada em promessas, mas em apresentação de trabalho já executado, além de o candidato ao governo do estado de São Paulo do seu partido estar bem avaliado nas pesquisas. Aildo disse em primeira mão à Sociedade Organizada que no dia 18 de junho haverá um encontro do partido na cidade, que reunirá lideranças de toda a região e contará com a presença do ministro da infraestrutura do governo federal, Tarcísio Freitas.