Alunos do quinto ano levaram os animais para aulas de português e inglês; De acordo com especialistas, a atividade pode favorecer no desenvolvimento psicopedagogo da criança.
Uma escola particular de Itapetininga (SP) criou um dia para os alunos levarem seus cãezinho para a sala de aula.
Desde 2019, o Decreto Estadual nº 853, autoriza escolas públicas e privadas a incluírem uma disciplina específica na grade curricular sobre cuidado animal.
O “Pet Day” foi realizado em aulas de Língua Portuguesa e Inglês com a turma do quinto ano. Durante a atividade, cada criança apresenta seu cachorro em ambos idiomas.
De acordo com a psicopedagoga Mariana Ribeiro, estas atividades podem trazer benefícios para as crianças e ainda auxiliar os docentes a compreender a personalidade dos alunos.
“Podemos identificar ali, com o animal de estimação, a dificuldade que as vezes a criança tem de verbalizar muitas coisas. Então junto com os animais, elas conseguem expressar isso e colocar pra fora o nervo, a alegria, tristeza. Os animais trazem isso para as crianças.” explica.
Indo além do aprendizado, a dinâmica divertiu os alunos. “É divertido trazer os cachorros pra brincar com os colegas e com todo mundo”, comenta a aluna Isabela Camargo.
A atividade também foi recebida com entusiasmo pelos pais. A advogada e mãe da aluna Isabela, Márcia Camargo, diz que acredita no potencial de conscientização do “Pet Day”. “A criança aprende muito e ela vai ter essa consciência que vai levar pro resto da vida, de que animal não é brinquedo.”
O veterinário Wanderley da Silva reforça os benefícios em aproximar os animais do cotidiano das crianças. trazer os animais para esta atividade e como ela influencia no cuidado das crianças com os bichinhos. “Essa inclusão do pet na escola, faz com que a criança entenda a importância. Se ela leva um pet à escola, que é algo importante na vida dela, ela vai acabar tratando o pet com cuidado”.
Fonte: g1