Por Cristiane Fais – CEO da ACCROM Consultoria em Logística Internacional
No cenário econômico globalizado, empresas brasileiras têm a oportunidade de expandir seus negócios para além das fronteiras nacionais prosperando muito. A internacionalização pode ser uma estratégia promissora para aumentar a competitividade e o faturamento através de importações e/ou exportações.
A entrada no mercado internacional requer uma abordagem estruturada e planejada, como pesquisas de mercado, participação de feiras e missões internacionais, marketing digital e presença online, atenção as certificações e adequação às normas internacionais que podem ser exigidas, bem como parcerias com empresas especializadas em desenvolvimento de comércio exterior. Outra importante sugestão é buscar apoio de instituições e programas governamentais, como a Apex-Brasil no caso das exportações.
Empresas de estratégia e soluções em comércio exterior, como a Accrom, desempenham um papel fundamental na exportação e/ou importação, garantindo que os produtos cheguem ao destino com eficiência e segurança. Entre os principais serviços oferecidos, destacam-se estudo de mercado, viabilidade econômica, análise completa de certificados ou licenças especiais que possam vir a ser necessárias, transporte internacional, despacho aduaneiro, armazenagem, gestão de risco e seguro internacional das cargas.
Quando as empresas se globalizam, tanto na importação, quanto na exportação, elas acabam aplicando inovações internas, fruto da troca de culturas com outros países, além de ganharem maior competitividade, no sentido de inovação e de qualidade. Quando uma empresa exporta, se torna mais atrativa aos olhos do mercado interno, pois subentende-se que seus produtos possuem qualidade diferenciada, pois também estão aptos a atenderem mercados mais exigentes. Já na importação, a empresa além de conseguir aumentar exponencialmente sua gama de fornecedores, tem acesso a condições comerciais mais vantajosas. No entanto, esses processos exigem planejamento e conhecimentos sobre comércio exterior, que podem ser facilitados através do apoio de parceiros estratégicos, como empresas de logística internacional e estratégias em comércio internacional.
Importante lembrar que, para as empresas que já exportam, importar é de grande vantagem, pois elas conseguem se aproveitar de regimes tributários que isentam de muitos impostos, como o Drawback.
Como vimos, a expansão para o comércio exterior pode ser uma grande oportunidade para empresas brasileiras que desejam crescer e diversificar sua base de clientes e fornecedores, tornando-se menos dependentes de situações internas econômicas ou políticas inclusive.