Indústrias de calçados, supermercados, bancos, e comércio em geral buscam na Justiça o direito de permanecerem trabalhando durante o lockdown decretado pelo prefeito Alexandre Ferreira (MDB), em Franca, de 27 de maio a 10 de junho.
Desde o início do lockdown, na quinta-feira (27), uma enxurrada de liminares abarrotaram os computadores da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Franca, chefiada pelo juiz Aurélio Miguel Pena.
Algumas empresas já conseguiram decisões favoráveis aos mandados de segurança impetrados contra o decreto. É o caso do Banco Mercantil do Brasil, que teve autorização da Justiça para “atendimento a 281 novos clientes direcionados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), pelo prazo máximo de três horas a cada dia, mediante atendimento individual e prévio agendamento, vedado atendimento simultâneo ou qualquer outro tipo de atendimento presencial, sob pena de imediata revogação da liminar, com funcionamento de portas fechadas e adequação pelas restrições sanitárias, salientando-se ainda que a lista dos atendidos no período de restrição deverá ser juntada aos autos”.
Também conseguiram liminar a Harus Industria e Comércio de Cosméticos(foto), e a Real Indústria e Comércio de Carnes e Embutidos Ltda-me.
Outras, como a Favife Eireli Me, Evasola Indústria e Comércio de Borrachas Ltda, Sindicato dos Empregados Em Hotéis, Restaurantes, Bares, Fast Foods de Franca e Região, Adriel B G Medeiros Me, Neo Gel Indústria e Comércio de Solados Ltda Me não tiveram a liminar concedida até o início da noite de sexta-feira (28).
E há ainda aquelas que não tiveram o pedido apreciado, como a Couroquímica Couros e Acabamentos Ltda.
A Justiça denegou segurança às empresas J. C. Franca Alinhamento e Balanceamento Ltda, Apas – Associação Paulista de Supermercados, Associação Profissional do Comercio Varejista de Produtos Farmaceuticos de Franca, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Cervejaria Petrópolis S/A, B.m.g. Indústria e Comércio de Tintas Ltda Me, Clínica Sempre Sorrindo, e Proquimaq Indústria de Borrachas e Comércio de Máquinas Ltda.