O governo do Estado de São Paulo pretende flexibilizar o uso de máscaras a partir de 1º dezembro, desobrigando o uso nos ambientes externos. A informação foi divulgada nesta quarta feira, 3.
A flexibilização depende da continuidade da tendência de queda de casos, internações e mortes em decorrência da covid-19.
De acordo com dados oficiais, o Estado vem registrando queda de 93% de mortes desde abril.
“É uma queda sensível graças ao avanço da vacinação. É uma vitória da ciência, da vacina e da vida”, afirmou Doria.
Segundo o coordenador do Comitê Cientifico do Estado, o médico João Gabbardo, se os indicadores se mantiverem em queda, é possível que no início de dezembro o uso de máscara seja liberado em ambiente aberto, sem aglomeração. Segundo o governo, o avanço da vacinação em São Paulo é decisivo para a queda expressiva de mortes causadas pela covid-19 no Estado.
A proporção da população adulta com esquema vacinal completo saiu de 3,6% em 1° de abril para 88% até o início da tarde desta 4ª feira (3.nov).
VACINAÇÃO DE CRIANÇAS
O governador João Doria também afirmou que a Secretaria de Estado da Saúde irá oficiar a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) solicitando urgência para a autorização do início da vacinação de crianças entre 5 e 11 anos. “Lembrando que países como Chile, Argentina, Colômbia já iniciaram a vacinação de crianças”, disse Doria. “Na manhã de hoje, membros da nossa equipe de saúde participaram de uma reunião técnica com profissionais do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A Dra. Regiane de Paula, Coordenadora do Plano Estadual de Imunização, participou deste encontro representando o Estado de São Paulo”, disse Doria.
“Na manhã de hoje, membros da nossa equipe de saúde participaram de uma reunião técnica com profissionais do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A Dra. Regiane de Paula, Coordenadora do Plano Estadual de Imunização, participou deste encontro representando o Estado de São Paulo”, disse Doria. Na reunião foi discutida a inclusão deste novo público na campanha de imunização, como explicou Regiane: “São Paulo e seus 645 municípios de São Paulo têm condições técnicas para iniciar a vacinação assim que a Anvisa liberar a aplicação no país. A imunização das crianças é um importante passo para o controle da pandemia e a proteção da população.”